Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcelo Tadeu dos Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcelo Tadeu dos Santos
DATA : 28/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

 

Com a Graça de Deus, as bênçãos do Papa e a gratidão dos Bispos: A Historia Compostelana e as relações entre os poderes eclesiástico e o secular naadministração do Senhorio religioso de Santiago de Compostela (1107 – 1140)


PALAVRAS-CHAVES:

 

Simonia; Conflito; Historia Compostelana; Investidura laica, Senhorio.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

 

O objetivo desta pesquisa está centrado na discussão em torno das relações políticas que envolvem os membros dos poderes eclesiástico e secular, nocontexto da Galiza e do reino de Leão e Castela, no século XII. O documento que procuramos analisar é a Historia Compostelana, crônica escrita a partir de1107, a pedido do então bispo de Santiago de Compostela, Diego Gelmirez que, segundo nosso parâmetro de interpretação, se constitui num dos maisimportantes registros do cotidiano político e ideológico da Galiza e do reino castelhano-leonês. Nossa tese se propõe a demonstrar que os parâmetros deorganização da vida política e jurídica no cenário senhorial – diocesano Ibérico medieval é demarcado por demandas que são construídas no plano local.Clero, nobreza e rei se articulam a partir de seus respectivos interesses materiais imediatos, onde categorias como conflito e colaboração estãocondicionadas ao acesso desses segmentos aos mecanismos de apropriação e distribuição da riqueza material do senhorio. Nossa proposta questionaperspectivas historiográficas defendidas por historiadores como Ermelindo Portela, Sylvan Gouguenheim e Niolangelo D’Acunto, que afirmam a existência deum padrão de organização da vida política que passa por um processo de centralização do poder no interior da Igreja, onde a dinâmica seria o combate ainvestidura laica e a práticas simoníacas. Para nós, tanto a simonia quanto à investidura leiga, só eram questionadas quando os privilégios das autoridadeseclesiásticas estavam ameaçados pelos interesses do monarca e da aristocracia. O que estamos propondo é que se trata de uma dinâmica política eeconômica de gerenciamento do bispado que faz da diocese de Santiago de Compostela um senhorio de natureza religiosa, onde o bispo se ocupa tanto daadministração espiritual da sua diocese quanto da administração dos bens materiais do senhorio. Nesse sentido, pretendemos demonstrar que DiegoGelmirez, apresentado por Ermelindo Portela como um agente da Reforma Papal no horizonte Ibérico, apesar de sua proximidade e aliança com os bisposque ocupavam o trono de São Pedro, estaria atuando nos moldes de um senhor eclesiástico, onde o que prevaleceria na composição de suas prioridadesseria os interesses do senhorio-religioso de Santiago de Compostela.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO GONÇALVES ALVARO - UFS
Interna - 1843276 - CLAUDIA COSTA BROCHADO
Presidente - 1446198 - LEANDRO DUARTE RUST
Interna - 3319423 - MARIA FILOMENA PINTO DA COSTA COELHO
Notícia cadastrada em: 06/06/2024 16:25
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24