“Imagens para uma Nação: C.W. Jefferys e a Construção do Nacionalismo Visual no Canadá, 1867-1950”
Nacionalismo Visual; Colonialismo de Povoamento; Capitalismo de Impressão; C.W. Jefferys; Consciência Histórica Canadense
Esta dissertação examina como o Nacionalismo Visual, definido como um processo sistemático de construção e circulação da identidade nacional que opera por meio de imagens mecanicamente reproduzidas, atuou como uma tecnologia do poder colonial de povoamento no Canadá desde a Confederação (1867) até meados do século XX. Utilizando The Picture Gallery of Canadian History (1942-1950) de C.W. Jefferys como estudo de caso central, esta pesquisa demonstra como práticas visuais transformaram um tipo de documentação histórica alegadamente objetiva em construções mitológicas que naturalizaram a apropriação territorial europeia. Ao mesmo tempo em que este projeto nacional construía narrativas históricas que naturalizavam a ocupação do território canadense por aquela identidade colonial, ele marginalizava os povos indígenas como espécimes primitivos que requeriam preservação pelos colonos. Baseando-se em extensa pesquisa arquivística e análise digital de mais de 3.000 documentos digitalizados, este estudo revela como redes institucionais de capitalistas culturais, sistemas educacionais e autoridades arqueológicas coordenaram a disseminação em massa de um corpo de imagens padronizadas de teor nacionalista. Através da análise sistemática da transformação de Jefferys de ilustrador de jornal para historiador visual, das redes que possibilitaram a circulação em massa do Nacionalismo Visual, e da apropriação da cultura material indígena como símbolos do patrimônio nacional, esta pesquisa estabelece a cultura visual como central para a construção da nação canadense, enquanto avança a análise pós-colonial das práticas visuais do colonialismo de povoamento.