Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO CAMARGO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO CAMARGO GOMES
DATA : 27/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

PREVISÃO DE VIDA À FADIGA EM FIOS DE ALUMÍNIO LIGA, CONTENDO DEFEITOS POR INDENTAÇÃO, UTILIZANDO A TEORIA DA DISTÂNCIA CRÍTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Fadiga; Teoria da Distância Crítica (TDC); Previsão de Vida em Fadiga; Defeitos por Indentação; Método do Volume; Método de Elementos Finitos (MEF)


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Componentes de engenharia com geometrias complexas como entalhes, furos, chanfros e filetes, quando solicitados por carregamentos operacionais, apresentam nessas descontinuidades regiões concentradoras de tensão, influenciando a resistência e a vida em fadiga do componente. Este fenômeno se estende aos fios que compõem os cabos condutores das linhas de transmissão quando submetidos ao amassamento causado pelo aperto dos grampos de fixação, formando entalhes em suas estruturas. O presente trabalho formula uma tese com foco na abordagem deste problema específico, utilizando para esta finalidade a formação de defeitos por indentação Vickers e Brinell para representar o efeito das marcas produzidas pelo grampo. Testes experimentais são utilizados em conjunto com o Método de Elementos Finitos (MEF), a Teoria da Distância Crítica (TDC) e o parâmetro de Smith Watson Topper para formular equações representativas da previsão de vida à fadiga destes componentes com defeitos gerados por deformação plástica (indentação). Através das simulações utilizando MEF é possível representar e analisar numericamente o campo de tensões gerado pela indentação e pelas cargas cíclicas de fadiga, possibilitando o pós-processamento destes dados. Experimentalmente, curvas S-N para cada tipo de defeito serão construídas, além das já produzidas do CP sem entalhe e com indentação Vickers. Pode-se concluir, desta forma, que o uso da TDC aliada ao MEF aplicada aos casos de defeitos provenientes de deformações plásticas localizadas, como o amassamento, proporcionará resultados aceitáveis de previsão de vida ao término deste trabalho. As próximas etapas previstas serão a finalização dos ensaios e elaboração das curvas S-N para diferentes marcas de indentação, o aperfeiçoamento e aplicação dos códigos de calibração e de previsão de vida em fadiga, e, por fim, a validação e comparação dos resultados obtidos numericamente com os dados experimentais.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1523261 - COSME ROBERTO MOREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2343255 - EDSON PAULO DA SILVA
Interno - 1249764 - JORGE LUIZ DE ALMEIDA FERREIRA
Externo ao Programa - 2934459 - RODRIGO ARBEY MUNOZ MENESES
Externo à Instituição - WALDEK WLADIMIR BOSE FILHO - USP
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 13:51
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app16_Prod.sigaa10