Banca de DEFESA: Larissa Israel Macedo de Oliveira

DISCENTE : Larissa Israel Macedo de Oliveira
DATA : 13/11/2023
LOCAL: Plataforma TEAMS

Aljubarrota: uma batalha de narrativas

Batalha de Aljubarrota; Portugal Medieval; Dinastia de Avis; Historiografia

Esta dissertação propõe a realização de um estudo sobre diferentes interpretações do passado, acerca de um fato histórico famoso, a Batalha de Aljubarrota (1385), para compreender como se (re)constrói essa história/memória sob as formas acadêmica (história de síntese e monográfica), escolar e de divulgação, conectadas à força narrativa da cronística medieval. Assim, pretende-se apresentar as narrativas historiográficas sobre a Batalha de Aljubarrota, subdivididas em diferentes tipologias: síntese, monográfica, escolar e de divulgação. Em seguida, estudam-se as narrativas cronísticas sobre Aljubarrota, por meio de três autores referenciais: Pero López de Ayala, Fernão Lopes e Jean Froissart. Por fim, realiza-se uma análise comparativa entre essas diferentes narrativas, a cronística e a historiográfica, com a finalidade de observar os entrelaçamentos, repetições, deslocamentos e contrastes no processo de fixação e transformação da memória sobre a Batalha de Aljubarrota como fato histórico.

Presidente - 3319423 - MARIA FILOMENA PINTO DA COSTA COELHO
Interno - 3044293 - LUIZ CESAR DE SA JUNIOR
Externa à Instituição - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER - UEMA
Externo à Instituição - JOAO CERINEU LEITE DE CARVALHO - UES-RJ