Banca de DEFESA: Marcos Fabrício de Souza Aleixo Filho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Fabrício de Souza Aleixo Filho
DATA : 11/01/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma TEAMs
TÍTULO:

Reologia de Emulsões de Gotas Polares sujeitas a cisalhamento e campo magnético.


PALAVRAS-CHAVES:

Efeito magnetoviscoso, pseudoplasticidade, gotas polares, emulsão magnética, tensão interfacial, relaxação de tensão, viscoelasticidade linear.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Nesta dissertação, o comportamento reológico de emulsões de gotas polares é caracterizado experimentalmente através do uso de um reômetro de discos paralelos equipado com uma célula magnética. As emulsões trabalhadas variam em termos da razão de viscosidades entre o fluido do interior da gota e o líquido circundante. Nesse contexto foram geradas quatro emulsões, cada uma com sua razão de viscosidade definida e diferentes entre si, mas todas com a mesma fração volumétrica de gota (5% v/v). Foram realizados testes estáticos de microscopia para determinação de diâmetro médio das gotas, bem como polidispersidade. Quando aplicado um campo magnético externo verificou-se também a distribuição de tamanho de cadeias forma-das pelas gotas polares. Três metodologias experimentais foram utilizadas para caracterizar o comportamento reológico das emulsões. A primeira refere-se aos ensaios em regime de cisalhamento permanente na ausência e na presença de campo magnético. Com isso, pode-se examinar o comportamento da viscosidade aparente e da tensão de cisalhamento das emulsões em função da taxa de cisalhamento e da intensidade do campo magnético. Isto permite a verificação da aderência do comportamento reológico de tais fluidos aos modelos de fluido newtoniano generalizado. Além disso, comparações do comportamento da viscosidade na ausência de campo magnético externo com o modelo de emulsão infinitamente diluída de Taylor são realizadas. A segunda metodologia diz respeito aos ensaios experimentais com escoamentos do tipo transiente, em regime de impulso de deformação na presença de campo magnético. A partir desta análise experimental obtiveram-se, para uma emulsão de razão de viscosidade fixa, suas funções relaxação de tensão dependentes da intensidade de campo magnético externo aplicado. Efetuaram-se o cálculo de seus tempos de relaxação associados. A terceira metodologia refere-se a testes em cisalhamento oscilatório na presença de campo magnético externo, em regime de viscoelasticidade linear. Dessa metodologia, obtiveram-se os módulos vis-coelásticos para uma emulsão polar de razão de viscosidade definida. Tais funções materiais foram obtidas em função da frequência e da intensidade do campo magné-tico em uma condição de pequenas deformações. Observou-se a existência de modo elástico de cisalhamento quando a emulsão polar é colocada na presença de campo magnético externo o que indica presença de microestrutura induzida por interações dipolares. Nota-se também que a aplicação do campo magnético injeta elasticidade no sistema dinâmico da emulsão o que é corroborado pelo fato de tempos de relaxação não nulos terem sido obtidos a partir de ensaios experimentais. Verificações de compatibilidade entre o módulo viscoso e a viscosidade aparente para valores iguais de frequência e taxa de cisalhamento são realizadas e, com base nisso, a primeira diferença de tensões normais é calculada usando a regra de Laun.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170729 - FRANCISCO RICARDO DA CUNHA
Interno - 2730343 - RAFAEL GABLER GONTIJO
Externo ao Programa - 3087995 - ANDRE VON BORRIES LOPES - UnBExterno à Instituição - GESSE ARANTES DE ROURE NETO
Notícia cadastrada em: 08/01/2024 14:20
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18_Prod.sigaa12