Banca de DEFESA: Akouvi Gloria Nella Vossah

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Akouvi Gloria Nella Vossah
DATA : 20/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/pqb-cayd-vvz

"AS EXPERIÊNCIAS DAS MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR NA ÁFRICA DO SUL PÓS-APARTHEID: O CASO DAS ESTUDANTES NEGRAS DA UNIVERSIDADE DE CAPE TOWN (UCT) DE 1994 A 2022".

África do Sul; Pós-apartheid; Mulheres Negras; Ensino Superior; Universidade de Cape Town (UCT).

De 1948 a 1994, a África do Sul foi marcada pelo apartheid, conhecido como o regime de "segregação racial". Durante este regime, o governo segregacionista regulamentou o sistema educativo sul-africano através de várias leis. Através da extensão da Lei da Educação Universitária, Lei 45 de 1959, o ensino superior foi segregado segundo critérios raciais. Foram criadas universidades só para negros e foi negado aos estudantes negros o acesso a universidades dedicados só para brancos, como a Universidade de Cape Town (UCT). O acesso das mulheres negras ao ensino superior era quase inexistente durante o regime do apartheid. Sofriam do que Hassim (1991) chama uma "tripla marginalização" de raça, classe e gênero. Uma das prioridades do governo pós-apartheid de Nelson Mandela, que chegou ao poder em 1994, era adotar mecanismos políticos, jurídicos e sociais para aumentar o acesso ao ensino superior para todos, incluindo as mulheres negras. Assim, o Livro Branco do ensino superior (The education white paper 3) e as políticas de ação afirmativa foram adotados. A Universidade de Cape Town (UCT), internamente, também adoptou políticas internas transformadoras para permitir o acesso a todos. Estas políticas permitiram a entrada massiva (acesso) de estudantes negros em geral, em particular de mulheres negras na Universidade de Cape Town (UCT) após o apartheid, contudo, em relação à sua permanência e sucesso na Universidade, as estudantes negras continuam a enfrentar situações de exclusão, de segregação e de violência dentro da universidade de Cape Town (UCT) após o apartheid.

Externo à Instituição - LAURA EFRON - UBA
Interno - 1863338 - EVANDRO CHARLES PIZA DUARTE
Presidente - 1905321 - GUILHERME SCOTTI RODRIGUES
Externo à Instituição - MARCELO CARVALHO ROSA - UFRRJ