PPGHIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPTO HISTÓRIA Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: ALESSANDRO BORGES CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO BORGES CORDEIRO
DATA : 25/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

VIOLONISTAS DA ERA DO RÁDIO: um estudo historiográfico e musicológico sobre o sistema musical brasileiro na Era do Rádio – 1920-1960


PALAVRAS-CHAVES:

História Social. História do Violão Brasileiro. Violonistas- compositores. Era do rádio. Sistema Musical Brasileiro.


PÁGINAS: 259
RESUMO:

O presente trabalho buscou investigar a contribuição de violonistas-compositores da Era do Rádio (1930-1960) para a formação de gêneros e aspectos performativos da música brasileira, bem como sua influência sobre as gerções que se seguiram até a contemporaneidade na construção e na conformação do sistema musical brasileiro. Para tanto, realizamos um estudo historiográfico e musicológico, por meio do qual investigamos o período formativo de gêneros musicais populares brasileiros entre o final do século XIX e início do século XX, e a consolidação do gênero choro. Mapeamos os processos de profissionalização dos/as músicos/as, passando pelos Ternos de barbeiros, pelas Bandas de Música, até os Regionais de Choro, concluindo que para a existência dessas formações instrumentais foram necessárias organizações baseadas na solidariedade entre seus membros, bem como a constituição de uma escola de aprendizado informal. Mapeamos, a partir do estudo de biografias e obras de violonistas compositores do começo do século XX a consolidação do sistema musical brasileiro por meio do estudo de aspectos estruturais dos gêneros musicais populares tal como realizados em suas composições, bem como pela investigação de aspectos performativos que foram registrados a partir da invenção do fonógrafo e da radiofonia. Focalizamos, então, a atuação dos violonistas no contexto das gravadoras nos anos 1920, identificando, em seguida violonistas-compositores que tiveram protagonismo nas emissoras de rádio até o final dos anos 1960, com destaque para os compositores Rogério Guimarães (1900- 1980), Mozart Bicalho (1901-1986), Armando Neves (1902-1976), Anibal Augusto Sardinha – o Garoto (1915-1955), Dilermando Reis (1916-1977) e Laurindo Almeida (1917-1995). Por fim, centramos nossa investigação em análises musicológicas contrastivas de obras dos violonistas-compositores da Era do Rádio e de violonistas de gerações posteriores, marcando dois momentos – a geração Bossa Nova e a contemporaneidade – Paulinho Nogueira (1927-2003), João Gilberto (1931-2019), Baden Powell (1937-2000), Rosinha de Valença (1941-2000), Toquinho (1946-atual), Marco Pereira (1950-) e Paulo Bellinati (1950-). Tivemos como principal resultado evidenciar a centralidade do violão e dos violonistas-compositores no sistema musical brasileiro, compreendendo a riqueza da produção musical do país em razão da diversidade de expressões e do modo com que esse sistema está organizado histórica e esteticamente. Esperamos que este trabalho possa contribuir com o restauro da história do violão no Brasil, bem como para o estabelecimento de pontes teóricas e metodológicas entre os campos da historiografia e da musicologia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA FLAVIA CERNIC RAMOS - UFU
Interno - 1644442 - DANIEL BARBOSA ANDRADE DE FARIA
Externo ao Programa - 404555 - FLAVIO SANTOS PEREIRA - nullExterna à Instituição - LERICE DE CASTRO GARZONI
Presidente - 2544015 - MARCELO BALABAN
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 14:11
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