Banca de DEFESA: Rodrigo Figueiredo Abdo

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rodrigo Figueiredo Abdo
DATA : 22/03/2023
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams

ON THE RHEOLOGY AND MAGNETIZATION OF DILUTE MAGNETIC EMULSION UNDER SMALL AMPLITUDE OSCILLATORY SHEAR

Tesoura oscilatória, emulsões magnéticas, fluxo bifásico, Level-Set.

Uma emulsão magnética diluída, sob a acção combinada de um campo magnético externo e uma tesoura oscilatória de pequena amplitude é estudada utilizando simulações numéricas. Para o conseguir, as nossas simulações consideram um domínio tridimensional onde uma única gota de ferrofluido paramagnético é suspensa numa matriz não magnetizável e diluída. Além disso, a gota é confinada num canal periódico entre placas paralelas onde o campo magnético externo pode ser imposto em cada uma das direcções coordenadas. O método numérico escolhido baseia-se no método de projecção para as equações incompressíveis Navier-Stokes, acrescido de um termo interfacial e magnético, e no método de fixação de nível para a captura de interface. De acordo com o sinal periódico da gota, estudamos a sua dinâmica, reologia e resposta de magnetização através de uma gama de frequências angulares, amplitude de cisalhamento e intensidade do campo magnético externo. Verificámos que o campo magnético pode alterar significativamente a dinâmica e morfologia da gota, confinando também a gota a regiões de maior ou menor cisalhamento efectivo. Tal facto implica que o campo magnético pode alterar de forma crítica as respostas elásticas e plásticas em função da frequência, especialmente quando orientado na direcção da vorticidade, na qual é possível controlar activamente o tempo de relaxamento da gota. Também a este respeito, o campo magnético causa uma anisotropia de tensão na sua respectiva direcção de aplicação, o que é demonstrado através da diferença normal de tensão. Finalmente, embora se trate de uma gota de ferrofluido superparamagnético, encontramos uma componente periódica fora de fase da magnetização, o que significa que um tempo de relaxamento magnético finito está intimamente relacionado com o relaxamento mecânico.

Externo à Instituição - ANTÔNIO CASTELO FILHO - USP
Interno - 3138349 - EDGAR AMARAL SILVEIRA
Interno - 2730343 - RAFAEL GABLER GONTIJO
Externo à Instituição - RONEY LEON THOMPSON - UFRJ