|
Dissertações |
|
1
|
-
Lorena dos Santos Rodrigues
-
ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REPERCUSSÕES NA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
-
Orientador : ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
BREITNER LUIZ TAVARES
-
DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA
-
ROBSON DOS SANTOS
-
Data: 17/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho teve como objetivo compreender como o ensino remoto repercutiu na vida escolar dos estudantes da rede pública dos anos iniciais da Região Administrativa de São Sebastião-DF. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um formulário, com pais e responsáveis e entrevistas com professores e gestores de quatro escolas urbanas de São Sebastião- Distrito Federal. A análise dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos Fatores Associados ao Desempenho Escolar em Tempos de Pandemia que foram compilados por meio de análise exploratória da literatura. O ensino remoto emergencial deixou marcas importantes na comunidade escolar pesquisada. Foi um momento difícil para professores, alunos e as famílias. Um período para superar mais obstáculos do que os que comumente aparecem no ensino presencial. Os principais resultados revelaram as preocupações dos pais/responsáveis com a aprendizagem dos filhos, dificuldades em organizar a rotina de estudos e auxiliá-los no período. Já a pesquisa com os professores e gestores revelou os sentimentos de insegurança e estresse diante do período difícil.
-
Mostrar Abstract
-
The work aims to understand how remote teaching repercussions in the school life of public school students of the Elementary Education of the administrative region of São Sebastião-Distrito Federal. A quantitative research was conducted through a form, with parents and guardians and interviews with teachers and managers from four urban schools in São Sebastião-DF. The analysis of the research results was carried out through the factors associated with school performance in times of pandemic that were compiled through exploratory analysis of the literature. Emergency Remote teaching left important marks in the surveyed school community. It was a difficult time for teachers, students and families. A period to overcome more obstacles than those who commonly appear in face-to-face teaching. The main results revealed the concerns of parents/responsible for learning children, difficulties in organizing the routine of study and assisting them in the period. Already research with teachers and managers revealed feelings of insecurity and stress in the difficult period.
|
|
2
|
-
Daniel Aragão Parente Valentim
-
AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ESTUDO COMPARADO COM OS SISTEMAS DO CHILE, DO MÉXICO E DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
-
Orientador : JOAQUIM JOSE SOARES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARISTIDES CIMADON
-
DORIANA DAROIT
-
FERNANDA DE SOUZA MONTEIRO
-
JOAQUIM JOSE SOARES NETO
-
Data: 27/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A premissa do sistema regulatório da educação superior brasileira é atender aos interesses estratégicos do país. Nesta perspectiva, entender a regulação passa pela abordagem do sistema avaliativo, pois seu produto é elemento central no processo decisório do poder público. Ao corroborarmos que o objetivo de uma política pública é enfrentar um problema público e dar-lhe solução efetiva, faz-se pertinente trazer experiências inerentes à educação superior de outros países. A pesquisa aqui esboçada tem como objetivo comparar a legislação regulatória brasileira com as respectivas normas do Chile, do México e dos Estados Unidos. Esta escolha não é aleatória. A exemplo do Brasil, o sistema de educação superior mexicano e americano se caracterizam pela coexistência de instituições públicas e privadas. Em contrapartida, o Chile possui um sistema fundamentado no pressuposto de que os agentes privados executam as políticas educacionais universitárias. Identificar as nuances de cada um desses sistemas e evidenciar as similitudes e diferenças com sistema brasileiro é o que se almeja ao fim da pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
The premise to regulation system to brazilian higher education is suport the strategic interest at the country. Then, understand the regulation take acount the approach to evaliation system, because its product is a central element in the process of decision to government. As we know that the objective of a policy is face a public problem and must do effective soluction, it is important bring experience to higher education in another countries. The present research has like mean objective a comparative work with a brazilian regulation legislation with respective standard to Chile, Mexico and United States of America. This choice is not aleatory. Beyond to Brazil, the mexican and north american system of higher education are compost for public and private universities. In another hand, Chile has a system that only private universities execute policies in higher education. Identificating the specificities of each one systems and evince the similarities and diferences with brazilian system is the scope in the end of this research.
|
|
3
|
-
BÁRBARA NUNES DE ARAUJO MODESTO
-
ÉTICA PARA USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL.
-
Orientador : JOAQUIM JOSE SOARES NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAQUIM JOSE SOARES NETO
-
DORIANA DAROIT
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
Andréa Carvalho Vieira
-
Data: 21/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A inteligência artificial é uma inovação tecnológica proveniente do Norte Global com o potencial de desafiar o modo como vivemos, produzimos e disseminamos conhecimento no Sul Global. Estudos descrevem tecnologias e tendências tecnológicas baseadas em inteligência artificial, que estão sendo incorporadas à educação superior, com o poder de determinar o acesso a direitos e oportunidades, logo, o destino das pessoas e da sociedade. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia estão no centro das causas de transformações paradigmáticas na história, contudo, no cenário atual permanece o paradoxo entre notáveis avanços e o acirramento das desigualdades, decorrentes, em boa parte, de lutas geopolíticas por poder e mercados. A Agenda 2030 da ONU chama atenção para a necessidade de priorizar o desenvolvimento sustentável, e estabelece metas específicas para educação de qualidade. Uma vez que o emprego da inteligência artificial tem influência significativa no futuro da educação superior, e considerando que a educação superior é direito fundamental e um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país (BRASIL, 2014), bem como que não existe um marco regulatório da inteligência artificial, especialmente na educação, no Brasil, a finalidade da pesquisa proposta é apontar diretrizes para o uso ético de tecnologias baseadas em inteligência artificial na educação superior brasileira, a partir de uma revisão narrativa e da análise de conteúdo de documentos selecionados.
-
Mostrar Abstract
-
Artificial intelligence is a technological innovation from the Global North with the potential to challenge the way we live, produce, and disseminate knowledge in the Global South. Studies describe technologies and technological trends based on artificial intelligence that are being incorporated into higher education in Brazil, with the power to determine access to rights and opportunities, thus the fate of people and society. The development of science and technology are at the center of the causes of paradigmatic transformations in history, however, in the current scenario remains the paradox between remarkable advances and the intensification of inequalities, arising in large part from geopolitical struggles for power and markets. The UN 2030 Agenda draws attention to the urgence to prioritize sustainable development and sets specific targets for quality education. Since the use of artificial intelligence has a significant influence on the future of higher education, and considering that higher education is a fundamental right and a strategic sector for the economic and social development of the country (BRASIL, 2014), as well as that there is no regulatory framework for artificial intelligence, especially in education, in Brazil, the purpose of the proposed research is to point out guidelines for the ethical use of technologies based on artificial intelligence in Brazilian higher education, based on a narrative review and content analysis of selected documents.
|
|
4
|
-
Walter Lucio Silva Pacheco
-
TEORIAS CONTÁBEIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES GOVERNAMENTAIS: COMO A ESCOLHA DA TEORIA CONTÁBIL DO PATRIMONIO LÍQUIDO PODE AFETAR O ENTENDIMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PELOS GOVERNANTES.
-
Orientador : MAGDA DE LIMA LUCIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE MARILSON MARTINS DANTAS
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MAGDA DE LIMA LUCIO
-
MARCELO ESTRELA FICHE
-
Data: 13/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O crescimento global da economia ampliou os negócios entre os países. Surge nova necessidade: reduzir a assimetria das informações entre os usuários e quem as fornecem. A contabilidade pode reduzir essa assimetria. Harmonizar informações contábeis entre os países auxilia nesse propósito. O desenvolvimento das tecnologias de informações contábeis aproximou seus usuários. A sociedade local e a comunidade internacional recebem informações e transações financeiras sobre entidades públicas e privadas de vários países. A Convergência dos países às normas internacionais de Contabilidade é uma cooperação internacional para reduzir divergências contábeis e permitir comparar e compreender as informações de Governos e de suas entidades, pois a falta de padrão prejudica a avaliação e a comparação entre as informações contábeis dos diversos países. No Brasil inicia em 2008 (Portaria MF nº 184). DECIDIR é um dos principais atos dos governantes. As informações governamentais são úteis para gerir as atividades públicas. A Contabilidade Pública é fonte geradora. Unificada pela Lei 4320/64, normatizou o controle, avaliação, elaboração, orçamentos e balanços. Decisões recebem, geralmente, maior atenção do que a base geradora de informações que as fundamentam, que precisa ser consistente e fidedigna. Os governantes precisam entender os demonstrativos contábeis, decorrentes da teoria contábil utilizada, para que possam mitigar possíveis impactos na condução da gestão e da governança, pois podem interferir nos resultados. Ademais, se por um lado os recursos orçamentários são escassos, por outro lado os resultados não podem ser obtidos por leis, normativos ou decretos. A União é uma entidade pública e não possui proprietário, sócios ou acionistas. Seus ativos visam assegurar capacidade operacional e potencial para realizar suas atividades. A não contabilização e incorreção nos ativos e passivos distorcem a situação real da entidade e impacta o patrimônio. Por conseguinte, apurar o patrimônio e o intitular de “patrimônio líquido” pode trazer vieses e indagações na leitura dos demonstrativos contábeis, podendo beneficiar ou prejudicar seus usuários. Essas situações comprometem e dificultam o entendimento das demonstrações contábeis, como se observa nas constatações do BPU de 2015. A não contabilização de obrigações anteriores de R$344 bilhões, o “patrimônio líquido negativo” de R$1,424 trilhão e o balanço patrimonial se assemelhar ao de uma entidade privada são fatos que elucidam. O primeiro amplia os valores das obrigações e não reverte os impactos provocados. O segundo é um problema para os usuários avaliarem o desempenho da União em relação ao Retorno sobre o Ativo e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido. E, por fim, a percepção de se assemelhar a uma entidade privada está associada à teoria contábil utilizada e não às possíveis características idênticas entre as entidades públicas e as privadas. Na condução dos trabalhos foram utilizadas, entre outras, normas relacionadas à Contabilidade com convergência para as teorias contábeis do direito de propriedade sob a ótica do patrimônio líquido. Nesse propósito, as bases para os conceitos e fundamentações teóricas foram alicerçadas na Teoria do Proprietário, na Teoria da Entidade e na Teoria do Fundo, suficientes para atender ao propósito da pesquisa. As atividades, estudos e análises permitiram evidenciar como a escolha da teoria contábil do patrimônio líquido pode afetar o entendimento das demonstrações contábeis pelos governantes, como resultado do desdobramento na geração de informações governamentais decorrente da teoria contábil utilizada. A pesquisa demonstrou que a teoria do proprietário ou a teoria da entidade ofusca a real situação da entidade públlica, traz pouca transparência em relação às suas operações, atividades e decisões. A teoria do fundo é a que melhor detalha os recursos recebidos, as aplicações, aperfeiçoa a evidenciação, a transparência e visualiza e apura o patrimônio
-
Mostrar Abstract
-
Global economic growth has expanded businesses around the economies worldwide. There comes a new need with it – the reduction of information assimetry among users who share it. Accounting can be a tool to reduce this assimetry. Getting the accounting information harmonized among different economies helps to reach that purpose. The development of accounting information technologies has brought its users near one another. Local domestic economies and the international community receive public entity information in various countries. The economies convergence to the international accounting laws is an international cooperation to reduce accounting discrepancies and allow us to compare and understand the information from governments and their entities. The absence of a pattern affects the evaluation and comparison of other economies accounting information. In Brazil it started in 2008 with a Ministry of Finance 184 regulation. One of the main duties of rulers is to decide. Decisions often receive more attention than the information used to do it. These pieces of information, though, have to be consistent and reliable, so that they could be useful to manage the public Administration. Public accounting is one of those information sources regulated in Brazil by the 4320 law, as of 1964, which dealt with the control, evaluation, elaboration, budgets and balance sheets. Government officials need to understand financial statements so that they can mitigate prospective impacts in management and governance as they may interfere with the results. In addition if, on one hand, the budget resources are scarce, on the other hand, the results can not be obtained through laws, regulations or decrees. The Federal Government is a public entity which does not have an owner, partners or shareholders. Its assets are destined to ensure operational capacity to perform its own activities. The non-accounting and inaccuracy in assets and liabilities distort the entity’s actual situation and impact equity. As such, determining the equity and naming it as net equity can bring biases and questions when reading financial statements, which can benefit or harm its users. Such situations can compromise and make it difficult to the understanding of the accounting statements, as can be seen in the findings of public balance sheet (BPU), as of 2015. The non-recording of R$ 344 billion previous obligation, the R$ 1,4 trillion negative equity and the balance sheet resembling that of a private entity are facts that demonstrate it. The first increases the values of obligations and does not reverse the impacts caused. The second is a problem for users to evaluate the Federal Government performance in relation to the return on assets and return on equity. And, finally, the understanding that the public sector resembles a private entity is associated with the accounting theory used and not with the possible identical existing characteristics between public and private entities. In this research, standards related to Accounting were used, among others, with convergence to the accounting theories of property rights from a net equity’s perspective. For this purpose, the basis for the concepts and theoretical foundations were grounded in the Ownership Theory, in the Entity Theory and in the Fund Theory, able to meet the purpose of the research. The studies and analyses allowed us to show how the choice of the net equity accounting theory can affect the public officials’s understanding of accounting statements. This research demonstrated that the use of the owner's theory or by the entity theory obscures the public entity real situation and brings little transparency in relation its the operations, activities and decisions. The Fund Theory details the received resources and the aplplications, improving the disclousure as an instrument for transparency. The Fund Theory, though, is the one who reflects the information needed to better see the public entities.
|
|
5
|
-
Ana Carla Vaz Porto
-
Gênero, interseccionalidade e representação política: vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais eleitas em 2020
-
Orientador : SELMA ALVES PANTOJA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA SIMARA LUCIANA DA SILVA SALASÁRIO AYRES
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
RODRIGO PIRES DE CAMPOS
-
SELMA ALVES PANTOJA
-
Data: 27/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação explora a correlação entre gênero, interseccionalidade e representação política a partir da eleição de vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais no ano 2020. A temática é explorada a partir de pesquisa bibliográfica em referenciais teóricos feministas, interseccionais e decoloniais, levantamento de dados quantitativos acerca dos grupos analisados, entrevistas semiestruturadas com quatro parlamentares eleitas em 2020 e pesquisa em fontes documentais. O objetivo geral da pesquisa é analisar, sob a perspectiva feminista, interseccional e decolonial, a eleição de vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais em 2020 e suas visões sobre questões de gênero e feminismos. No trabalho, apresenta-se um panorama quantitativo geral dessas vereadoras eleitas em 2020 e propõe-se uma leitura historicizada dos feminismos com o intuito de situar sua eleição no contexto mais amplo de lutas das mulheres por direitos e por equidade. Para compreensão da reduzida quantidade dessas parlamentares plurais nos espaços de representação política, bem como do aumento do número de eleitas em 2020, discorre-se sobre o impacto das hierarquias coloniais no distanciamento delas dos centros de poder político e sobre as estratégias que têm contribuído para sua chegada a tais espaços. As opiniões e visões das vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais sobre os feminismos são temas centrais da pesquisa e procura-se compreender em que medida as formulações de tal movimento social e político estão conectadas com os pensamentos das parlamentares sobre equidade e sobre o combate às assimetrias no campo das relações de gênero. Essas análises levaram à conclusão de que, apesar de haver diversas heterogeneidades entre os grupos de vereadoras analisados no que diz respeito a trajetórias de vida, quantidade de eleitas, filiação partidária, distribuição no território nacional e opiniões sobre os feminismos, também há diversos pontos em comum entre essas mulheres. Apurou-se que elas compartilham, por exemplo, narrativas sobre violências decorrentes de seu ingresso nos centros de poder político e algumas estratégias para dissolver as barreiras que as separam de tais espaços. No que diz respeito aos feminismos, apesar de nem todas as parlamentares terem atração por tal movimento social, político e científico, isso não significa que são antagonistas das feministas nos centros de poder. Elas são, ao contrário, potenciais aliadas na busca por equidade por levarem a tais espaços visões de mundo, pautas e demandas de segmentos sociais historicamente subalternizados e invisibilizados.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation explores the correlation between gender, intersectionality and political representation through the election of black, indigenous, transgender and transsexual councilwomen in the year 2020. The theme is examined through bibliographic research on feminist, intersectional and decolonial theoretical frameworks, quantitative data analysis regarding the group under analysis, semi-structured interviews with four elected councilwomen in 2020 and research on documentary sources. The general objective of the research is to analyze, from a feminist, intersectional and decolonial perspective, the election of black, indigenous, transgender and transsexual councilwomen in 2020 and their views on gender issues and feminisms. The study provides an overall quantitative overview of these elected councilwomen in 2020 and proposes a historicized reading of feminisms to situate their election within the broader context of women's struggles for rights and equity. In order to understand the limited representation of these diverse parliamentarians in political spaces, as well as the increase in the number of these elected councilwomen in 2020, the impact of colonial hierarchies on their distance from centers of political power is discussed, along with the strategies that have contributed to their arrival in such spaces. The opinions and perspectives of black, indigenous, transgender and transsexual councilwomen on feminisms are central themes of the research, seeking to understand to what extent the formulations of this social and political movement are connected to the thoughts of the parliamentarians regarding equity and the fight against gender asymmetries. These analyses led to the conclusion that, despite various heterogeneities among the groups of councilwomen analyzed regarding life trajectories, number of elected representatives, party affiliation, national distribution and opinions on feminisms, there are also several commonalities among these women. It was found that they share narratives of violence resulting from their entry into centers of political power and some strategies to overcome the barriers that separate them from such spaces. Regarding feminisms, although not all parliamentarians are attracted to this social, political and scientific movement, that does not mean that they are antagonistic to feminists in positions of power. On the contrary, they are potential allies in the pursuit of equity as they bring to these spaces worldviews, agendas and demands from historically marginalized and invisibilized social segments.
|
|
6
|
-
Rosana Eulâmpio de Moraes
-
Educação Intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências
-
Orientador : LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUREA ELEOTERIO SOARES BARROSO
-
GRASIELLE SILVEIRA TAVARES
-
LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
PATRICIA ARAUJO BEZERRA
-
Data: 06/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O aumento do envelhecimento populacional apresenta oportunidades para contatos e interações entre gerações e, ao mesmo tempo, desafio para o combate de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer que colocam em risco o bônus da longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. A Educação Intergeracional contínua potencializa as ações, práticas e projetos intergeracionais na promoção, formação e transformação social, no conhecimento do processo de envelhecimento, no combate ao idadismo – preconceito com a idade, independente de qual seja, principalmente com a pessoas idosas – e no contributo da criação de uma sociedade inclusiva, solidária e justa para todas as gerações que fortalecem as relações intergeracionais. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo identificar na revisão narrativa estudos que a literatura apresenta sobre a Educação Intergeracional como potencializadora de interações, intercâmbios e solidariedades entre gerações ao longo do curso da vida. Método: Trata-se de uma revisão da literatura, com estudo de abordagem narrativa, desenvolvido a partir de duas revisões de literaturas. Resultado: Identificou-se uma Educação Intergeracional potencializadora e promotora de interação, intercâmbios e solidariedade entre as gerações ao longo do curso da vida. Identificou-se fatores estruturantes relacionados aos aspectos de ambiências, ações e atividades intergeracional para as práticas pedagógicas interdisciplinares de uma Educação intergeracional crítica para todas as gerações. Conclusão: Ao final são recomendados estudos e pesquisas para enfatizar a necessidade do fortalecimento da temática, na perspectiva de uma cidadania intergeracional. Indica-se analisar as diversas formas de práticas e estudos intergeracionais, a fim de construir interações, intercâmbios e vivências dos diversos sujeitos sociais para uma educação ao longo do curso da vida, com respeito a diversidade e dignidade para todas as gerações. As ações, atividades e experiências intergeracionais são ferramentas que fortalecem os vínculos afetivos, a cooperação e a solidariedade mútua, impulsionado por uma Educação Intergeracional contínua e crítica.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The increase in population aging presents opportunities for contacts and interactions between generations and, at the same time, a challenge to combat stereotypes, prejudices and discrimination related to aging that jeopardize the longevity bonus, quality of life and well-being in contemporary societies. Continuous Intergenerational Education enhances intergenerational actions, practices and projects in the promotion, training and social transformation, in the knowledge of the ageing process, in the fight against ageism- prejudice against age, regardless of what it is, especially against older people - and in contributing to the creation of an inclusive, supportive and fair society for all generations that strengthens intergenerational relationships. Objective: The aim of this study is to identify studies in the literature on Intergenerational Education as an enabler of interactions, exchanges and solidarity between generations throughout the life course. Method: This is a literature review with a narrative approach, developed from two literature reviews. Results: Intergenerational education was identified as empowering and promoting interaction, exchange and solidarity between generations throughout the life course. We identified structuring factors related to aspects of intergenerational environments, actions and activities for interdisciplinary pedagogical practices of critical intergenerational education for all generations. Conclusion: At the end, studies and research are recommended to emphasize the need to strengthen the theme from the perspective of intergenerational citizenship. We recommend analyzing the various forms of intergenerational practices and studies, to build interactions, exchanges and experiences of the various social subjects for an education throughout the course of life, with respect for diversity and dignity for all generations. Intergenerational actions, activities and good practices are tools that strengthen emotional bonds, cooperation and mutual solidarity, driven by continuous and critical Intergenerational Education.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
SERGIO RICARDO SCHIERHOLT
-
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL:Dinâmicas em Tempos de Crise Democrática e Austeridade Fiscal (2013-2022).
-
Orientador : BREITNER LUIZ TAVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BREITNER LUIZ TAVARES
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MARIA FATIMA DE SOUSA
-
ANTÔNIO DE PADUA PITHON CYRINO
-
MARCIO FLORENTINO PEREIRA
-
Data: 26/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho teve como objetivo compreender a participação social institucionalizada pelo Conselho Nacional de Saúde em momento de fragilidade democrática e do direito à saúde envolvendo o período a partir de 2013 até 2022. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo exploratório utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Participaram deste estudo conselheiros nacionais de saúde representantes dos usuários através de entrevistas em profundidade, por meio de roteiros semiestruturados que visavam captar unidades de análise clássicas de participação quanto a representatividade das lideranças, legitimidade do processo, participação da base, capacidade de autossustentação e ampliação do experimentalismo democrático em momento de ruptura vivenciado pelo país. Os resultados possibilitaram a construção de 6 categorias que estruturam o trabalho e a discussão a saber: 1. Trabalho e cotidiano dos conselheiros nacionais de saúde; 2 - Representatividade e participação dos usuários no Conselho Nacional de Saúde; 3 - Direito à saúde e os novos mecanismos de mercado que fragilizam o SUS; 4 - Sentidos e percepções da democracia no Brasil atual; 5 - Constrangimentos antidemocráticos e fragilização do Conselho Nacional de Saúde; e 6 - Pandemia e as dificuldades para o exercício de participação. Os resultados e a pesquisa subsequente indicam que apesar dos problemas tradicionais de legitimidade e vínculos com as bases, e das dificuldades na defesa dos ataques do direito à saúde através do enfraquecimento do SUS, esses problemas foram recrudescidos em função do novo cenário político a partir das manifestações de rua ocorridas na última década. As unidades semânticas de análise permitiram percorrer um caminho pela democracia brasileira iniciando com as marchas de junho de 2013 e entender os impactos dessas mudanças para o controle social. O surgimento de uma nova direita com viés autoritário e com características fascistas que assumiu o Estado brasileiro, trazendo consigo o militarismo e o negacionismo científico como lógica de gestão, se enquadram nesse panorama. A lupa permitida pela pandemia também resultou na discussão sobre a participação em tempos virtuais, mas que se tornou ainda mais importante para contraposição a essa lógica autoritária e anticientífica responsável por grande parte da mortalidade que caracterizou o combate errático ao COVID-19 no Brasil. O estudo finaliza concluindo que é de fundamental importância o papel que o controle social desempenha na defesa ao direito à saúde dentro de um contexto neoliberal e como também tem atuado como um dos baluartes da nossa frágil democracia a partir do campo da saúde.
-
Mostrar Abstract
-
This work aimed to understand the social participation institutionalized by the National Health Council in a moment of democratic fragility and the right to health involving the period from 2013 to 2022. For that, an exploratory qualitative study was carried out using the methodology of content analysis proposed by Bardin. Participating in this study were national health counselors representing users through in-depth interviews, using semi-structured scripts that aimed to capture classical units of analysis of participation in terms of representativeness of leadership, legitimacy of the process, participation of the base, capacity for self-sustainability and expansion of democratic experimentalism in a moment of rupture experienced by the Brazil. The results enabled the construction of 6 categories that structure the work and the discussion, namely: 1. Work and daily life of national health counselors; 2 - Representativeness and participation of users in the National Health Council; 3 - Right to health and the new market mechanisms that weaken the SUS; 4 - Meanings and perceptions of democracy in Brazil today; 5 - Undemocratic constraints and weakening of the National Health Council; and 6 - Pandemic and difficulties in exercising participation. The results and the subsequent research indicate that despite the traditional problems of legitimacy and links with the bases, and the difficulties in defending the attacks on the right to health through the weakening of the SUS, these problems were exacerbated due to the new political scenario from the street demonstrations that took place in the last decade. The semantic units of analysis allowed us to walk through Brazilian democracy starting with the June 2013 marches and to understand the impacts of these changes on social control. The emergence of a new right wing with an authoritarian bias and fascist characteristics that took over the Brazilian State, bringing with it militarism and scientific denialism as a management logic, fit into this scenario. The magnifying glass allowed by the pandemic also resulted in the discussion about participation in virtual times, but which became even more important to oppose this authoritarian and anti-scientific logic responsible for a large part of the mortality that characterized the erratic fight against COVID-19 in Brazil. The study concludes by concluding that the role that social control plays in defending the right to health within a neoliberal context is of fundamental importance and how it has also acted as one of the bulwarks of our fragile
|
|
2
|
-
MAIRA ROCHA SANTOS
-
Habilidades Digitais de Pessoas Idosas para Uso do E-Governo: em busca da inclusão
-
Orientador : MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLARISSA GUIMARÃES RODRIGUES
-
LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
-
PATRICIO ESTEBAN RAMIREZ CORREA
-
REJANE MARIA DA COSTA FIGUEIREDO
-
Data: 20/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho consiste em uma coletânea de artigos que abordam uma questão premente no cenário brasileiro: a desigualdade digital, com foco nas pessoas idosas e, como desenvolver as habilidades digitais desse grupo, pode colaborar para uma participação cidadã dessas pessoas. Com o advento da era da informação e do envelhecimento, a relação dessa parcela da população com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se torna cada vez mais crucial. O desafio está em incluir essas gerações mais experientes na revolução tecnológica, especialmente no contexto do e-governo, onde serviços públicos e informações estão cada vez mais digitalizados. Para isso, realizou-se, por exemplo, a análise dos fatores críticos relacionados ao e-governo para as pessoas idosas e observou-se que a temática da exclusão digital, que era uma preocupação predominante antes da pandemia, mas esta cedeu lugar à relevância do "governo móvel" no período pós-COVID-19. Além disso, questões relacionadas à qualidade, ausência e difusão da informação continuam a ser elementos-chave a serem considerados, independentemente do contexto. A preocupação com a “confiança” surgiu após o período da COVID-19. Nesse sentido o trabalho se propõe a desenvolver e aplicar um modelo teórico na metodologia de equações estruturais para explicar e explorar as habilidades digitais propostas, a saber: Computer Literacy, Digital Literacy e Digital Competence no contexto da aprendizagem Digital ao Longo da Vida. Em última análise, a busca por um modelo de aceitação do e-governo por pessoas idosas enfatiza a importância das habilidades digitais. A Digital Competence emerge como o fator mais influente na adoção do e-governo, com a Digital Literacy desempenhando um papel de mediação crucial. O trabalho também aborda a heterogeneidade da população idosa e usa a teoria das gerações para ajudar a explicar o contato e desses indivíduos com a tecnologia e a influência desse fator geracional a partir da geração a que essa pessoa idosa pertence. Os resultados das habilidades digitais e uso da internet por gerações deixa visível a exclusão digital de determinados grupos, sobretudo homens e mulheres pretos. Nesse contexto desafiador, as universidades desempenham um papel fundamental na promoção das habilidades digitais ao longo da vida. A criação de Observatórios de Pesquisa, como o exemplo do "Observatório da Longevidade Digital," representa uma abordagem que visa combinar pesquisa, ensino e extensão. Isso não apenas facilita a organização e disseminação de informações relevantes sobre esse cenário, mas também capacita a sociedade, incluindo a população idosa, na era digital. Assim, promover ativamente as habilidades digitais entre as pessoas idosas é fundamental para reduzir a desigualdade digital e permitir sua participação efetiva no e-governo, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, cidadã e tecnologicamente capacitada.
-
Mostrar Abstract
-
The work consists of a collection of articles that address a pressing issue in the Brazilian scenario: digital inequality, with a focus on elderly people and how developing the digital skills of this group can contribute to their civic participation. With the advent of the information age and aging, the relationship of this portion of the population with Information and Communication Technologies (ICTs) becomes increasingly crucial. The challenge is to include these more experienced generations in the technological revolution, especially in the context of e-government, where public services and information are increasingly digitized. To this end, for example, an analysis of critical factors related to e-government for elderly people was carried out and it was observed that the issue of digital exclusion, which was a predominant concern before the pandemic, but this gave way to relevance of "mobile government" in the post-COVID-19 period. Furthermore, issues related to the quality, absence and dissemination of information continue to be key elements to be considered, regardless of the context. Concern about “trust” emerged after the COVID-19 period. In this sense, the work proposes to develop and apply a theoretical model in the methodology of structural equations to explain and explore the proposed digital skills, namely: Computer Literacy, Digital Literacy and Digital Competence in the context of Lifelong Digital Learning. Ultimately, the search for a model of e-government acceptance by older people emphasizes the importance of digital skills. Digital Competence emerges as the most influential factor in e-government adoption, with Digital Literacy playing a crucial mediating role. The work also addresses the heterogeneity of the elderly population and uses the theory of generations to help explain the contact of these individuals with technology and the influence of this generational factor based on the generation to which this elderly person belongs. The results of digital skills and internet use across generations make visible the digital exclusion of certain groups, especially black men and women. In this challenging context, universities play a fundamental role in promoting lifelong digital skills. The creation of Research Observatories, such as the "Digital Longevity Observatory," represents an approach that aims to combine research, teaching and extension. This not only facilitates the organization and dissemination of relevant information about this scenario, but also empowers society, including the elderly population, in the digital era. Therefore, actively promoting digital skills among older people is fundamental to reducing digital inequality and enabling their effective participation in e-government, contributing to a more inclusive, civic-minded and technologically capable society.
|
|