Uma Contribuição para a Identificação do Plano Crítico Usando o Método da Máxima Variância
Método da máxima variância; Plano crítico; Fadiga multiaxial; Previsão de vida em fadiga
Este estudo apresenta uma nova estratégia para identificar o plano crítico em análises de fadiga multiaxial, utilizando o Método da Variância Máxima (MVM) da tensão de cisalhamento resolvida. O método proposto aprimora a eficiência computacional ao empregar autovalores e autovetores da matriz de covariância das amplitudes de tensão de cisalhamento em duas direções ortogonais de um plano material, reduzindo a necessidade de varredura por múltiplos ângulos. Aplicado a carregamentos multiaxiais aleatórios, o método demonstrou alta concordância com dados experimentais de vida em fadiga, oferecendo estimativas confiáveis. Comparações entre a estratégia proposta e outros métodos de busca de plano crítico baseados em MVM destacam sua precisão, eficiência computacional e previsibilidade robusta de vida útil. O estudo conclui que esta metodologia representa um avanço significativo na modelagem de fadiga multiaxial, com potencial para aplicação na previsão de vida em fadiga sob condições de carregamento complexas.