Banca de DEFESA: Gabriel de Paiva Silva

DISCENTE : Gabriel de Paiva Silva
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Microsoft TEAMS

Análise numérica e experimental do micro usinagem do INCONEL 718.

Microfresamento; Método dos Elementos Finitos; Efeito Escala; Inconel 718.

Em processos de microusinagem, as teorias geralmente utilizadas na usinagem convencional não são aplicáveis por causa do efeito escala, que é um fenômeno devido aos tamanhos semelhantes do raio da aresta de corte da ferramenta e a espessura mínima de cavaco. O Inconel 718 é uma superliga de níquel com excelentes propriedades mecânicas, porém apresenta baixa usinabilidade, principalmente quando microfresado. Simulações computacionais utilizando o método dos elementos finitos (MEF) podem ser utilizadas para estimar parâmetros de saída em processos de usinagem, desde que se conheça o modelo constitutivo que descreve o comportamento elastoplástico do material da peça. Portanto, o objetivo desta contribuição é analisar o microfresamento do Inconel 718 usando duas abordagens diferentes: uma simulação numérica por MEF e ensaios experimentais de microfresamento. A simulação computacional foi realizada no Abaqus CAE e as propriedades do Inconel 718 foram caracterizadas utilizando o modelo isotérmico de Johnson-Cook. Os ensaios experimentais consistiram na fabricação de microcanais em duas amostras de Inconel 718 utilizando ferramentas de metal duro com diâmetro de 400 μm. A qualidade da usinagem realizada pelas simulações foi analisada e comparada com os resultados obtidos experimentalmente. Alguns dos resultados mais importantes das simulações mostraram que uma ferramenta desgastada (com raio de aresta de corte 5 μm) gera pior formação de cavacos, maiores forças de corte e maiores tensões residuais no material usinado do que uma ferramenta afiada (com raio de aresta de corte 1 μm). Os resultados experimentais mostraram que valores elevados de avanço por dente e profundidade de corte geram pior qualidade superficial nos microcanais, com forças de corte elevadas e altas taxas de desgaste, podendo até causar ruptura da ferramenta.

Externo à Instituição - TIAGO EMANUEL FRAGA DA SILVA - UNIPORTO
Interno - 2998060 - ALYSSON MARTINS ALMEIDA SILVA
Presidente - 1816660 - LUCIVAL MALCHER
Interno - 2143651 - THIAGO DE CARVALHO RODRIGUES DOCA