Banca de DEFESA: Fabiana Mascarenhas Sant'Ana

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fabiana Mascarenhas Sant'Ana
DATA : 15/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: link na página do programa
TÍTULO:

"INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO EM SAÚDE PARA CONTROLE E PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES: UMA REVISÃO DE ESCOPO"


PALAVRAS-CHAVES:

“Formuladores de Políticas; Informação em Saúde; Educação em Saúde; Comunicação em Saúde; Arboviroses._”


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

“Iniciativas para auxiliar o processo decisório em saúde vêm sendo incentivadas mundialmente. Neste contexto, ações integradas de Informação, Educação e Comunicação (IEC) são essenciais para subsidiar profissionais da gestão no desenvolvimento de políticas e programas. Este estudo buscou mapear estratégias de IEC para apoiar a tomada de decisão em saúde nas ações de prevenção e controle da dengue, Zika e chikungunya. No Brasil, ainda não há manuais ou diretrizes com estratégias de IECsobre arboviroses direcionadas a gestores (as), sendo esta lacuna a principal razão dessa investigação. Trata-se de uma revisão de escopo, elaborada segundo metodologia do JBI. Foram consultadas nove bases de dados, incluindo busca manual nas listas de referência dos estudos elegíveis. Identificou-se 28 artigos. A maioria apresentou estratégias associadas (n=25), com predominância das relacionadas às categorias Informação, Educação e Comunicação (n=12) e Informação e Comunicação (n=11), seguidas de Comunicação e Educação e Educação e Informação, com uma cada. Obteve-se três artigos relacionados à categoria Informação. Em relação ao formato (digital, impresso, audiovisual etc.), foram mais frequentes as Híbridas (n=13), que agrupam diferentes formatos, seguidas das Digitais (n=10), Impressas e/ou Digitais (n=3) e Presenciais e/ou Virtuais (n=2). No que se refere ao tipo de arbovirose, estratégias com foco no controle e prevenção da dengue predominam (n=18). Apenas cinco estudos contemplaram estratégias que englobam mais de uma arbovirose entre as analisadas. Os achados revelam que são menos frequentes os estudos que contemplam estratégias voltadas exclusivamente a tomadores de decisão (n=9) e que buscam promover a integração desse público (n=9). Não foram identificados estudos que tenham considerado aspectos relacionados aos diferentes perfis dos profissionais da gestão para a elaboração das estratégias. Espera-se que esse trabalho possa colaborar para orientar as estratégias de IEC adotadas por diferentes instituições e governos no controle das arboviroses.”


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425024 - MARIA FATIMA DE SOUSA
Interna - 1701960 - ANA VALERIA MACHADO MENDONCA
Interno - 549.640.403-72 - JORGE OTAVIO MAIA BARRETO - UFPI
Externa à Instituição - PATRÍCIA MONTEIRO CRUZ MENDES - UFPB
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 20:16
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app25_Prod.sigaa19