Banca de QUALIFICAÇÃO: TANYARA ANDRADE DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TANYARA ANDRADE DE ARAUJO
DATA : 11/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Teams
TÍTULO:

CURRÍCULO EM MOVIMENTO: ACOLHIMENTO A ESTUDANTES REFUGIADOS E INDÍGENAS NÃO FALANTES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA SEEDF


PALAVRAS-CHAVES:

educação; currículo; currículo em movimento; inclusão; atendimento; acolhimento; indígenas; refugiados.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O sistema educacional do Distrito Federal é composto por escolas públicas e privadas, com ênfase especial nas escolas públicas, que atendem grande parte da população estudantil. Possui uma infraestrutura relativamente bem desenvolvida em termos de escolas e instalações. No entanto, desafios como superlotação e falta de recursos adequados persistem, especialmente no que diz respeito ao acolhimento e à inclusão de estudantes não falantes de língua portuguesa. O currículo é um conjunto organizado de planejamentos de ensino que contam com objetivos, métodos e avaliações para mensurar o que deve e como deve ser aprendido, utilizado nas instituições educacionais para guiar o processo de ensino e aprendizagem. O Currículo em Movimento, proposta curricular vigente nas escolas públicas do DF, apesar de ter proposta emancipadora e decolonial, apresenta desafios para inclusão de estudantes não falantes de língua portuguesa, em especial indígenas e refugiados. Este trabalho se propõe a analisar como a SEEDF promove atendimento e acolhimento a estudantes indígenas e em situação de refúgio não falantes de língua portuguesa na Educação Básica do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa é qualitativa, embasada na análise de documentos federais, distritais e da SEEDF. Os dados coletados e analisados permitirão uma exploração aprofundada das questões propostas neste trabalho, trazendo informações mais organizadas sobre atendimento e acolhimento ao público-alvo da pesquisa. Isso contribuirá para a compreensão sobre como ocorre o acolhimento e a inclusão de estudantes não falantes de língua portuguesa, em especial indígenas, imigrantes e refugiados matriculados na Educação Básica do DF, bem como suas lacunas e necessidades no que diz respeito ao acesso e permanência, que são estreitamente relacionados entre si.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Felipe Mendes dos Santos Cardia
Externa ao Programa - 1767526 - MARIA LIDIA BUENO FERNANDES - nullInterno - ***.472.508-** - UMBERTO EUZEBIO - UNESP
Notícia cadastrada em: 22/11/2024 13:19
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