Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA ANTUNES NETTO CARREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA ANTUNES NETTO CARREIRA
DATA : 10/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SOL - hibrida
TÍTULO:

MASCULINIDADES CONTESTADAS: um estudo a partir de professores do DF


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero, Masculinidades, Professor/a, Ressentimento


PÁGINAS: 84
RESUMO:

A partir da ideia de buscar entender como age uma possível cultura sexista/machista dentro da escola, esta pesquisa se propõe a tentar compreender como homensprofessores, que convivem com tantas mulheres em sua lida diária, como pares, se permitem ser sexistas e machistas, e como se colocam e se sustentam as masculinidades docentes na vida escolar cotidiana. Neste caminho, as entrevistas preliminares apontaram para uma cultura institucional escolar em que as visões sobre gênero ainda se baseiam fortemente na binariedade, nos papéis masculinos e femininos ditos tradicionais, e desde essa perspectiva se constituem como objetivos de pesquisa: 1. Conhecer quem são estes homens que “ocupam” a docência; 2. Porque se sentem livres e autorizados a um tipo de comportamento machista que fere suas colegas (qual é a “cultura” subjacente, profunda, implícita); 3. Que tipo de masculinidades entram em jogo no convívio diário entre colegas; 4. E se o que presenciamos trata-se de um movimento de resgate conservador ou de exacerbação de uma masculinidade hegemônica. A proposição é realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, numa perspectiva cartográfica, junto aos professores de modo a poder identificar se o professor homem, na média ou no geral, tenha desenvolvido uma postura de “retomada” de valores conservadores em relação a gênero, assumindo um lugar e um dizer ressentido com relação à masculinidade, e ao seu lugar social. Resumo em inglês: This research stems from the idea of examining how a potentially sexist or misogynistic culture manifests within schools. It seeks to understand how male teachers—who work daily alongside many women as peers—permit themselves to engage in sexist and misogynistic behaviors, as well as how teaching masculinities are constructed and maintained in everyday school life. Preliminary interviews suggest that the institutional culture in schools remains strongly influenced by binary thinking and traditional gender roles. Within this framework, the study’s objectives are: (1) to identify who these men in the teaching profession are; (2) to explore why they feel entitled to exhibit misogynistic behaviors that harm their female colleagues (investigating the implicit, deep-seated cultural norms that enable this); (3) to analyze which types of masculinities come into play in daily interactions among colleagues; and (4) to determine whether this phenomenon represents a conservative resurgence or an intensification of hegemonic masculinity. The study proposes a qualitative, cartographic approach to working with teachers, aiming to discern whether male teachers, on average, have adopted a stance of "reclaiming" conservative gender values—positioning themselves through a discourse marked by resentment toward masculinity and their perceived social role.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MAYRA GOULART DA SILVA - UFRJ
Externa à Instituição - CAMILA GONÇALVES DE MARIO - IURJ
Presidente - 1354136 - PAULO GRACINO DE SOUZA JUNIOR
Interna - 2079994 - TANIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 09/09/2025 11:18
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app05.sigaa05