Banca de DEFESA: Ian de Medeiros Matos

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ian de Medeiros Matos
DATA : 29/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Microsoft TEAMS
TÍTULO:

Predição de vida à fadiga de cabos condutores e seus fios: Investigações experimentais e numéricas


PALAVRAS-CHAVES:

cabo condutor; fio de liga de alumínio; fadiga por fretting; predição de vida


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Cabos condutores são os componentes mecânicos utilizados em linhas de transmissão para transportar eletricidade por longas distâncias. Condutores em serviço estão suscetíveis a diversos tipos de movimentos oscilatórios, incluindo vibrações induzidas pelo vento. Um dos tipos mais comuns de movimento cíclico induzido pelo vento é a vibração eólica, que é causada pelo desprendimento de vórtices que ocorre quando o vento flui pelo condutor. É de amplo conhecimento que as vibrações eólicas podem ser críticas para a operação segura de linhas de transmissão, já que elas podem levar à fadiga por fretting. Fretting ocorre nas superfícies de contato dos fios do condutor e é geralmente crítico próximo ou dentro de dispositivos de grampo. As trincas geralmente se iniciam e se propagam a partir de marcas de fretting, podendo eventualmente levar à ruptura do fio. O comportamento em fadiga de condutores é um problema complexo, envolvendo diversas regiões de contato, plasticidade localizada, desgaste e atrito. Essas complexidades levaram as companhias a tradicionalmente dependerem de dados de ensaios de fadiga obtidos em bancadas de ensaios ressonantes para o projeto e a operação seguros das linhas de transmissão. Entretanto, avanços recentes na modelagem 3D em elementos finitos (FE) de sistemas condutor-grampo motivaram pesquisadores a buscar abordagens baseadas em FE para a análise de dano por fadiga do condutor. Essas abordagens são baseadas em uma combinação de uma análise em escala global do sistema condutor-grampo, com uma análise em escala local dos fios sob fadiga por fretting. Comparadas às abordagens tradicionais baseadas em curvas tensão-vida, essas abordagens global-local necessitam de uma infraestrutura laboratorial mais simples e menos cara e podem ser utilizadas para otimizar o projeto do sistema condutor-grampo. Desde a última década, um progresso significativo foi realizado com relação a análises de dano por fadiga de condutores e seus fios, visando o desenvolvimento das abordagens global-local para previsão de vida mencionadas anteriormente. Entretanto, pesquisas adicionais ainda são necessárias para melhor avaliação da aplicabilidade dessas abordagens a diferentes geometrias de condutor, materiais de fio e condições de carregamento. Nesse sentido, essa tese visa estender e avaliar metodologias de previsão de vida de cabos condutores e seus fios por meio de análises experimentais e numéricas. Essa tese é organizada como uma coleção de três artigos científicos do autor e de colaboradores, que já foram publicados ou estão sob processo de submissão/revisão. No primeiro artigo, ensaios de fadiga por fretting sob carregamento de amplitude constante (CAL) foram realizados utilizando fios da liga de alumínio (AA) 1120 de um condutor AAAC (Cabo de Alumínio Liga) 823 MCM. Um ensaio de tração e ensaios axiais de fadiga em corpos de prova de fio lisos e com entalhe em V também foram realizados. Os dados dos ensaios de fadiga foram utilizados para comparar o AA1120 ao AA1350 e ao AA6201, duas ligas tipicamente utilizadas para fabricação dos fios de condutores. Sob tração, o AA1120 exibiu um limite de resistência à tração intermediário aos do AA1350 e do AA6201. Para as mesmas amplitudes de tensão, os fios de AA1120 utilizados nos ensaios axiais de fadiga tiveram vidas mais longas que os fios de AA1350, mas consideravelmente mais curtas que os fios de AA6201. Entretanto, sob fadiga por fretting, tanto os fios de AA1120 quanto de AA6201 tiveram resistência à fadiga similar. Os dados dos ensaios também foram utilizados para avaliar um critério de previsão de vida para fios sob fadiga por fretting baseado na Teoria das Distâncias Críticas (TCD). A maior parte das vidas previstas estiveram dentro de fatores de 3 das vidas medidas. A acurácia das previsões foi similar à observada em estudos prévios, nos quais a mesma metodologia foi aplicada a dados de ensaios de fadiga por fretting em fios de AA1350 e AA6201. Esses resultados mostram que a metodologia pode ser uma ferramenta confiável para a análise de dano por fadiga de fios de diferentes materiais submetidos à fadiga por fretting e a CAL. No segundo artigo, ensaios de fadiga por fretting sob carregamento de amplitude variável (VAL) foram realizados em fios de AA6201-T81 de um condutor AAAC 900 MCM. A variação de amplitude foi representada a partir de um histórico de carregamento de três blocos. As condições de carregamento foram definidas utilizando-se medições de vibração de uma linha de transmissão em operação localizada na região centro-oeste do Brasil. Duas metodologias de previsão de vida de fios foram estendidas para condições de VAL e foram avaliadas utilizando os dados dos ensaios de fadiga por fretting. Uma das metodologias é o mesmo critério baseado na TCD considerado no primeiro artigo, enquanto a outra é baseada em uma curva de fadiga mestre. Ambas metodologias forneceram previsões de vida dentro de fatores de 4 das vidas medidas. A acurácia obtida nesse estudo suporta o uso das metodologias propostas para previsão de vida de fios sob condições de VAL. O terceiro artigo é focado na previsão de vida de um condutor ACSR (Cabo de Alumínio com Alma de Aço) Ibis 397.5 MCM sob sequências de carregamento high-low e low-high. Para isso, uma metodologia de previsão de vida baseada em modelagem 3D em elementos finitos de sistemas condutor-grampo foi estendida para incluir condições de VAL. Primeiramente, a metodologia foi aplicada a dados de ensaios de fadiga com CAL para avaliar se esta é capaz de descrever com acurácia a falha por fadiga do condutor ACSR Ibis. Em seguida, a metodologia foi avaliada utilizando dados de ensaios de fadiga conduzidos sob um histórico de carregamento de dois blocos. A maior parte das previsões esteve dentro de fatores de 3 das vidas medidas. Para os ensaios com VAL, a metodologia levou em consideração o efeito da sequência de carregamento na falha por fadiga de forma acurada, fornecendo estimativas de vida mais longas para os ensaios sob sequência high-low do que para aqueles sob sequência low-high. Além disso, a metodologia foi capaz de prever as posições das quebras de fios para os ensaios com VAL em acordo com as observações experimentais. Esses resultados sugerem que a metodologia pode ser estendida para condições de VAL e ser utilizada para prever acuradamente as vidas, os efeitos da sequência de carregamento e as regiões críticas para falha por fadiga de condutores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646090 - FABIO COMES DE CASTRO
Interno - 1249764 - JORGE LUIZ DE ALMEIDA FERREIRA
Interno - 1345908 - JOSE ALEXANDER ARAUJO
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS PINTO - IFB
Externo à Instituição - RAIMUNDO CARLOS SILVÉRIO FREIRE JÚNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 11:19
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