Banca de DEFESA: Antônio Vinícius Santos Pinho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Antônio Vinícius Santos Pinho
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Via Teams
TÍTULO:

Proteção e repressão: o discurso estatal sobre a presença feminina no mundo do trabalho durante o Estado Novo (1937-1945) 


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalhadoras; Estado Novo; Mulheres; Gênero; Discurso. 


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Esta dissertação investiga os discursos relacionados à presença feminina no mundo do trabalho, e às práticas correspondentes ao gênero, produzidos por intelectuais integrados ao Estado Novo varguista. Esses discursos foram divulgados em periódicos sujeitos à censura ou diretamente elaborados por setores do governo encarregados de propagandear as ações do Estado. Entre os documentos analisados, destacam-se leis, boletins do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a revista Cultura Política e o arquivo do ministro Gustavo Capanema. Em contraste com os discursos estatais, examinaram-se as reivindicações feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino enviadas por meio de cartas aos governantes da época. Com o objetivo de observar como o tema foi tratado pela política institucional, a pesquisa recua até os anos que compreendem a Primeira República e o fim do Governo Constitucional de Vargas. A análise dos discursos foi realizada considerando a concepçãoFoucaultiana que enxerga o discurso como produtor de práticas, silenciamentos, exclusões e significados na vida quotidiana. O trabalho empreendido aqui se insere no eixo da História Política e de Gênero. O autor analisou as repetições de um discurso maternista que considerou a mulher como legítima dona de casa, responsável pelos filhos e pelos serviços reprodutivos que o lar demandava. As insistências e ausências discursivas são analisadas por meio das contribuições de Bourdieu e Judith Butler. No geral, observou-se, conforme categorias elaboradas por Graciela Queirollo, que os trabalhos desenvolvidos por mulheres foram considerados e pensados para serem temporários, complementares e feitos exclusivamente pela necessidade de subsistência. Nesta dissertação evidenciam-se as ideias disseminadas pelos veículos impressos e os fatores externos que moldaram o discurso e, por vezes, alteraram sua intensidade ao longo dos anos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA - UNICAMP
Interno - 1262485 - BRUNO LEAL PASTOR DE CARVALHO
Interno - 1714125 - CARLOS EDUARDO VIDIGAL
Presidente - 2242779 - TERESA CRISTINA DE NOVAES MARQUES
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 10:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35_Prod.sigaa29