Enunciados instituintes do universo relacional com a água na Bacia do Prata
água, educação, Bacia do Prata, saberes instituintes, direitos humanos
Entendendo que a Bacia do Prata constitui um território subcontinental referencial da experiência sócio-histórica derivada do projeto de modernidade ocidental que tem a colonialidade como a sua contraface constitutiva, bem como que esta condição sócio-histórica é refletida nos universos relacionais com a água – da mesma maneira que nas políticas públicas vinculadas ao tema –, este projeto de pesquisa pretende estabelecer um diálogo com enunciados oriundos da diversidade de saberes instituintes vinculados ao universo relacional com a água no respectivo contexto territorial. Esta sondagem será feita, sobretudo, por meio da escuta ativa e do diálogo com ideias e atores que são referentes de enunciados instituintes. Outra ambição da pesquisa é identificar eventuais contribuições para a reflexão e a construção de outros imaginários, outras subjetividades e outros horizontes de sentido relacionados à água no contexto da bacia platina, procurando compreender suas implicações político-institucionais e cosmopolíticas e, ainda, eventuais contribuições para as políticas públicas de água e educação no respectivo contexto territorial, baseando-se em referências teórico-conceituais pluralistas, porém com ênfase nas epistemologias afro-ameríndias e do Sul Global, bem como anteparando-se em elementos contracoloniais, da Educação Ambiental (EA), da Educação em Direitos Humanos (EDH), dentre outras referências.