Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • SOLANA IRENE LOCH ZANDONAI
  • Relações entre práticas e tecnologias no território de coleta de sementes nativas do Cerrado

  • Orientador : DORIANA DAROIT
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DORIANA DAROIT
  • JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • ROBERTO DONATO DA SILVA JR.
  • VANESSA MARIA DE CASTRO
  • Data: 08/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa apresenta uma leitura das relações entre práticas e tecnologias na coleta de sementes nativas para a restauração ecológica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica e com entrevistas individuais junto à Associação de Coletores de Sementes da Chapada dos Veadeiros - Cerrado de Pé (GO). A investigação parte da ideia de que humanos e não humanos estabelecem relações em virtude do território e da cosmovisão das comunidades coletoras. Na Associação, o histórico técnico-científico da restauração coaduna com as perspectivas de conhecimentos locais das comunidades assentadas, quilombolas e de contexto rural-urbano, fazendo interagir práticas e tecnologias. Nesse sentido, foi problematizada a forma como coletoras e técnicos negociam, adaptam e traduzem informações sobre a coleta para o Formulário de Entrega de Sementes – interpretado enquanto uma tecnologia que conecta o trabalho da coleta com o mercado de sementes e os instrumentos políticos que regulam a produção de sementes, expressos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Por fim, a discussão sobre práticas, técnicas e tecnologias reposicionou os saberes-fazeres das coletoras, de modo a revelar como elas cocriam a tecnologia na interação entre diferentes noções ecológicas, imprimindo diferenças cosmotécnicas no trânsito entre políticas públicas, mercado e suas realidades.


  • Mostrar Abstract
  • This research presents a reading of the relationships between practices and technologies in the collection of native seeds for ecological restoration. To this end, a qualitative research was developed with an ethnographic approach and individual interviews with the Cerrado de Pé Association in the microregion of Chapada dos Veadeiros (GO). The investigation is based on the idea that humans and non-humans establish relationships due to the territory and worldview of collecting communities. In Cerrado de Pé, the technical-scientific history of restoration conform with the perspectives of local knowledge from settled communities, quilombolas and rural-urban contexts, making hybrids of practices and technologies interact. In this sense, the way in which collectors and technicians negotiate, adapt and translate information about collection into the Seed Delivery Form (Formulário de Entrega de Sementes) was problematized – the Form was interpreted as a technology that connects the collection work with the seed market and the political instruments that regulate seed production, expressed in the National Seed and Seedling Registry (Registro Nacional de Sementes e Mudas - Renasem). Finally, the discussion about practices, techniques and technologies repositioned the collectors' know-how, in order to reveal how they co-create technology in the interaction between different ecological notions, imprinting cosmotechnical differences in the transit between public policies, the market and their realities.

2
  • Jacqueline Moreno Gomes Guimarães
  • A PARTICIPAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NA CONSTRUÇÃO DA CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES

  • Orientador : LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LALITA KRAUS
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
  • Data: 20/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A expansão da agenda das cidades inteligentes no Brasil está imbricada em um ecossistema complexo e diversificado de atores, permeado por conflitos, disputas e relações de poder desiguais entre governos, empresas, universidades, organizações sociais e cidadãos. Embora o conceito de cidades inteligentes seja multifacetado, a versão dominante hoje é pouco crítica: prioriza as tecnologias e os negócios, como se as soluções tecnológicas pudessem resolver prontamente os problemas urbanos dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Contudo, a sociedade civil organizada brasileira também está se mobilizando ativamente para alertar sobre os riscos da dependência das Big Techs e das TICs, oferecendo alternativas para direcionar o uso das tecnologias ou contestá-las para garantir o desenvolvimento territorial e o bem-estar dos cidadãos. Nesse sentido, uma das promessas da agenda das cidades inteligentes está em facilitar a participação de múltiplos atores para o desenvolvimento urbano. No entanto, persistem dúvidas quanto ao real engajamento social nas cidades inteligentes. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é analisar a participação das organizações da sociedade civil na elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CBCI), desenvolvida por meio de uma cooperação técnica entre o governo brasileiro e alemão, num contexto político de baixa participação social. Lançada em 2020, a CBCI expressa uma agenda pública, estabelecendo um conceito local e traçando diretrizes para a implementação de cidades inteligentes no país. Seu processo de elaboração teve início em 2019 e envolveu representantes de diferentes setores da sociedade. A investigação é ancorada numa abordagem tecnopolítica e crítica das cidades inteligentes e é guiada pelo método mistoa partir da combinação das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, de estatística descritiva e de entrevistas com gestores públicos e sociedade civil. Os resultados apontam que a participação das organizações da sociedade civil é reduzida em comparação com os demais setores, com predominância de organizações especializadas e de expressivo capital cultural, em detrimento de movimentos populares, grupos estigmatizados e vozes mais críticas. Embora o processo tenha sido bem estruturado, facilitando debates e manifestações, os meios utilizados restringiram o envolvimento a grupos com mais recursos, sem explorar plenamente o potencial das tecnologias para superar essas barreiras. A participação das OSCs, mesmo que limitada, leva a uma incorporação de aspectos mais inclusivos pela CBCI, porém sem fornecer, muitas vezes, diretrizes específicas que possam barrar processos de exclusão, discriminação e vigilância em massa. Por fim, a participação das OSCs contribui para uma maior aceitação do conceito, que se reflete na inclusão deste na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, embora ainda seja um conceito controverso no debate público.

     


  • Mostrar Abstract
  • The expansion of the smart cities agenda in Brazil is intertwined in a complex and diversified ecosystem of actors, permeated by conflicts, disputes and unequal power relations between governments, companies, universities, social organizations and citizens. Although the concept of smart cities is multifaceted, the dominant version today is little critical: it prioritizes technologies and business, as if technological solutions could readily solve the urban problems of more than 5,000 Brazilian municipalities. However, Brazilian organized civil society is also actively mobilizing to warn about the risks of dependence on Big Techs and ICTs, offering alternatives to direct the use of technologies or contesting them to ensure territorial development and the well-being of citizens. In this sense, one of the promises of the smart cities agenda is to facilitate the participation of multiple actors for urban development. However, doubts persist as to the real social engagement in smart cities. In view of this, the objective of this research is to analyze the participation of civil society organizations in the preparation of the Brazilian Charter for Smart Cities (CBCI), developed through a technical cooperation between the Brazilian government and the German government, in a political context of low social participation. Launched in 2020, CBCI expresses a public agenda, establishing a local concept and outlining guidelines for the implementation of smart cities in the country. Its drafting process began in 2019 and involved representatives from different sectors of society. The research is anchored in a technopolitical and critical approach to smart cities and is guided by the mixed method from the combination of bibliographic research techniques, documentary research, descriptive statistics and interviews with public managers and civil society. The results show that the participation of civil society organizations is reduced compared to other sectors, with a predominance of specialized organizations with a significant cultural capital, to the detriment of popular movements, stigmatized groups and more critical voices. Although the process was well structured, facilitating debates and demonstrations, the means used restricted the involvement to groups with more resources, without fully exploiting the potential of technologies to overcome these barriers. The participation of CSOs, even if limited, leads to an incorporation of more inclusive aspects by the CBCI, but without providing, often, specific guidelines that can prevent processes of exclusion, discrimination and mass surveillance. Finally, the participation of CSOs contributes to a greater acceptance of the concept, which is reflected in its inclusion in the National Urban Development Policy, although it is still a controversial concept in the public debate..

3
  • Vinícius Arrais Limongi Miguel
  • EMOÇÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS: Um estudo sobre o problema da fome

  • Orientador : ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Flavio Marzadro
  • JANAINA LOPES PEREIRA PERES
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
  • Data: 02/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A da fome é objeto frequente de pesquisa em diferentes campos, tão diversos
    quanto suas interpretações da realidade, causalidades e repercussões sociais, abrindo um
    vasto horizonte de estudos sobre um mesmo assunto. No campo de Políticas Públicas, o
    problema da fome ainda é tratado prioritariamente de forma prescritiva, com poucos
    trabalhos focados nas suas diversas percepções, nos efeitos dos afetos, na interação social
    e na sua reflexividade. No entanto, há uma série de autores e autoras que propõem que os
    afetos são indissociáveis dos processos de políticas públicas e trazem perspectivas
    importantes, aspectos muitas vezes ignorados pelo pragmatismo clássico, abrindo espaço
    para exclusão, subalternidade e silenciamento de grupos sociais vulneráveis. Este trabalho
    parte de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de fome explorados por diversos
    campos do conhecimento, ferramentas avaliativas mais importantes e aprofunda nas
    relações entre subjetividades, emoções e políticas públicas a partir dos Estudos Críticos em
    Políticas Públicas. Proponho, ainda, um esforço de construção de um modelo avaliativo
    baseado na compreensão da fome como afeto público, contribuindo para políticas públicas
    emocionalmente afetadas. Encerro o trabalho com uma discussão de caso sobre uma ação
    pública voltada para a população de rua, os argumentos identificáveis nessa relação e
    como a fome é compreendida por algumas das vozes envolvidas, inclusive a minha
    própria.


  • Mostrar Abstract
  • Hunger is a frequent object of research in different fields, as diverse as their
    interpretations of reality, causalities, and social repercussions, opening a vast horizon of
    studies. In the field of Public Policies, the problem of hunger is still treated primarily
    under prescriptive lenses, with few works focused on its different perceptions, the effects
    of affections, social interaction, and its reflexivity. However, there are a number of authors
    who propose that affections are inseparable from public policy processes and can bring
    important perspectives to policy makers and researchers, often ignored by classical
    pragmatism, opening space for exclusion, subalternity and silencing of vulnerable social
    groups. This work starts from a bibliographic review on the concepts of hunger explored
    by different knowledge fields, analyses some important evaluation tools and delves deeper
    into the relationships between subjectivities, emotions and public policies based on Critical
    Studies in Public Policies. It also proposes an effort to build an evaluative model based on
    the understanding of hunger as a public affection, contributing to emotionally affected
    public policies. This work is closed by a case discussion about a public action aimed at the
    homeless population, the identifiable arguments in this relationship and how hunger is
    understood by some of the voices involved, including my own.

Teses
1
  • Aline Perfeito de Sousa
  • Efeito de vizinhança e o desempenho escolar de estudantes da escola pública do Distrito Federal

  • Orientador : ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAQUEL RANGEL DE MEIRELES GUIMARÃES
  • MARIA TERESA GONZAGA ALVES
  • ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
  • MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
  • Data: 06/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Análise do impacto do território nos resultados escolares dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas de acordo com a região administrativa do Distrito Federal.


  • Mostrar Abstract
  • Analysis of the Neighborhood Effect on the Academic Performance of Elementary School Students in Public Schools According to the Administrative Regions of the Federal District.

2023
Dissertações
1
  • Lorena dos Santos Rodrigues
  • ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REPERCUSSÕES NA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Orientador : ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
  • BREITNER LUIZ TAVARES
  • DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA
  • ROBSON DOS SANTOS
  • Data: 17/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho teve como objetivo compreender como o ensino remoto repercutiu na vida escolar dos estudantes da rede pública dos anos iniciais da Região Administrativa de São Sebastião-DF. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um formulário, com pais e responsáveis e entrevistas com professores e gestores de quatro escolas urbanas de São Sebastião- Distrito Federal. A análise dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos Fatores Associados ao Desempenho Escolar em Tempos de Pandemia que foram compilados por meio de análise exploratória da literatura. O ensino remoto emergencial deixou marcas importantes na comunidade escolar pesquisada. Foi um momento difícil para professores, alunos e as famílias. Um período para superar mais obstáculos do que os que comumente aparecem no ensino presencial. Os principais resultados revelaram as preocupações dos pais/responsáveis com a aprendizagem dos filhos, dificuldades em organizar a rotina de estudos e auxiliá-los no período. Já a pesquisa com os professores e gestores revelou os sentimentos de insegurança e estresse diante do período difícil.


  • Mostrar Abstract
  • The work aims to understand how remote teaching repercussions in the school life of public school students of the Elementary Education of the administrative region of São Sebastião-Distrito Federal. A quantitative research was conducted through a form, with parents and guardians and interviews with teachers and managers from four urban schools in São Sebastião-DF. The analysis of the research results was carried out through the factors associated with school performance in times of pandemic that were compiled through exploratory analysis of the literature. Emergency Remote teaching left important marks in the surveyed school community. It was a difficult time for teachers, students and families. A period to overcome more obstacles than those who commonly appear in face-to-face teaching. The main results revealed the concerns of parents/responsible for learning children, difficulties in organizing the routine of study and assisting them in the period. Already research with teachers and managers revealed feelings of insecurity and stress in the difficult period.

2
  • Daniel Aragão Parente Valentim
  • AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ESTUDO COMPARADO COM OS SISTEMAS DO CHILE, DO MÉXICO E DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

  • Orientador : JOAQUIM JOSE SOARES NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARISTIDES CIMADON
  • DORIANA DAROIT
  • FERNANDA DE SOUZA MONTEIRO
  • JOAQUIM JOSE SOARES NETO
  • Data: 27/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • A premissa do sistema regulatório da educação superior brasileira é atender aos interesses estratégicos do país. Nesta perspectiva, entender a regulação passa pela abordagem do sistema avaliativo, pois seu produto é elemento central no processo decisório do poder público.
    Ao corroborarmos que o objetivo de uma política pública é enfrentar um problema público e dar-lhe solução efetiva, faz-se pertinente trazer experiências inerentes à educação superior de outros países. A pesquisa aqui esboçada tem como objetivo comparar a legislação regulatória brasileira com as respectivas normas do Chile, do México e dos Estados Unidos.
    Esta escolha não é aleatória. A exemplo do Brasil, o sistema de educação superior mexicano e americano se caracterizam pela coexistência de instituições públicas e privadas. Em contrapartida, o Chile possui um sistema fundamentado no pressuposto de que os agentes privados executam as políticas educacionais universitárias.
    Identificar as nuances de cada um desses sistemas e evidenciar as similitudes e diferenças com sistema brasileiro é o que se almeja ao fim da pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • The premise to regulation system to brazilian higher education is suport the strategic interest at the country. Then, understand the regulation take acount the approach to evaliation system, because its product is a central element in the process of decision to government.
    As we know that the objective of a policy is face a public problem and must do effective soluction, it is important bring experience to higher education in another countries. The present research has like mean objective a comparative work with a brazilian regulation legislation with respective standard to Chile, Mexico and United States of America.
    This choice is not aleatory. Beyond to Brazil, the mexican and north american system of higher education are compost for public and private universities. In another hand, Chile has a system that only private universities execute policies in higher education.
    Identificating the specificities of each one systems and evince the similarities and diferences with brazilian system is the scope in the end of this research.

3
  • BÁRBARA NUNES DE ARAUJO MODESTO
  • ÉTICA PARA USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL.

  • Orientador : JOAQUIM JOSE SOARES NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAQUIM JOSE SOARES NETO
  • DORIANA DAROIT
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • Andréa Carvalho Vieira
  • Data: 21/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A inteligência artificial é uma inovação tecnológica proveniente do Norte Global com o potencial de desafiar o modo como vivemos, produzimos e disseminamos conhecimento no Sul Global. Estudos descrevem tecnologias e tendências tecnológicas baseadas em inteligência artificial, que estão sendo incorporadas à educação superior, com o poder de determinar o acesso a direitos e oportunidades, logo, o destino das pessoas e da sociedade. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia estão no centro das causas de transformações paradigmáticas na história, contudo, no cenário atual permanece o paradoxo entre notáveis avanços e o acirramento das desigualdades, decorrentes, em boa parte, de lutas geopolíticas por poder e mercados. A Agenda 2030 da ONU chama atenção para a necessidade de priorizar o desenvolvimento sustentável, e estabelece metas específicas para educação de qualidade. Uma vez que o emprego da inteligência artificial tem influência significativa no futuro da educação superior, e considerando que a educação superior é direito fundamental e um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país (BRASIL, 2014), bem como que não existe um marco regulatório da inteligência artificial, especialmente na educação, no Brasil, a finalidade da pesquisa proposta é apontar diretrizes para o uso ético de tecnologias baseadas em inteligência artificial na educação superior brasileira, a partir de uma revisão narrativa e da análise de conteúdo de documentos selecionados.


  • Mostrar Abstract
  • Artificial intelligence is a technological innovation from the Global North with the potential to challenge the way we live, produce, and disseminate knowledge in the Global South. Studies describe technologies and technological trends based on artificial intelligence that are being incorporated into higher education in Brazil, with the power to determine access to rights and opportunities, thus the fate of people and society. The development of science and technology are at the center of the causes of paradigmatic transformations in history, however, in the current scenario remains the paradox between remarkable advances and the intensification of inequalities, arising in large part from geopolitical struggles for power and markets. The UN 2030 Agenda draws attention to the urgence to prioritize sustainable development and sets specific targets for quality education. Since the use of artificial intelligence has a significant influence on the future of higher education, and considering that higher education is a fundamental right and a strategic sector for the economic and social development of the country (BRASIL, 2014), as well as that there is no regulatory framework for artificial intelligence, especially in education, in Brazil, the purpose of the proposed research is to point out guidelines for the ethical use of technologies based on artificial intelligence in Brazilian higher education, based on a narrative review and content analysis of selected documents.

4
  • Walter Lucio Silva Pacheco
  • TEORIAS CONTÁBEIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES GOVERNAMENTAIS: COMO A ESCOLHA DA TEORIA CONTÁBIL DO PATRIMONIO LÍQUIDO PODE AFETAR O ENTENDIMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PELOS GOVERNANTES.

  • Orientador : MAGDA DE LIMA LUCIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE MARILSON MARTINS DANTAS
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MAGDA DE LIMA LUCIO
  • MARCELO ESTRELA FICHE
  • Data: 13/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • O crescimento global da economia ampliou os negócios entre os países. Surge nova necessidade: reduzir a assimetria das informações entre os usuários e quem as fornecem. A contabilidade pode reduzir essa assimetria.
    Harmonizar informações contábeis entre os países auxilia nesse propósito. O desenvolvimento das tecnologias de informações contábeis aproximou seus usuários. A sociedade local e a comunidade internacional recebem informações e transações financeiras sobre entidades públicas e privadas de vários países.
    A Convergência dos países às normas internacionais de Contabilidade é uma cooperação internacional para reduzir divergências contábeis e permitir comparar e compreender as informações de Governos e de suas entidades, pois a falta de padrão prejudica a avaliação e a comparação entre as informações contábeis dos diversos países. No Brasil inicia em 2008 (Portaria MF nº 184).
    DECIDIR é um dos principais atos dos governantes. As informações governamentais são úteis para gerir as atividades públicas. A Contabilidade Pública é fonte geradora. Unificada pela Lei 4320/64, normatizou o controle, avaliação, elaboração, orçamentos e balanços.
    Decisões recebem, geralmente, maior atenção do que a base geradora de informações que as fundamentam, que precisa ser consistente e fidedigna.
    Os governantes precisam entender os demonstrativos contábeis, decorrentes da teoria contábil utilizada, para que possam mitigar possíveis impactos na condução da gestão e da governança, pois podem interferir nos resultados. Ademais, se por um lado os recursos orçamentários são escassos, por outro lado os resultados não podem ser obtidos por leis, normativos ou decretos.
    A União é uma entidade pública e não possui proprietário, sócios ou acionistas. Seus ativos visam assegurar capacidade operacional e potencial para realizar suas atividades. A não contabilização e incorreção nos ativos e passivos distorcem a situação real da entidade e impacta o patrimônio. Por conseguinte, apurar o patrimônio e o intitular de “patrimônio líquido” pode trazer vieses e indagações na leitura dos demonstrativos contábeis, podendo beneficiar ou prejudicar seus usuários.
    Essas situações comprometem e dificultam o entendimento das demonstrações contábeis, como se observa nas constatações do BPU de 2015.
    A não contabilização de obrigações anteriores de R$344 bilhões, o “patrimônio líquido negativo” de R$1,424 trilhão e o balanço patrimonial se assemelhar ao de uma entidade privada são fatos que elucidam. O primeiro amplia os valores das obrigações e não reverte os impactos provocados. O segundo é um problema para os usuários avaliarem o desempenho da União em relação ao Retorno sobre o Ativo e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido. E, por fim, a percepção de se assemelhar a uma entidade privada está associada à teoria contábil utilizada e não às possíveis características idênticas entre as entidades públicas e as privadas.
    Na condução dos trabalhos foram utilizadas, entre outras, normas relacionadas à Contabilidade com convergência para as teorias contábeis do direito de propriedade sob a ótica do patrimônio líquido. Nesse propósito, as bases para os conceitos e fundamentações teóricas foram alicerçadas na Teoria do Proprietário, na Teoria da Entidade e na Teoria do Fundo, suficientes para atender ao propósito da pesquisa.
    As atividades, estudos e análises permitiram evidenciar como a escolha da teoria contábil do patrimônio líquido pode afetar o entendimento das demonstrações contábeis pelos governantes, como resultado do desdobramento na geração de informações governamentais decorrente da teoria contábil utilizada.
    A pesquisa demonstrou que a teoria do proprietário ou a teoria da entidade ofusca a real situação da entidade públlica, traz pouca transparência em relação às suas operações, atividades e decisões. A teoria do fundo é a que melhor detalha os recursos recebidos, as aplicações, aperfeiçoa a evidenciação, a transparência e visualiza e apura o patrimônio


  • Mostrar Abstract
  • Global economic growth has expanded businesses around the economies worldwide. There comes a new need with it – the reduction of information assimetry among users who share it. Accounting can be a tool to reduce this assimetry.
    Getting the accounting information harmonized among different economies helps to reach that purpose. The development of accounting information technologies has brought its users near one another. Local domestic economies and the international community receive public entity information in various countries.
    The economies convergence to the international accounting laws is an international cooperation to reduce accounting discrepancies and allow us to compare and understand the information from governments and their entities. The absence of a pattern affects the evaluation and comparison of other economies accounting information. In Brazil it started in 2008 with a Ministry of Finance 184 regulation.
    One of the main duties of rulers is to decide. Decisions often receive more attention than the information used to do it. These pieces of information, though, have to be consistent and reliable, so that they could be useful to manage the public Administration. Public accounting is one of those information sources regulated in Brazil by the 4320 law, as of 1964, which dealt with the control, evaluation, elaboration, budgets and balance sheets.
    Government officials need to understand financial statements so that they can mitigate prospective impacts in management and governance as they may interfere with the results. In addition if, on one hand, the budget resources are scarce, on the other hand, the results can not be obtained through laws, regulations or decrees.
    The Federal Government is a public entity which does not have an owner, partners or shareholders. Its assets are destined to ensure operational capacity to perform its own activities. The non-accounting and inaccuracy in assets and liabilities distort the entity’s actual situation and impact equity. As such, determining the equity and naming it as net equity can bring biases and questions when reading financial statements, which can benefit or harm its users.
    Such situations can compromise and make it difficult to the understanding of the accounting statements, as can be seen in the findings of public balance sheet (BPU), as of 2015.
    The non-recording of R$ 344 billion previous obligation, the R$ 1,4 trillion negative equity and the balance sheet resembling that of a private entity are facts that demonstrate it. The first increases the values of obligations and does not reverse the impacts caused. The second is a problem for users to evaluate the Federal Government performance in relation to the return on assets and return on equity. And, finally, the understanding that the public sector resembles a private entity is associated with the accounting theory used and not with the possible identical existing characteristics between public and private entities.
    In this research, standards related to Accounting were used, among others, with convergence to the accounting theories of property rights from a net equity’s perspective. For this purpose, the basis for the concepts and theoretical foundations were grounded in the Ownership Theory, in the Entity Theory and in the Fund Theory, able to meet the purpose of the research.
    The studies and analyses allowed us to show how the choice of the net equity accounting theory can affect the public officials’s understanding of accounting statements.
    This research demonstrated that the use of the owner's theory or by the entity theory obscures the public entity real situation and brings little transparency in relation its the operations, activities and decisions. The Fund Theory details the received resources and the aplplications, improving the disclousure as an instrument for transparency. The Fund Theory, though, is the one who reflects the information needed to better see the public entities.

5
  • Ana Carla Vaz Porto
  • Gênero, interseccionalidade e representação política: vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais eleitas em 2020

  • Orientador : SELMA ALVES PANTOJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA SIMARA LUCIANA DA SILVA SALASÁRIO AYRES
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • RODRIGO PIRES DE CAMPOS
  • SELMA ALVES PANTOJA
  • Data: 27/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação explora a correlação entre gênero, interseccionalidade e representação política a partir da eleição de vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais no ano 2020. A temática é explorada a partir de pesquisa bibliográfica em referenciais teóricos feministas, interseccionais e decoloniais, levantamento de dados quantitativos acerca dos grupos analisados, entrevistas semiestruturadas com quatro parlamentares eleitas em 2020 e pesquisa em fontes documentais. O objetivo geral da pesquisa é analisar, sob a perspectiva feminista, interseccional e decolonial, a eleição de vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais em 2020 e suas visões sobre questões de gênero e feminismos. No trabalho, apresenta-se um panorama quantitativo geral dessas vereadoras eleitas em 2020 e propõe-se uma leitura historicizada dos feminismos com o intuito de situar sua eleição no contexto mais amplo de lutas das mulheres por direitos e por equidade. Para compreensão da reduzida quantidade dessas parlamentares plurais nos espaços de representação política, bem como do aumento do número de eleitas em 2020, discorre-se sobre o impacto das hierarquias coloniais no distanciamento delas dos centros de poder político e sobre as estratégias que têm contribuído para sua chegada a tais espaços. As opiniões e visões das vereadoras negras, indígenas, travestis e transexuais sobre os feminismos são temas centrais da pesquisa e procura-se compreender em que medida as formulações de tal movimento social e político estão conectadas com os pensamentos das parlamentares sobre equidade e sobre o combate às assimetrias no campo das relações de gênero. Essas análises levaram à conclusão de que, apesar de haver diversas heterogeneidades entre os grupos de vereadoras analisados no que diz respeito a trajetórias de vida, quantidade de eleitas, filiação partidária, distribuição no território nacional e opiniões sobre os feminismos, também há diversos pontos em comum entre essas mulheres. Apurou-se que elas compartilham, por exemplo, narrativas sobre violências decorrentes de seu ingresso nos centros de poder político e algumas estratégias para dissolver as barreiras que as separam de tais espaços. No que diz respeito aos feminismos, apesar de nem todas as parlamentares terem atração por tal movimento social, político e científico, isso não significa que são antagonistas das feministas nos centros de poder. Elas são, ao contrário, potenciais aliadas na busca por equidade por levarem a tais espaços visões de mundo, pautas e demandas de segmentos sociais historicamente subalternizados e invisibilizados.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation explores the correlation between gender, intersectionality and political representation through the election of black, indigenous, transgender and transsexual councilwomen in the year 2020. The theme is examined through bibliographic research on feminist, intersectional and decolonial theoretical frameworks, quantitative data analysis regarding the group under analysis, semi-structured interviews with four elected councilwomen in 2020 and research on documentary sources. The general objective of the research is to analyze, from a feminist, intersectional and decolonial perspective, the election of black, indigenous, transgender and transsexual councilwomen in 2020 and their views on gender issues and feminisms. The study provides an overall quantitative overview of these elected councilwomen in 2020 and proposes a historicized reading of feminisms to situate their election within the broader context of women's struggles for rights and equity. In order to understand the limited representation of these diverse parliamentarians in political spaces, as well as the increase in the number of these elected councilwomen in 2020, the impact of colonial hierarchies on their distance from centers of political power is discussed, along with the strategies that have contributed to their arrival in such spaces. The opinions and perspectives of black, indigenous, transgender and transsexual councilwomen on feminisms are central themes of the research, seeking to understand to what extent the formulations of this social and political movement are connected to the thoughts of the parliamentarians regarding equity and the fight against gender asymmetries. These analyses led to the conclusion that, despite various heterogeneities among the groups of councilwomen analyzed regarding life trajectories, number of elected representatives, party affiliation, national distribution and opinions on feminisms, there are also several commonalities among these women. It was found that they share narratives of violence resulting from their entry into centers of political power and some strategies to overcome the barriers that separate them from such spaces. Regarding feminisms, although not all parliamentarians are attracted to this social, political and scientific movement, that does not mean that they are antagonistic to feminists in positions of power. On the contrary, they are potential allies in the pursuit of equity as they bring to these spaces worldviews, agendas and demands from historically marginalized and invisibilized social segments.

6
  • Rosana Eulâmpio de Moraes
  • Educação Intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências

  • Orientador : LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AUREA ELEOTERIO SOARES BARROSO
  • GRASIELLE SILVEIRA TAVARES
  • LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • PATRICIA ARAUJO BEZERRA
  • Data: 06/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: O aumento do envelhecimento populacional apresenta oportunidades para contatos e interações entre gerações e, ao mesmo tempo, desafio para o combate de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer que colocam em risco o bônus da longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. A Educação Intergeracional contínua potencializa as ações, práticas e projetos intergeracionais na promoção, formação e transformação social, no conhecimento do processo de envelhecimento, no combate ao idadismo – preconceito com a idade, independente de qual seja, principalmente com a pessoas idosas – e no contributo da criação de uma sociedade inclusiva, solidária e justa para todas as gerações que fortalecem as relações intergeracionais. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo identificar na revisão narrativa estudos que a literatura apresenta sobre a Educação Intergeracional como potencializadora de interações, intercâmbios e solidariedades entre gerações ao longo do curso da vida. Método: Trata-se de uma revisão da literatura, com estudo de abordagem narrativa, desenvolvido a partir de duas revisões de literaturas. Resultado: Identificou-se uma Educação Intergeracional potencializadora e promotora de interação, intercâmbios e solidariedade entre as gerações ao longo do curso da vida. Identificou-se fatores estruturantes relacionados aos aspectos de ambiências, ações e atividades intergeracional para as práticas pedagógicas interdisciplinares de uma Educação intergeracional crítica para todas as gerações. Conclusão: Ao final são recomendados estudos e pesquisas para enfatizar a necessidade do fortalecimento da temática, na perspectiva de uma cidadania intergeracional. Indica-se analisar as diversas formas de práticas e estudos intergeracionais, a fim de construir interações, intercâmbios e vivências dos diversos sujeitos sociais para uma educação ao longo do curso da vida, com respeito a diversidade e dignidade para todas as gerações. As ações, atividades e experiências intergeracionais são ferramentas que fortalecem os vínculos afetivos, a cooperação e a solidariedade mútua, impulsionado por uma Educação Intergeracional contínua e crítica.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: The increase in population aging presents opportunities for contacts and interactions between generations and, at the same time, a challenge to combat stereotypes, prejudices and discrimination related to aging that jeopardize the longevity bonus, quality of life and well-being in contemporary societies. Continuous Intergenerational Education enhances intergenerational actions, practices and projects in the promotion, training and social transformation, in the knowledge of the ageing process, in the fight against ageism- prejudice against age, regardless of what it is, especially against older people - and in contributing to the creation of an inclusive, supportive and fair society for all generations that strengthens intergenerational relationships. Objective: The aim of this study is to identify studies in the literature on Intergenerational Education as an enabler of interactions, exchanges and solidarity between generations throughout the life course. Method: This is a literature review with a narrative approach, developed from two literature reviews. Results: Intergenerational education was identified as empowering and promoting interaction, exchange and solidarity between generations throughout the life course. We identified structuring factors related to aspects of intergenerational environments, actions and activities for interdisciplinary pedagogical practices of critical intergenerational education for all generations. Conclusion: At the end, studies and research are recommended to emphasize the need to strengthen the theme from the perspective of intergenerational citizenship. We recommend analyzing the various forms of intergenerational practices and studies, to build interactions, exchanges and experiences of the various social subjects for an education throughout the course of life, with respect for diversity and dignity for all generations. Intergenerational actions, activities and good practices are tools that strengthen emotional bonds, cooperation and mutual solidarity, driven by continuous and critical Intergenerational Education.

Teses
1
  • SERGIO RICARDO SCHIERHOLT
  • A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL:Dinâmicas em Tempos de Crise Democrática e Austeridade Fiscal (2013-2022).

  • Orientador : BREITNER LUIZ TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BREITNER LUIZ TAVARES
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MARIA FATIMA DE SOUSA
  • ANTÔNIO DE PADUA PITHON CYRINO
  • MARCIO FLORENTINO PEREIRA
  • Data: 26/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho teve como objetivo compreender a participação social institucionalizada pelo Conselho Nacional de Saúde em momento de fragilidade democrática e do direito à saúde envolvendo o período a partir de 2013 até 2022. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo exploratório utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Participaram deste estudo conselheiros nacionais de saúde representantes dos usuários através de entrevistas em profundidade, por meio de roteiros semiestruturados que visavam captar unidades de análise clássicas de participação quanto a representatividade das lideranças, legitimidade do processo, participação da base, capacidade de autossustentação e ampliação do experimentalismo democrático em momento de ruptura vivenciado pelo país. Os resultados possibilitaram a construção de 6 categorias que estruturam o trabalho e a discussão a saber: 1. Trabalho e cotidiano dos conselheiros nacionais de saúde; 2 - Representatividade e participação dos usuários no Conselho Nacional de Saúde; 3 - Direito à saúde e os novos mecanismos de mercado que fragilizam o SUS; 4 - Sentidos e percepções da democracia no Brasil atual; 5 - Constrangimentos antidemocráticos e fragilização do Conselho Nacional de Saúde; e 6 - Pandemia e as dificuldades para o exercício de participação. Os resultados e a pesquisa subsequente indicam que apesar dos problemas tradicionais de legitimidade e vínculos com as bases, e das dificuldades na defesa dos ataques do direito à saúde através do enfraquecimento do SUS, esses problemas foram recrudescidos em função do novo cenário político a partir das manifestações de rua ocorridas na última década. As unidades semânticas de análise permitiram percorrer um caminho pela democracia brasileira iniciando com as marchas de junho de 2013 e entender os impactos dessas mudanças para o controle social. O surgimento de uma nova direita com viés autoritário e com características fascistas que assumiu o Estado brasileiro, trazendo consigo o militarismo e o negacionismo científico como lógica de gestão, se enquadram nesse panorama. A lupa permitida pela pandemia também resultou na discussão sobre a participação em tempos virtuais, mas que se tornou ainda mais importante para contraposição a essa lógica autoritária e anticientífica responsável por grande parte da mortalidade que caracterizou o combate errático ao COVID-19 no Brasil. O estudo finaliza concluindo que é de fundamental importância o papel que o controle social desempenha na defesa ao direito à saúde dentro de um contexto neoliberal e como também tem atuado como um dos baluartes da nossa frágil democracia a partir do campo da saúde.


  • Mostrar Abstract
  • This work aimed to understand the social participation institutionalized by the National Health Council in a moment of democratic fragility and the right to health involving the period from 2013 to 2022. For that, an exploratory qualitative study was carried out using the methodology of content analysis proposed by Bardin. Participating in this study were national health counselors representing users through in-depth interviews, using semi-structured scripts that aimed to capture classical units of analysis of participation in terms of representativeness of leadership, legitimacy of the process, participation of the base, capacity for self-sustainability and expansion of democratic experimentalism in a moment of rupture experienced by the Brazil. The results enabled the construction of 6 categories that structure the work and the discussion, namely: 1. Work and daily life of national health counselors; 2 - Representativeness and participation of users in the National Health Council; 3 - Right to health and the new market mechanisms that weaken the SUS; 4 - Meanings and perceptions of democracy in Brazil today; 5 - Undemocratic constraints and weakening of the National Health Council; and 6 - Pandemic and difficulties in exercising participation. The results and the subsequent research indicate that despite the traditional problems of legitimacy and links with the bases, and the difficulties in defending the attacks on the right to health through the weakening of the SUS, these problems were exacerbated due to the new political scenario from the street demonstrations that took place in the last decade. The semantic units of analysis allowed us to walk through Brazilian democracy starting with the June 2013 marches and to understand the impacts of these changes on social control. The emergence of a new right wing with an authoritarian bias and fascist characteristics that took over the Brazilian State, bringing with it militarism and scientific denialism as a management logic, fit into this scenario. The magnifying glass allowed by the pandemic also resulted in the discussion about participation in virtual times, but which became even more important to oppose this authoritarian and anti-scientific logic responsible for a large part of the mortality that characterized the erratic fight against COVID-19 in Brazil. The study concludes by concluding that the role that social control plays in defending the right to health within a neoliberal context is of fundamental importance and how it has also acted as one of the bulwarks of our fragile

2
  • MAIRA ROCHA SANTOS
  • Habilidades Digitais de Pessoas Idosas para Uso do E-Governo: em busca da inclusão

  • Orientador : MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLARISSA GUIMARÃES RODRIGUES
  • LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
  • PATRICIO ESTEBAN RAMIREZ CORREA
  • REJANE MARIA DA COSTA FIGUEIREDO
  • Data: 20/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho consiste em uma coletânea de artigos que abordam uma questão premente no cenário brasileiro: a desigualdade digital, com foco nas pessoas idosas e, como desenvolver as habilidades digitais desse grupo, pode colaborar para uma participação cidadã dessas pessoas.
    Com o advento da era da informação e do envelhecimento, a relação dessa parcela da população com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se torna cada vez mais crucial. O desafio está em incluir essas gerações mais experientes na revolução tecnológica, especialmente no contexto do e-governo, onde serviços públicos e informações estão cada vez mais digitalizados.
    Para isso, realizou-se, por exemplo, a análise dos fatores críticos relacionados ao e-governo para as pessoas idosas e observou-se que a temática da exclusão digital, que era uma preocupação predominante antes da pandemia, mas esta cedeu lugar à relevância do "governo móvel" no período pós-COVID-19. Além disso, questões relacionadas à qualidade, ausência e difusão da informação continuam a ser elementos-chave a serem considerados, independentemente do contexto. A preocupação com a “confiança” surgiu após o período da COVID-19.
    Nesse sentido o trabalho se propõe a desenvolver e aplicar um modelo teórico na metodologia de equações estruturais para explicar e explorar as habilidades digitais propostas, a saber: Computer Literacy, Digital Literacy e Digital Competence no contexto da aprendizagem Digital ao Longo da Vida. Em última análise, a busca por um modelo de aceitação do e-governo por pessoas idosas enfatiza a importância das habilidades digitais. A Digital Competence emerge como o fator mais influente na adoção do e-governo, com a Digital Literacy desempenhando um papel de mediação crucial.
    O trabalho também aborda a heterogeneidade da população idosa e usa a teoria das gerações para ajudar a explicar o contato e desses indivíduos com a tecnologia e a influência desse fator geracional a partir da geração a que essa pessoa idosa pertence. Os resultados das habilidades digitais e uso da internet por gerações deixa visível a exclusão digital de determinados grupos, sobretudo homens e mulheres pretos.
    Nesse contexto desafiador, as universidades desempenham um papel fundamental na promoção das habilidades digitais ao longo da vida. A criação de Observatórios de Pesquisa, como o exemplo do "Observatório da Longevidade Digital," representa uma abordagem que visa combinar pesquisa, ensino e extensão. Isso não apenas facilita a organização e disseminação de informações relevantes sobre esse cenário, mas também capacita a sociedade, incluindo a população idosa, na era digital.
    Assim, promover ativamente as habilidades digitais entre as pessoas idosas é fundamental para reduzir a desigualdade digital e permitir sua participação efetiva no e-governo, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, cidadã e tecnologicamente capacitada.


  • Mostrar Abstract
  • The work consists of a collection of articles that address a pressing issue in the Brazilian scenario: digital inequality, with a focus on elderly people and how developing the digital skills of this group can contribute to their civic participation.
    With the advent of the information age and aging, the relationship of this portion of the population with Information and Communication Technologies (ICTs) becomes increasingly crucial. The challenge is to include these more experienced generations in the technological revolution, especially in the context of e-government, where public services and information are increasingly digitized.
    To this end, for example, an analysis of critical factors related to e-government for elderly people was carried out and it was observed that the issue of digital exclusion, which was a predominant concern before the pandemic, but this gave way to relevance of "mobile government" in the post-COVID-19 period. Furthermore, issues related to the quality, absence and dissemination of information continue to be key elements to be considered, regardless of the context. Concern about “trust” emerged after the COVID-19 period.
    In this sense, the work proposes to develop and apply a theoretical model in the methodology of structural equations to explain and explore the proposed digital skills, namely: Computer Literacy, Digital Literacy and Digital Competence in the context of Lifelong Digital Learning. Ultimately, the search for a model of e-government acceptance by older people emphasizes the importance of digital skills. Digital Competence emerges as the most influential factor in e-government adoption, with Digital Literacy playing a crucial mediating role.
    The work also addresses the heterogeneity of the elderly population and uses the theory of generations to help explain the contact of these individuals with technology and the influence of this generational factor based on the generation to which this elderly person belongs. The results of digital skills and internet use across generations make visible the digital exclusion of certain groups, especially black men and women.
    In this challenging context, universities play a fundamental role in promoting lifelong digital skills. The creation of Research Observatories, such as the "Digital Longevity Observatory," represents an approach that aims to combine research, teaching and extension. This not only facilitates the organization and dissemination of relevant information about this scenario, but also empowers society, including the elderly population, in the digital era.
    Therefore, actively promoting digital skills among older people is fundamental to reducing digital inequality and enabling their effective participation in e-government, contributing to a more inclusive, civic-minded and technologically capable society.

2022
Dissertações
1
  • Tatiana Frade Maciel
  • Análise da amigabilidade urbana de Brasília na percepção da pessoa idosa no Distrito Federal

  • Orientador : LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • GRASIELLE SILVEIRA TAVARES
  • MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
  • RODRIGO CARDOSO BONICENHA
  • Data: 13/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: A acentuada urbanização e o envelhecimento populacional criam desafios globais. No Brasil, a população vem envelhecendo perante condições socioeconômicas desfavoráveis, associada as perdas - não raras - de autonomia e independência, e uma dificuldade de adaptação às exigências do mundo moderno, que leva muitas vezes ao isolamento social das pessoas idosas. O desafio de enfrentar essas transformações dentro de um curto período cria um senso de urgência na mudança de políticas públicas e na sociedade. Diante deste cenário, a OMS nas últimas décadas incrementou seus esforços para incentivar um envelhecimento saudável, ativo e participativo, com cidades amigas das pessoas idosas e ao mesmo tempo combatendo o ageismo. O convívio na cidade é permeado de atitudes preconceituosas contra a pessoa idosa, e a conscientização do coletivo sobre este “ismo” é o primeiro passo para a construção de ambientes amigáveis. Objetivos: O objetivo deste estudo é explorar e compreender as concepções e percepções de pessoas idosas sobre os eixos do Guia da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, assim como seus apontamentos sobre prioridades e barreiras para tornar a região metropolitana de Brasília mais amigável às pessoas idosas. Métodos: A proposta teórico-metodológica adotada é de abordagem qualitativa, do tipo transversal e de natureza analítica. Foram organizadas duas etapas: i) revisão de escopo de literatura, para o levantamento dos conceitos utilizados para Cidade Amiga da Pessoa Idosa, bem como as teorias que são utilizadas para abarcar o tema; ii) levantamento de questões sociodemográficas com a aplicação de uma Survey Online por intermédio de uma amostra por conveniência de 208 pessoas idosas, de 60 anos ou mais de 4 regiões administrativas do Distrito Federal (Ceilândida, Lago Sul, Plano Piloto e Taguatinga). Todo o estudo adota o referencial teórico do ageismo e da teoria ecológica, constructo que possibilita compreender as barreiras, preconceitos e estereótipos das mais diversas ordens que comprometem a vivência da plenitude da longevidade e a influência que o meio tem sobre a inclusão e interação social das pessoas idosas. Resultados: A amostra foi composta por 208 pessoas com 60 anos ou mais, com o predomínio de mulheres (78,4%), 90,38% heterossexuais, com idade média de 67,5 anos (± 6,67), mínimo de 60 anos e máximo de 92 anos. A maioria autodeclarou ser não-preta (58,17%), porém, nas RA´s periféricas há maioria preta (51% em Ceilândia e 50% em Taguatinga). Em média, 68,75% possuem ensino superior, renda de 4-10 salários-mínimos, são casados ou possuem união estável (51,44%); 38,94% moram com mais uma pessoa; 62,50% possuem plano de saúde como titular; 72,12% residem em imóvel próprio e quitado; e 46,63% dos indivíduos avaliaram sua saúde e qualidade de vida como boa. Em suma, 66,08% das pessoas não consideram Brasília uma cidade amiga da pessoa idosa, sendo que 74,52% acreditam que para este título, a capital deve melhorar o acesso aos espaços externos. Além disso, os eixos mais importantes são: Saúde (82,21%), Respeito e Inclusão (74,52%) e Transporte (73,56%). Nas regiões de Ceilândia (90,2%) e Taguatinga (73,71%) o maior temor das pessoas idosas ao sair de casa é o medo de serem assaltadas. Já no Plano Piloto (72,41%) e Lago Sul (61,90%) há o receio de sofrer uma queda por causa dos desníveis nas calçadas. Conclusão: Foi possível identificar que para as pessoas idosas um ambiente amigável é aquele que facilita a exploração do ambiente externo com acessibilidade, sem deixar o direito à saúde, o respeito e inclusão, e a oferta de transporte público de lado. Aqueles que moram em regiões periféricas sofrem mais com a insegurança da criminalidade, enquanto as regiões centrais sentem-se inseguros com a estrutura física das calçadas e o medo de cair. Não foi possível associar a autopercepção de saúde ou outros determinantes sociais com a percepção da cidade ser amiga da pessoa idosa.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: Accentuated urbanization and population aging create global challenges. In Brazil, the population has been aging in the face of unfavorable socioeconomic conditions, associated with - not uncommon - losses of autonomy and independence, and difficulty in adapting to the demands of the modern world, which often leads to the social isolation of the elderly people. The challenge of facing these transformations within a short period creates a sense of urgency in changing public policies and society. Faced with this scenario, the WHO in recent decades has increased its efforts to encourage healthy, active, and participatory aging, with friendly cities for the elderly and at the same time combating ageism. Living together in the city is permeated with prejudiced attitudes against the elderly, and the collective's awareness of this “ism” is the first step towards building friendly environments. Objectives: The objective of this study is to explore and understand the conceptions and perceptions of elderly people about the axes of the world Guide of Age-friendly cities, as well as their notes on priorities and barriers to make the metropolitan region of Brasília more friendly to the elderly. Methods: The theoretical-methodological proposal adopted is a qualitative, cross-sectional, and analytical approach. Two steps were organized: i) a review of the literature scope, to survey the concepts used for Age-friendly cities, as well as the theories that are used to cover the theme; ii) a survey of sociodemographic issues with the application of an Online Survey through a convenience sample of 208 elderly people, aged 60 or over from 4 administrative regions of the Federal District (Ceilandida, Lago Sul, Plano Piloto, and Taguatinga). The entire study adopts the theoretical framework of ageism and ecological theory, a construct that makes it possible to understand the barriers, prejudices, and stereotypes of the most diverse orders that compromise the experience of the fullness of longevity and the influence that the environment has on the inclusion and social interaction of women. old people. Results: The sample consisted of 208 people aged 60 years or older, with a predominance of women (78.4%), 90.38% heterosexuals, with a mean age of 67.5 years (± 6.67), a minimum of 60 years and a maximum of 92 years. The majority self-declared to be non-black (58.17%), however, in peripheral administrative regions there is a black majority (51% in Ceilândia and 50% in Taguatinga). On average, 68.75% have higher education, income of 4-10 minimum wages, are married or have a stable relationship (51.44%); 38.94% live with one more person; 62.50% have a health plan as holder; 72.12% live in their own property and paid off, and 46.63% of the individuals rated their health and quality of life as good. In short, 66.08% of people do not consider Brasilia a friendly city for the elderly, with 74.52% believing that for this title, the capital must improve access to external spaces. In addition, the most important axes are: Health (82.21%), Respect and Inclusion (74.52%) and Transport (73.56%). In the Ceilândia (90.2%) and Taguatinga (73.71%) regions, the greatest fear of elderly people when leaving home is the fear of being mugged. In Plano Piloto (72.41%) and Lago Sul (61.90%), there is a fear of suffering a fall because of uneven sidewalks. Conclusion: It was possible to identify that for the elderly, a friendly environment is one that facilitates the exploration of the external environment with accessibility, without leaving aside the right to health, respect and inclusion, and the provision of public transport. Those who live in peripheral regions suffer more from the insecurity of crime, while the central regions feel insecure with the physical structure of the sidewalks and the fear of falling. It was not possible to associate self-perception of health or other social determinants with the perception of the city being friendly to the elderly.

2
  • MARIA WEILA COÊLHO ALMEIDA
  • Isolamento social entre pessoas idosas participantes do Sesc do Distrito Federal em tempo de distanciamento social na pandemia de Covid-19

  • Orientador : LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AUREA ELEOTERIO SOARES BARROSO
  • FLAVIA APARECIDA SQUINCA
  • LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
  • PATRICIA ARAUJO BEZERRA
  • Data: 13/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • A sociedade brasileira passa por uma série de transformações, nas cidades e metrópoles, em relação ao perfil populacional, processos de sociabilidade, configuração social das relações humanas que apresentam uma complexidade de interações e modificações tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais. Nas últimas décadas, com essas mudanças sociais, as pessoas idosas residentes em áreas urbanas passaram a ter menor acesso a presença de membros de suas famílias com disponibilidade para assistência e interação social no cotidiano da vida. O presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: “Quais são os principais desafios/dificuldades/obstáculos para a interação social de pessoas idosas? uma vez que o isolamento social de pessoas idosas apresenta o potencial para se tornar um dos maiores problemas de saúde pública da sociedade contemporânea.


  • Mostrar Abstract
  • Brazilian society goes through a series of transformations, in cities and metropolises, in relation to the population profile, sociability processes, social configuration of human relations that present a complexity of interactions and technological, economic, political and sociocultural changes. In recent decades, with these social changes, elderly people living in urban areas have had less access to the presence of family members who are available for assistance and social interaction in everyday life. The present work seeks to answer the following question: “What are the main challenges/difficulties/obstacles for the social interaction of elderly people? since the social isolation of elderly people has the potential to become one of the biggest public health problems in contemporary society.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app29_Prod.sigaa23