Pareamentos típico e multimodelo: Efeitos sobre a emergência de classes de equivalência em estudantes do Ensino Fundamental e Médio com e sem autismo
autismo, pareamento ao modelo típico, pareamento ao modelo multimodelo, relações arbitrárias, equivalência de estímulos
O pareamento ao modelo é um procedimento comumente utilizado no ensino de relações condicionais para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O pareamento ao modelo típico é descrito na literatura como a apresentação de um estímulo modelo e de duas ou mais comparações. Outra forma de estruturar o pareamento ao modelo é no formato multimodelo, em que são apresentadas quantidades de modelos e comparações iguais. O presente estudo tem como objetivo geral comparar o efeito dessas duas maneiras de arranjar o pareamento ao modelo sobre a aprendizagem de relações condicionais arbitrárias diretamente treinadas e emergentes por estudantes com e sem TEA, que se comunicavam principalmente por meio da fala. Em uma coleta de dados inicial, participaram do estudo 60 estudantes matriculados no 2º ciclo do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, com faixa etária entre 6 e 14 anos. Os participantes foram expostos, em uma mesma sessão experimental, a duas condições que diferiam em relação ao tipo de tarefa de pareamento, de maneira alternada: Condição M (Pareamento Mutimodelo) e Condição T (Pareamento Típico). Em cada condição foram ensinadas relações arbitrárias entre três elementos de três diferentes conjuntos, formados por estímulos sem referente na língua portuguesa. Após cada etapa de treino, foi avaliada a formação de classes de equivalência, a partir da verificação da emergência das relações de simetria, transitividade e simetria da transitividade. Os resultados foram parcialmente analisados e apontam que as tentativas da Condição T são mais eficientes na promoção da emergência de classes de equivalência para participantes com e sem TEA. Tais efeitos podem ser decorrentes do delineamento de pesquisa utilizado e do nível de escolarização dos participantes no presente estudo.