A EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECANTO DAS EMAS – DF: estudo sobre a educação em direitos humanos após a reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017).
Educação em direitos humanos. Reforma do ensino médio. Trabalho docente. Políticas educacionais. Neoliberalismo.
A presente pesquisa propõe-se a investigar as percepções de professoras e professores do ensino médio das áreas de ciências humanase sociais de uma escola pública do Recanto das Emas – DF, acerca do trabalho pedagógico relacionado à educação em direitos humanos (EDH) no contexto da reforma do ensino médio instituída pela Lei nº 13.415/2017. Parte-se do entendimento de que a EDH, embora prevista nas diretrizes nacionais, tem sua efetividade comprometida pelas transformações curriculares recentes, as quais priorizam uma lógica técnico-mercadológica em detrimento de uma formação crítica e cidadã. A pesquisa, de abordagem qualitativa e inspirada na teoria da experiência de François Dubet e no materialismo histórico-dialético, será desenvolvida por meio de estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. O objetivo é compreender como as políticas educacionais contemporâneas se materializam no cotidiano escolar e como são vividas, ressignificadas ou resistidas por docentes atuantes em territórios marcados por desigualdades estruturais. Ao dar visibilidade às experiências docentes, o estudo pretende contribuir para o fortalecimento da EDH como prática pedagógica comprometida com a justiça social, em um cenário de crescentes contradições entre as normativas oficiais e a realidade concreta da escola pública brasileira.