Banca de QUALIFICAÇÃO: Luíza Freitas Caldas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luíza Freitas Caldas
DATA : 10/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OGNmYjNlNGQtYWU4Yi00MzE5LWJhZDItN2JmZWUyNWU5M
TÍTULO:

O Jogo da Punição Altruísta com Crianças:
Análogo de Metacontingências em Jogo Computadorizado


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo da Punição Altruísta, Metacontingências, Dilemas sociais,
Cooperação, Governança verbal.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O estudo de escolhas mediado por jogos favorece maior compreensão do
comportamento humano em situações de dilemas sociais. O conceito de
metacontingência tem contribuído para descrever relações sociais complexas,
mostrando a seleção de produtos agregados (PAs) por contingências comportamentais
entrelaçadas (CCEs) que mostram variabilidade, mas em um ambiente seletivo
passam a produzir PAs específicos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar, em
análogo experimental de metacontingência, a cooperação produzida por duplas de
crianças no Jogo da Punição Altruísta. Padrões comportamentais produzidos por
punição serão apresentados em personagens cujas distribuições de adesivos deverão
ser punidas por crianças participantes deste estudo em jogo computadorizado original.
Este estudo experimental será desenvolvido junto a crianças brasileiras e norueguesas,
selecionadas em escolas desses respectivos países. Em cada escola, cinco duplas
mistas (um menino e uma menina) utilizarão o jogo computadorizado, sendo expostas
a três condições: (A) linha de base sem consequências programadas para as escolhas
de uma dupla de crianças, (B) reforçamento positivo para punir distribuições
equitativas de adesivos feitas por personagens “distribuidores”, mostradas em
fotografias para as crianças participantes. E, ainda, não punir distribuições desiguais
feitas pelo personagem. A condição (C) é o inverso de “B”: reforços positivos serão
apresentados para punir distribuições desiguais e não punir distribuições iguais. As
escolhas por punir ou não punir o comportamento do personagem devem alcançar
consenso. Aquelas que produzirem os PAs B na Condição B e os PAs C na Condição C
resultarão em moedas para a dupla de participantes que, ao final do experimento,
serão trocadas por reforçadores secundários. Esses serão utilizados a partir de uma
hierarquia de itens investigados junto a cada participante. A punição altruísta será
definida, portanto, pelas CCEs com consenso por punir ou por não punir, contingentes
à cada condição experimental. Cada participante iniciará o jogo com 45 moedas e a
cada escolha por punir o comportamento do personagem, o(a) participante perderá
uma moeda para que o personagem perca dois de seus adesivos, caracterizando a
punição altruísta. Ao considerar os experimentos anteriores, esta pesquisa poderá
contribuir ao mostrar: (a) os efeitos do jogo computadorizado com menor
interferência da experimentadora a cada tentativa, nas Condições A, B e C; (b) os
efeitos da consequência cultural (moedas para a dupla, após culturantes com PAs
específicos) sem consequência individual; (c) as interações verbais da dupla,
registradas via chat e gravadas em vídeo e áudio; e (d) os efeitos da programação de
condições inconsistentes com regras culturais – punir o comportamento do
personagem distribuidor pela divisão equitativa de adesivos com outro personagem. A
pesquisa poderá contribuir ao criar um instrumento que possibilitará novas pesquisas
no campo da punição altruísta, considerada por biólogos e psicólogos evolucionistas
como uma estratégia que pode promover cooperação, com contribuições coletivas
para um grupo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELISA HARUMI KOSAZA - IIEPAE
Interna - 1665441 - GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
Presidente - 2172145 - LAERCIA ABREU VASCONCELOS
Interno - 3043446 - RUI DE MORAES JUNIOR
Interna - 1544722 - WANIA CRISTINA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 27/01/2023 13:18
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