Banca de QUALIFICAÇÃO: Alexandre Fonseca Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alexandre Fonseca Santos
DATA : 21/06/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Aceitabilidade das Políticas sobre as Políticas de Controle ao Uso Nocivo do Álcool: um experimento de escolhas discretas "

“Estabelecimento de Políticas, consumo de bebida alcoólica, transtornos induzidos por álcool, Controle de Drogas, Teoria da Utilidade”

“O uso de álcool é importante fator de risco para a população entre 15 e 49 anos, com impacto econômico sobre os sistemas de saúde, indivíduos e sociedade. Até três milhões de mortes anuais são atribuíveis ao álcool no mundo e 131.4 milhões de Anos de Vida Perdidos Ajustados por Incapacidade - DALY (Disability Adjusted Life Years). No Brasil, o uso de álcool per capta é ao redor de 7.8 litros de álcool puro com uma prevalência de uso nocivo ao redor 17.1% em 2019. Além dos agravos totalmente atribuíveis ao uso nocivo de álcool, como dependência e intoxicação, o álcool está associado a mais de 200 agravos, incluindo diversos tipos de câncer, violência, suicídio, e doenças infecciosas. As Nações Unidas, firmaram o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que engloba a meta 3.5 de prevenção e tratamento de agravos relacionados ao álcool. A iniciativa SAFER da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos países a inclusão de estratégias custo-efetivas para o controle do uso de álcool, incluindo triagem, intervenção breve e tratamento para o álcool de populações chave como pessoas vivendo com HIV/AIDS (Vírus da Imunodeficiência Humana / Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e pessoas com tuberculose. Estudos antropológicos procuram tratar o uso do álcool como fato social, enquanto a epidemiologia foca os agravos relacionados e sua transcendência, enfatizando a natureza complexa da relação entre humanos e o álcool. Políticas sobre álcool incluem as áreas de segurança, saúde, regulação de propaganda e meios de acesso à substância, e regulação de preço. No entanto, nem sempre as políticas sobre o álcool são aceitas pela sociedade, justificando realizar-se um estudo de aceitabilidade das políticas sobre o álcool no Brasil. Objetivo: quantificar a aceitabilidade sobre as intervenções das políticas sobre o álcool relacionadas a estratégia SAFER. Método: estudo de métodos mistos com foco em um experimento de escolha discreta (DCE), com dados obtidos por meio de entrevistas domiciliares face a face em âmbito nacional. A amostra deverá ser representativa de pessoas residentes em municípios de diferentes portes, estratificados por região do país. Os indivíduos serão estratificados por idade, gênero, ocupação e hábito de uso de álcool. Os atributos e níveis do DCE serão predefinidos por meio de uma análise qualitativa de entrevistas com gestores públicos das três esferas federativas, das áreas de saúde e bem-estar social, economia e segurança pública, seguida de análise por grupos focais e revisão da literatura para a definição do questionário de pesquisa populacional. Os modelos estatísticos previstos para análise incluem o modelo logístico de parâmetros aleatórios, podendo ainda ser adotado um modelo bayesiano hierárquico, ou de regressão logística condicional conforme a configuração dos níveis a serem definidos na fase qualitativa. Para a identificação da correlação dos grupos de respondentes com as preferências poderá ser usado o modelo logístico multinomial de classe latente.”

Externa à Instituição - MARIA DEL CARMEN - UFES
Interno - 1681340 - EVERTON NUNES DA SILVA
Presidente - 1961891 - WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
Interna - 1261290 - XIMENA PAMELA CLAUDIA DIAZ BERMUDEZ