Educação, Trabalho e Comportamento entre Patrícios Negros e Patrícias Negras do Pós-Abolição (1939-1979)
Educação, Trabalho, Sociabilidade, Pós-Abolição
O material aqui presente conta com um plano de tese detalhado que contém os principais tópicos que serão apresentados, parte de três dos quatro capítulos da tese que possível como título provisório “Educação, Trabalho e Comportamento entre Patrícios Negros e Patrícias Negras do Pós-Abolição (1939-1979)” e o pré-projeto que demonstra quais foram as ampliações e transformações de horizonte analítico. A escolha por trazer porções de cada capítulo foi feita objetivando uma exposição mais ampliada da pesquisa. Dentre os pontos sensíveis e que merecem mais atenção estão o exame de personagens residentes da cidade de Recife sem que haja a necessidade de uma análise estritamente comparativa, a possibilidade de categorizar o termo “patrícios negros” e a estratégia de enquadramento metodológico adotada. Outro ponto igualmente sensível é o estudo de caso sobre a trajetória de membros da minha própria família na temática das percepções de pessoas negras no governo Vargas, bem como o perfil comportamental de uma intelectualidade negra que não recebeu a mesma notoriedade de lideranças como Abdias do Nascimento. Por mais que o campo da história social da educação e do trabalho já conta com importantes contribuições, acredito que há certa inovação ao tratar das interfaces da intelectualidade negra entre os anos de 1939 e 1979.