TROVAR E REINAR: o papel político das cantigas galego-portuguesas (Portugal, séc. XIII e XIV)
Cantigas galego-portuguesas; trovadorismo; D. Dinis; monarquia medieval; Portugal Medieval.
O objetivo desta tese de doutorado é investigar como o papel de trovador em D. Dinis se associa ao exercício do poder político. Para tanto, buscamos também compreender como a historiografia abordou a relação entre trovadorismo e política na Idade Média; como o ideal do amor cortês elaborou uma representação das relações feudo-vassálicas; que grupos sociais estão representados nas cantigas nos tempos dionisinos; como a música influencia na mediação e elaboração do discurso trovadoresco; e como a performance das cantigas atua como um discurso-ação do rei e da nobreza. O canto poético fundamenta-se nas formas simbólicas feudais e cortesãs que ordenam a sociedade medieval. Porém, no ato da performance, essas formas assumem um caráter circunscrito e condicional que envolven os distintos interesses dos grupos que compõem a corte. O palco do trovadorismo se transforma em um lugar de composições políticas, onde suas dissonâncias e consonâncias são postas em ação nos cantos de trovadores e jograis. Acreditamos, então, que é possível reconhecer nas cantigas uma forma de ação política em que, por meio de suas trovas, D. Dinis diz a justiça, busca eco nos nobres e clérigos que o apoiam e promove valores e modelos sociais