Banca de DEFESA: Eliane Gomes dos Santos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Eliane Gomes dos Santos
DATA : 03/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião 2 da Faculdade de Ciências da Saúde
TÍTULO:

"A Estratégia Saúde da Família na assistência durante o puerpério e a pandemia de covid-19"


PALAVRAS-CHAVES:

“Estratégia Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Período Pós-parto. Recém-nascido. Covid-19. Organização Mundial da Saúde. Protocolos.”


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

“Objetivos: 1) identificar as convergências e as divergências entre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) para a assistência no puerpério na Atenção Primária à Saúde. 2) identificar as práticas de saúde dos profissionais da Estratégia Saúde da Família no puerpério e suas possíveis alterações ocasionadas pela pandemia da covid-19. Métodos: 1) estudo documental realizado por meio de leitura comparativa entre as recomendações da OMS e do MS, elaborado entre outubro de 2022 e março de 2024. 2) estudo observacional transversal descritivo quantitativo, desenvolvido em Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. A população de estudo foi profissionais das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Multiprofissional, a coleta ocorreu por meio de questionário on-line e a análise de dados por tabelas de distribuição de frequências. Foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa de duas instituições. Resultados: 1) identificadas recomendações convergentes, como a triagem ocular universal, a triagem auditiva neonatal universal e a vacinação neonatal de rotina; convergências parciais, como conduta referente ao ingurgitamento mamário, orientação quanto às atividades físicas e a suplementação de vitamina D para crianças; recomendações divergentes quanto ao treinamento rotineiro muscular do assoalho pélvico, ao uso de instrumento validado para triagem de depressão e ansiedade no pós-parto, à suplementação de vitamina A no pós-parto e quanto ao momento adequado para o primeiro banho do recém-nascido. 2) as práticas mais citadas foram orientações sobre amamentação e busca ativa da puérpera e recémnascido. A pandemia ocasionou diminuição das consultas agendadas e aumento de faltas às consultas. Conclusão: 1) 33,3% das recomendações incluídas no estudo foram convergentes, 36,1% tiveram convergências parciais e 30,6% consideradas divergentes. Estas últimas somam 66,7%, entre as quais se incluem recomendações distintas, parcialmente distintas ou questões não abordadas pelo MS, sinalizando necessidade de atualização dos materiais analisados. 2) os profissionais realizam grande parte das recomendações do MS e a pandemia resultou em afastamento da puérpera dos serviços prestados pelas equipes.”


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CÉLIA MARIA SIVALLI CAMPOS - EERP-USP
Presidente - ***.907.758-** - DAPHNE RATTNER - UnB
Externa ao Programa - 1718530 - JULIANA MACHADO SCHARDOSIM - nullExterna ao Programa - 3059043 - LARA MABELLE MILFONT BOECKMANN - null
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 15:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app09.sigaa09