Habilidades Emocionais e o Efeito do Ensino de Responder em Relação ao Tamanho da Reação Sobre a Derivação de Respostas
emoções, intensidade emocional, responder relacional derivado, teoria das molduras relacionais, tomada de perspectiva
Este estudo terá o objetivo de avaliar a presença de repertórios emocionais em crianças, por meio da aplicação de tarefas de seleção baseadas na Teoria das Molduras Relacionais (RFT). Além disso, pretende-se ensinar um responder relacional quanto à intensidade da reação emocional, considerando o contexto apresentado e investigar se esse responder pode derivar para novas relações não treinadas. Participarão deste estudo cinco crianças, com idades entre três e seis anos. O procedimento experimental será organizado em seis fases: (a) avaliação indireta de habilidades globais prévias, por meio de um instrumento padronizado para caracterizar o desenvolvimento dos participantes; (b) pré-treino, com tarefas de pareamento ao modelo, destinadas a familiarizar os participantes com o software e com a dinâmica das tarefas; (c) avaliação inicial, para verificar o repertório de relações emocionais básicas dos participantes, incluindo relações entre nomes de emoções, imagens de emoções e contextos; (d) pré-teste de intensidade emocional, no qual serão avaliadas as relações entre descrição de contextos e intensidade da reação emocional; (e) treino de intensidade emocional, aplicado aos participantes que não atingirem o critério de desempenho no préteste; e (f) teste de derivação, que avaliará a emergência de respostas relacionais não diretamente ensinadas. As tarefas experimentais serão apresentadas em um notebook com tela sensível ao toque, utilizando o software específico que permite a apresentação de estímulos visuais e auditivos, bem como o registro automático das respostas dos participantes. A análise dos dados será realizada de forma intrassujeito, comparando o desempenho de cada participante ao longo das diferentes fases do estudo.