Banca de DEFESA: Suzane Garcia de Santana

DISCENTE : Suzane Garcia de Santana
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Online

O papel da ordinalidade numérica na aritmética básica de pré-escolares

Ordinalidade, Cardinalidade, Conhecimento aritmético, Pré-escolares

Construir representações cardinais e ordinais é crucial para desenvolver uma compreensão completa dos números nos primeiros anos de educação. Uma questão em aberto é se, e em caso afirmativo, como essas duas representações estão envolvidas em cálculos aritméticos em crianças. Pesquisas anteriores indicam uma mudança no curso do desenvolvimento dessas representações, com a cardinalidade sendo responsável pelas habilidades aritméticas das crianças mais novas, e a ordinalidade desempenhando um papel apenas após a primeira ou a segunda série. Aqui abordamos essa questão investigando representações cardinais e ordinais dos números em uma amostra de crianças em idade pré-escolar. Nossos resultados indicam que o conhecimento da ordinalidade numérica está associado às habilidades de adição de préescolares, mesmo após controlar a inteligência fluida e as habilidades verbais. Além disso, descobrimos que as representações ordinais mediam o efeito amplamente relatado da cardinalidade na adição simples. O presente estudo fornece evidências de que já na pré-escola as representações ordinais desempenham um papel na aritmética básica.

Externa à Instituição - PATRÍCIA MARTINS DE FREITAS - UFBA
Interna - 1665441 - GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
Presidente - 1260071 - RICARDO JOSE DE MOURA
Interno - 3043446 - RUI DE MORAES JUNIOR