Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIA JANE ALBARADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIA JANE ALBARADO
DATA : 08/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

"MUSEU DE GRANDES NOVIDADES: CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO SOBRE HIV E AIDS NO BRASIL"


PALAVRAS-CHAVES:

“COMUNICAÇÃO EM SAÚDE, VIGILÂNCIA EM SAÚDE, HIV, AIDS.”


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

“Campanhas midiáticas são as mais comuns estratégias de Comunicação em Saúde no Brasil. De maneira histórica e tradicional, a partir de direcionamentos epidemiológicos, são divulgadas em mídias de massa com o objetivo de prevenir doenças infectocontagiosas, inclusive HIV e aids. Sendo, portanto, utilizadas constantemente como estratégia de Vigilância em Saúde. Apesar de serem adotadas desde o início da epidemia de HIV e aids, ano após ano, ocorrem novas infecções, em particular, entre pessoas jovens e vulnerabilizadas. E quando se busca referências sobre a avaliação da referida intervenção, observa-se uma lacuna nas discussões da Saúde Coletiva. Diante deste contexto, esta tese visa analisar as campanhas de comunicação sobre HIV e aids veiculadas pelo Ministério da Saúde brasileiro. O recorte temporal é de 2012 a 2022. Trata-se de um Estudo de Caso com cinco fases, a partir da Triangulação de Métodos e que inclui: Análise de Conteúdo de peças das campanhas; Avaliação Normativa de notas técnicas e/ou informativas, briefings e planos de mídia; Revisão de Escopo; Análises Estatística e Comparativa de dados epidemiológicos e políticas públicas; e, Pesquisas Documental e Bibliográfica. No que se refere às bases epistemológicas e sob a perspectiva da transdisciplinaridade inerente às áreas, adota-se uma série de teóricos da Saúde Coletiva e da Comunicação Social, em especial das subáreas da Epidemiologia, Vigilância e Comunicação em Saúde e, Sociologia da Comunicação, respectivamente. Os resultados preliminares demonstram que as campanhas abordam métodos dos níveis de prevenção primária e secundária em 81% e 93% das peças, na respectiva ordem. Os níveis terciário e quaternário só aparecem em 8% e 32%. As campanhas citam os métodos de prevenção sem informações explícitas sobre cada um e só as intervenções biomédicas são abordadas. Há uma atuação positiva para o incentivo de métodos de barreira e testagem em massa, e lacunas quanto ao tratamento como prevenção, à resposta aos determinantes sociais e à prevenção combinada. As campanhas precisam de avaliação e aperfeiçoamento enquanto estratégia de Comunicação em Saúde adotada com o objetivo prevenir HIV e aids, sobretudo se consideradas as especificidades das populaçõeschave e prioritárias.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA MARIA DE BRITO - Fiocruz - PE
Presidente - 1701960 - ANA VALERIA MACHADO MENDONCA
Interna - 1510391 - DAIS GONCALVES ROCHA
Externa à Instituição - FLAVIA DO BONSUCESSO TEIXEIRA - UFU
Interna - 1261290 - XIMENA PAMELA CLAUDIA DIAZ BERMUDEZ
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 10:15
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