Corpo e Alimentação: A representação de si da influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram
corpo; alimentação; Instagram; influenciador; interação social; tela; sociologia digital
Essa dissertação objetiva investigar o fenômeno sociológico do processo de construção de si a partir do caso de uma digital influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram, mediante a análise de suas narrativas e performances sobre corpo e alimentação, com o intuito de compreender como tais elementos integram o processo de representação e enquadramento na plataforma. Utilizando uma abordagem metodológica híbrida, combina métodos quantitativos e qualitativos, apoiados em teorias sociológicas sobre o corpo e a alimentação, destacando-se as de Erving Goffman e Claude Fischler. Quantitativamente, métricas do Instagram como seguidores, curtidas, compartilhamentos e visualizações foram analisadas através de ferramentas como 4K Stogram, Export Comments e MAXQDA222. Qualitativamente, realizou-se uma Netnografia com observação oculta. A análise se baseia na perspectiva de Goffman sobre a interação “social” mediada por tela, evidenciando como as publicações no Instagram buscam a todo custo influenciar as interações “sociais” tanto dentro como fora da tela. A pesquisa conclui que as representações de si e as performances de Barbosa giram em torno da construção e exibição de seu corpo hipertrofiado, um corpo que se configura como o elemento central de sua interação “social” com a plateia presumida da plataforma. Este corpo não apenas promove rupturas, mas também perpetua estereótipos de gênero nos quadros primários de interação. Já a alimentação é discutida mais como um elemento adicional e uma estratégia de engajamento do seu roteiro dramático no papel de influencer fitness.