Banca de DEFESA: EDUARDO FERNANDO HORTENCIO CLEMENTE

DISCENTE : EDUARDO FERNANDO HORTENCIO CLEMENTE
DATA : 30/06/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"NÍVEL DE ATIVIDADES FÍSICAS DOS UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DA PROPOSTA E PROMOÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE LAZER DENTRO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"

“___Exercício Físico, Comportamento Sedentário, Doença Crônica, Prevenção de doenças, Monitores de Aptidão Física ___”

“_O sedentarismo atinge aproximadamente metade da população brasileira, sendo associado a mais de 10% das mortes no Brasil. A rotina universitária pode tanto limitar como promover à prática de Atividades Físicas de Lazer (AFL) pela comunidade acadêmica. Por um lado, jogos universitários, disciplinas de práticas esportivas e projetos de extensão universitária podem incentivar a prática de AFL. Por outro lado, a rotina dos universitários tende a apresentar limitações na disponibilidade de horário para prática de AFL. O objetivo desse estudo é analisar a promoção de AFL propostas pela Universidade de Brasília (UnB). O estudo transversal se baseou em levantamento de dados através do questionário internacional de atividade física e grupos focais com os universitários de graduação da UnB, além de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas ações de promoção a prática de AFL dentro da UnB. O estudo indicou uma preocupação com aproximadamente 17% que foram diagnosticados como sedentários ou irregularmente ativos. Dentro deste panorama, fatores em comum foram identificados a serem considerados prioridades nos futuros projetos de combate ao sedentarismo acadêmico: universitários do turno noturno e do gênero feminino. Destacou-se os projetos da Diretoria de Desenvolvimento Social no combate ao sedentarismo, melhorando assim a qualidade de vida dos universitários de baixa renda econômica ou vulneráveis socialmente, apresentando somente 2% de universitários sedentários considerados de baixa renda ou vulnerável socialmente. O voleibol, o futsal, o futebol e o tênis de mesa foram identificados como as atividades físicas de lazer mais praticadas entre os universitários e as Atléticas como a instituição que mais promove a prática dentro da instituição. Há um isolamento dos demais campi no contexto da promoção das AFL, o campus do Darcy Ribeiro é o campus com a melhor infraestrutura para a prática de AFL e onde se concentra os principais projetos e programas para a prática de AFL.__”

Presidente - 1652632 - MIGUEL ANGELO MONTAGNER
Externa ao Programa - 1965588 - MARIA INEZ MONTAGNER - UnBExterno à Instituição - Marcelo Moreira Corgozinho - SESDF
Externa à Instituição - SANDRA MARA CAMPOS ALVES - FIOCRUZ
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 12:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app09_Prod.sigaa03