Futuro Ancestral": interação entre saberes tradicionais e acadêmicos no território Kalunga
Direitos Humanos; Educação em e para Direitos Humanos; Cidadania; Grupos minoritários; População do Campo.
Esta pesquisa investiga a educação em direitos como promoção da cidadania, com foco no protagonismo juvenil na comunidade quilombola Kalunga, em Monte Alegre de Goiás. A partir de uma perspectiva (contra) e (de)colonizadora, analisa-se a interação entre saberes tradicionais e acadêmicos na formação de professores quilombolas pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (campus Arraias). Utilizando pesquisa de campo com observação participante, entrevistas em profundidade e análise documental, o estudo examina a trajetória do curso, a legislação educacional e os processos de ensino-aprendizagem dentro e fora do ambiente universitário. Espera-se compreender as dinâmicas desse sistema de ensino, seus atores e potencialidades, contribuindo para propostas de aprimoramento da formação e da educação em direitos humanos para essa população do campo.