PPGHIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPTO HISTÓRIA Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: TATIANA QUECUTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA QUECUTA
DATA : 10/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

DESCOLONIZANDO A EDUCAÇÃO GUINEENSE. DO QUANTO DE AMÍLCAR CABRAL E DE PAULO FREIRE É FEITO O SISTEMA EDUCATIVO DA GUINÉ-BISSAU HOJE?


PALAVRAS-CHAVES:

Amílcar Cabral. Cultura. Educação. História. Paulo Freire.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A Guiné-Bissau foi um país colonizado por muitas décadas pelo colonizador português. O país chegou a experimentar um ensino de perspectiva eurocêntrica por muitos anos e que tinha o propósito de desafricanizar os guineenses até que Amílcar Cabral e Paulo Freire resolveram fazer mudanças significativas contrariando esse modelo de educação do colonizador na Guiné-Bissau. Amílcar Cabral e os companheiros iniciaram essa mudança nas zonas libertadas desde 1964 nas chamadas escolas das zonas libertadas. Em 1976 Paulo Freire e a equipe deram continuidade ao projeto de educação que Amílcar Cabral traçava para o país. Diante dessa situação, o objetivo central deste trabalho foi de investigar as contribuições de Amílcar Cabral e de Paulo Freire no atual sistema educativo da Guiné-Bissau, considerando a nova forma de colonização do antigo colonizador que está se insurgindo em África, especialmente na Guiné-Bissau, através de apoio ao sistema de educação. Metodologicamente, é uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Para análise de dados, baseia-se em análise de conteúdo. No final, observa-se que hoje o sistema educativo da Guiné-Bissau está se voltando sistematicamente para o modelo de ensino do colonizador português. Esta volta ao sistema de ensino do colonizador é detectada na maior escola de formação de professores, a Escola Superior de Educação: Unidade Tchico Té, e assim como nas escolas do ensino básico e secundário do país. Perante este cenário, chega-se à conclusão de que é necessário reestruturar o sistema educativo do país, libertando-se da perspectiva eurocêntrica que não considera o contexto particular da Guiné-Bissau e a cultura guineense. Para isso, é necessário que as mudanças começam nas escolas de formação de professores e depois nas escolas do ensino básico e secundário do país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2554178 - ANDERSON RIBEIRO OLIVA
Interna - 1713766 - SUSANE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 3305270 - MARILEA DE ALMEIDA - UnBExterno à Instituição - LEANDRO SANTOS BULHOES DE JESUS - UFC
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 07:35
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app27.sigaa27