Banca de QUALIFICAÇÃO: Igor Dal Osto Pereira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Igor Dal Osto Pereira
DATA : 27/10/2022
LOCAL: VORTEX

Rheology of magnetorheological and anisotropic suspensions in steady and unsteady shear flows.

Suspensão magnetoreológica, efeito magnetoviscoso, efeito pseudoplástico, módulos viscoelásticos, função relaxação de tensão, tensão residual, anisotropia.

Neste trabalho, é caracterizado sob o ponto de vista experimental o comportamento reológico de duas suspensões magnetoreológicas. Tais fluidos complexos apresentam o mesmo fluido base, sendo este o óleo mineral, e diferem em relação ao tipo de partícula ferromagnética utilizadas em sua composição. O soluto de uma das suspensões é o pó de magnetita, com tamanho médio de partícula de 8nm. O segundo tipo de suspensão é formado pela dispersão de pó de ferro carbonílico (5nm) no fluido base. É importante notar que, embora as partículas sejam nanométricas, elas formam estruturas micrométricas (aglomerados) quando em suspensão, dando origem, portanto a suspensões magnetoreológicas. Três metodologias experimentais são implementadas neste estudo. A primeira refere-se aos ensaios em regime de cisalhamento permanente na presença de campo magnético, através do qual examina-se o comportamento da viscosidade aparente e da tensão de cisalhamento das suspensões magnetoreológicas em função da intensidade do campo magnético, da taxa de cisalhamento e da fração volumétrica de partículas do fluido complexo. Isto permite a verificação da aderência do comportamento reológico de tais fluidos aos modelos de fluido newtoniano generalizado. A segunda metodologia diz respeito aos ensaios experimentais com escoamentos do tipo transiente, em regime de impulso de deformação na presença de campo magnético. A partir desta análise experimental obtêm-se, para as diferentes suspensões magnetoreológicas, suas funções relaxação de tensão dependentes da intensidade campo magnético e, com base nelas, efetuaram-se o cálculo de seus tempos de relaxação. Verifica-se também que a tensão de cisalhamento não relaxa para zero em suspensões magnetoreológicas quando na presença de um campo magnético, mas sim para uma tensão residual a qual é avaliada em função da intensidade do campo. A terceira metodologia refere-se a testes com cisalhamento oscilatório na presença de campo magnético, em regime de viscoelasticidade linear, no qual obtêm-se os módulos viscoelásticos das suspensões magnetoreológicas em função da frequência e da intensidade do campo magnético para uma condição de pequenas deformações. Além disso, o módulo elástico de cisalhamento das suspensões magnetorheológicas é calculado no limite de baixa frequência e apresentado em termos de intensidade do campo magnético. As novas etapas da tese serão apresentadas e discutidas assim como também o cronograma de atividades.

Externo ao Programa - 3087995 - ANDRE VON BORRIES LOPES
Interno - 1170729 - FRANCISCO RICARDO DA CUNHA
Externo à Instituição - PAULO CESAR DE MORAIS
Interno - 2730343 - RAFAEL GABLER GONTIJO