PPGHIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPTO HISTÓRIA Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Moacir Oliveira de Alcantara

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Moacir Oliveira de Alcantara
DATA : 01/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: plataforma Teams
TÍTULO:

Gênero, raça e transgressão: masculinidades negras no afro/black punk estadunidense (1978-2015)


PALAVRAS-CHAVES:

 

Afro/black punk; masculinidades negras; interseccionalidades; música; identidade.


PÁGINAS: 409
RESUMO:

Esta tese analisa como as masculinidades negras foram produzidas, tensionadas e ressignificadas por meio da música afro/black punk estadunidense, entre os anos de 1978 e 2015. A investigação parte das contradições, sensibilidades e disputas simbólicas que atravessam esse campo contracultural em relação às representações e discursos sobre raça, gênero e sexualidade, considerando a música como um dispositivo central na constituição de subjetividades e na elaboração de práticas de resistência, transgressão e reinvenção das identidades de homens negros na esfera do punk. Fundamentada em um referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa envolve estudos de gênero, raça e sexualidade em uma perspectiva interseccional, para historicizar os modos e processos de subjetivação das masculinidades negras na música e na contracultura punk nos Estados Unidos. Metodologicamente, o estudo baseou-se na análise textual e sonora de fonogramas, colocando esses aspectos em diálogo com registros visuais das capas de álbuns, iconografias, fotografias e entrevistas de grupos punks com integrantes afro-americanos em sua formação, bem como com a reflexão crítica advinda da experiência do pesquisador enquanto participante dessa cena. A análise e a historicização do afro/black punk estadunidense, entendido como forma de contestação e reinvenção identitária, evidenciaram os modos como homens negros performam, reconstroem, transgridem ou reafirmam os padrões normativos de raça, gênero e sexualidade difundidos pelo patriarcado supremacista branco capitalista estadunidense. O estudo contribui para o debate sobre identidades negras nas culturas juvenis e reconhece o punk como espaço de criação política, afetiva e epistêmica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RODRIGO BARCHI - UNISO
Interno - 2554178 - ANDERSON RIBEIRO OLIVA
Externa ao Programa - 3305270 - MARILEA DE ALMEIDA - nullPresidente - 1713766 - SUSANE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - TIAGO DE JESUS VIEIRA - UEG
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 22:00
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