Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS AGUSTINHO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS AGUSTINHO FERNANDES
DATA : 01/09/2023
LOCAL: sala da Direção da Faculdade de Ciências da Saúde

"AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL DOS ADOLESCENTES DAS CAPITAIS BRASILEIRAS"

“Serviços de saúde escolar. Promoção da saúde. Saúde bucal. Atenção primária à saúde. Política pública.”

“No Brasil há políticas consolidadas de promoção da saúde escolar e no que tange a saúde bucal estudos tem observado que a adesão ao Programa Saúde na Escola está relacionada com melhores condições de saúde bucal dos adolescentes por meio da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Considerando esses achados este estudo objetiva descrever a implantação e implementação e avaliar o Programa Saúde na Escolas com foco nos fatores associados à promoção da saúde bucal dos estudantes das escolas das capitais brasileiras em 2019. Tratase de um estudo avaliativo da implantação e implementação do Programa, e de desenho transversal, da caracterização da infraestrutura das escolas que registraram ações de saúde bucal em 2019, e da associação das ações de saúde bucal do Programa com a frequência de escovação, utilização de serviços odontológicos e relato de dor de dente de adolescentes das capitais brasileiras em 2019. Utilizou-se das análises documentais e análises descritivas e inferenciais de bancos de dados secundários de interesse para o contexto escolar como o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, apresentados na primeira etapa do estudo, o Censo Escolar da Educação Básica, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a ser descrito na segunda etapa do estudo, e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019, analisada na terceira etapa do estudo. Dentre os resultados deste trabalho, a primeira etapa do estudo identificou que a institucionalização do Programa Saúde na Escola no Brasil permitiu a expansão das ações de promoção da saúde na escola, evidenciado pela crescente adesão dos municípios ao Programa. Entretanto, a sua inserção nos níveis basilares das macros políticas sociais, a Atenção Primária à Saúde e a Educação Básica, são ainda um desafio para a intervenção em favor da qualidade de vida dos estudantes, demandando do poder público e demais interessado o olhar sensível para as necessidades de saúde dos adolescentes de modo a alimentar o monitoramento e avaliação do ciclo da política de promoção da saúde escolar do Brasil”

Externa à Instituição - MARIA DO CARMO MATIAS FREIRE - UFG
Interno - 1225317 - EDGAR MERCHAN HAMANN
Presidente - 2221672 - HELENA ERI SHIMIZU