|
Dissertações |
|
1
|
-
SOLANA IRENE LOCH ZANDONAI
-
Relações entre práticas e tecnologias no território de coleta de sementes nativas do Cerrado
-
Orientador : DORIANA DAROIT
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DORIANA DAROIT
-
JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
-
ROBERTO DONATO DA SILVA JÚNIOR
-
VANESSA MARIA DE CASTRO
-
Data: 08/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa apresenta uma leitura das relações entre práticas e tecnologias na coleta de sementes nativas para a restauração ecológica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica e com entrevistas individuais junto à Associação de Coletores de Sementes da Chapada dos Veadeiros - Cerrado de Pé (GO). A investigação parte da ideia de que humanos e não humanos estabelecem relações em virtude do território e da cosmovisão das comunidades coletoras. Na Associação, o histórico técnico-científico da restauração coaduna com as perspectivas de conhecimentos locais das comunidades assentadas, quilombolas e de contexto rural-urbano, fazendo interagir práticas e tecnologias. Nesse sentido, foi problematizada a forma como coletoras e técnicos negociam, adaptam e traduzem informações sobre a coleta para o Formulário de Entrega de Sementes – interpretado enquanto uma tecnologia que conecta o trabalho da coleta com o mercado de sementes e os instrumentos políticos que regulam a produção de sementes, expressos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Por fim, a discussão sobre práticas, técnicas e tecnologias reposicionou os saberes-fazeres das coletoras, de modo a revelar como elas cocriam a tecnologia na interação entre diferentes noções ecológicas, imprimindo diferenças cosmotécnicas no trânsito entre políticas públicas, mercado e suas realidades.
-
Mostrar Abstract
-
This research presents a reading of the relationships between practices and technologies in the collection of native seeds for ecological restoration. To this end, a qualitative research was developed with an ethnographic approach and individual interviews with the Cerrado de Pé Association in the microregion of Chapada dos Veadeiros (GO). The investigation is based on the idea that humans and non-humans establish relationships due to the territory and worldview of collecting communities. In Cerrado de Pé, the technical-scientific history of restoration conform with the perspectives of local knowledge from settled communities, quilombolas and rural-urban contexts, making hybrids of practices and technologies interact. In this sense, the way in which collectors and technicians negotiate, adapt and translate information about collection into the Seed Delivery Form (Formulário de Entrega de Sementes) was problematized – the Form was interpreted as a technology that connects the collection work with the seed market and the political instruments that regulate seed production, expressed in the National Seed and Seedling Registry (Registro Nacional de Sementes e Mudas - Renasem). Finally, the discussion about practices, techniques and technologies repositioned the collectors' know-how, in order to reveal how they co-create technology in the interaction between different ecological notions, imprinting cosmotechnical differences in the transit between public policies, the market and their realities.
|
|
2
|
-
Jacqueline Moreno Gomes Guimarães
-
A PARTICIPAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NA CONSTRUÇÃO DA CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES
-
Orientador : LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LALITA KRAUS
-
CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
-
Data: 20/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A expansão da agenda das cidades inteligentes no Brasil está imbricada em um ecossistema complexo e diversificado de atores, permeado por conflitos, disputas e relações de poder desiguais entre governos, empresas, universidades, organizações sociais e cidadãos. Embora o conceito de cidades inteligentes seja multifacetado, a versão dominante hoje é pouco crítica: prioriza as tecnologias e os negócios, como se as soluções tecnológicas pudessem resolver prontamente os problemas urbanos dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Contudo, a sociedade civil organizada brasileira também está se mobilizando ativamente para alertar sobre os riscos da dependência das Big Techs e das TICs, oferecendo alternativas para direcionar o uso das tecnologias ou contestá-las para garantir o desenvolvimento territorial e o bem-estar dos cidadãos. Nesse sentido, uma das promessas da agenda das cidades inteligentes está em facilitar a participação de múltiplos atores para o desenvolvimento urbano. No entanto, persistem dúvidas quanto ao real engajamento social nas cidades inteligentes. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é analisar a participação das organizações da sociedade civil na elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CBCI), desenvolvida por meio de uma cooperação técnica entre o governo brasileiro e alemão, num contexto político de baixa participação social. Lançada em 2020, a CBCI expressa uma agenda pública, estabelecendo um conceito local e traçando diretrizes para a implementação de cidades inteligentes no país. Seu processo de elaboração teve início em 2019 e envolveu representantes de diferentes setores da sociedade. A investigação é ancorada numa abordagem tecnopolítica e crítica das cidades inteligentes e é guiada pelo método mistoa partir da combinação das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, de estatística descritiva e de entrevistas com gestores públicos e sociedade civil. Os resultados apontam que a participação das organizações da sociedade civil é reduzida em comparação com os demais setores, com predominância de organizações especializadas e de expressivo capital cultural, em detrimento de movimentos populares, grupos estigmatizados e vozes mais críticas. Embora o processo tenha sido bem estruturado, facilitando debates e manifestações, os meios utilizados restringiram o envolvimento a grupos com mais recursos, sem explorar plenamente o potencial das tecnologias para superar essas barreiras. A participação das OSCs, mesmo que limitada, leva a uma incorporação de aspectos mais inclusivos pela CBCI, porém sem fornecer, muitas vezes, diretrizes específicas que possam barrar processos de exclusão, discriminação e vigilância em massa. Por fim, a participação das OSCs contribui para uma maior aceitação do conceito, que se reflete na inclusão deste na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, embora ainda seja um conceito controverso no debate público.
-
Mostrar Abstract
-
The expansion of the smart cities agenda in Brazil is intertwined in a complex and diversified ecosystem of actors, permeated by conflicts, disputes and unequal power relations between governments, companies, universities, social organizations and citizens. Although the concept of smart cities is multifaceted, the dominant version today is little critical: it prioritizes technologies and business, as if technological solutions could readily solve the urban problems of more than 5,000 Brazilian municipalities. However, Brazilian organized civil society is also actively mobilizing to warn about the risks of dependence on Big Techs and ICTs, offering alternatives to direct the use of technologies or contesting them to ensure territorial development and the well-being of citizens. In this sense, one of the promises of the smart cities agenda is to facilitate the participation of multiple actors for urban development. However, doubts persist as to the real social engagement in smart cities. In view of this, the objective of this research is to analyze the participation of civil society organizations in the preparation of the Brazilian Charter for Smart Cities (CBCI), developed through a technical cooperation between the Brazilian government and the German government, in a political context of low social participation. Launched in 2020, CBCI expresses a public agenda, establishing a local concept and outlining guidelines for the implementation of smart cities in the country. Its drafting process began in 2019 and involved representatives from different sectors of society. The research is anchored in a technopolitical and critical approach to smart cities and is guided by the mixed method from the combination of bibliographic research techniques, documentary research, descriptive statistics and interviews with public managers and civil society. The results show that the participation of civil society organizations is reduced compared to other sectors, with a predominance of specialized organizations with a significant cultural capital, to the detriment of popular movements, stigmatized groups and more critical voices. Although the process was well structured, facilitating debates and demonstrations, the means used restricted the involvement to groups with more resources, without fully exploiting the potential of technologies to overcome these barriers. The participation of CSOs, even if limited, leads to an incorporation of more inclusive aspects by the CBCI, but without providing, often, specific guidelines that can prevent processes of exclusion, discrimination and mass surveillance. Finally, the participation of CSOs contributes to a greater acceptance of the concept, which is reflected in its inclusion in the National Urban Development Policy, although it is still a controversial concept in the public debate..
|
|
3
|
-
Vinícius Arrais Limongi Miguel
-
EMOÇÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS: Um estudo sobre o problema da fome
-
Orientador : ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIO MARZADRO
-
JANAINA LOPES PEREIRA PERES
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
-
Data: 02/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A da fome é objeto frequente de pesquisa em diferentes campos, tão diversos quanto suas interpretações da realidade, causalidades e repercussões sociais, abrindo um vasto horizonte de estudos sobre um mesmo assunto. No campo de Políticas Públicas, o problema da fome ainda é tratado prioritariamente de forma prescritiva, com poucos trabalhos focados nas suas diversas percepções, nos efeitos dos afetos, na interação social e na sua reflexividade. No entanto, há uma série de autores e autoras que propõem que os afetos são indissociáveis dos processos de políticas públicas e trazem perspectivas importantes, aspectos muitas vezes ignorados pelo pragmatismo clássico, abrindo espaço para exclusão, subalternidade e silenciamento de grupos sociais vulneráveis. Este trabalho parte de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de fome explorados por diversos campos do conhecimento, ferramentas avaliativas mais importantes e aprofunda nas relações entre subjetividades, emoções e políticas públicas a partir dos Estudos Críticos em Políticas Públicas. Proponho, ainda, um esforço de construção de um modelo avaliativo baseado na compreensão da fome como afeto público, contribuindo para políticas públicas emocionalmente afetadas. Encerro o trabalho com uma discussão de caso sobre uma ação pública voltada para a população de rua, os argumentos identificáveis nessa relação e como a fome é compreendida por algumas das vozes envolvidas, inclusive a minha própria.
-
Mostrar Abstract
-
Hunger is a frequent object of research in different fields, as diverse as their interpretations of reality, causalities, and social repercussions, opening a vast horizon of studies. In the field of Public Policies, the problem of hunger is still treated primarily under prescriptive lenses, with few works focused on its different perceptions, the effects of affections, social interaction, and its reflexivity. However, there are a number of authors who propose that affections are inseparable from public policy processes and can bring important perspectives to policy makers and researchers, often ignored by classical pragmatism, opening space for exclusion, subalternity and silencing of vulnerable social groups. This work starts from a bibliographic review on the concepts of hunger explored by different knowledge fields, analyses some important evaluation tools and delves deeper into the relationships between subjectivities, emotions and public policies based on Critical Studies in Public Policies. It also proposes an effort to build an evaluative model based on the understanding of hunger as a public affection, contributing to emotionally affected public policies. This work is closed by a case discussion about a public action aimed at the homeless population, the identifiable arguments in this relationship and how hunger is understood by some of the voices involved, including my own.
|
|
4
|
-
Vinicius Dias Cunha
-
SOBREVIVENDO NO INFERNO: UM ESTUDO SOBRE A RODA DE CONVERSAS DE HOMENS NEGROS DE BRASÍLIA E NARRATIVAS SOBRE SAÚDE
-
Orientador : BREITNER LUIZ TAVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BREITNER LUIZ TAVARES
-
JOSE WALTER NUNES
-
WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
-
Guilherme Oliveira Lemos
-
Data: 27/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho busca analisar as estratégias de manutenção da saúde, desenvolvidas entre homens negros na Roda de Conversa de Homens Negros de Brasília (RCHNB), que é executada quinzenalmente e de forma autônoma por um coletivo de homens desde o dia 22 de agosto de 2018 em Brasília, Distrito Federal. Através do método de pesquisa social reconstrutiva (Bohnsack, 2020), foram identificados três eixos narrativos que se repetiam entre os participantes, nos dando um panorama grupal da RCHNB: 1 – A Roda como equipamento de promoção de saúde; 2 – A Roda ressignificando a negritude dos participantes; 3 – A Roda como uma estratégia contracolonial de enfrentamento do racismo por homens negros. A pesquisa ressalta aspectos subjetivos através da reprodução de falas e significados dos participantes, juntamente com uma narrativa pessoalizada do porquê o tema foi escolhido, demonstrando um entrelaçamento com o objeto de pesquisa e a construção de vida de um ser afetado (Fravet-Saada, 2005) pela temática, o que resultou em um olhar para subjetividades múltiplas – ainda que todos estivessem dentro da categoria homens negros. Com isso, buscou-se chamar atenção para a necessidade de desmistificação e de quebra de um bloco monolítico de análise. O grupo deixou evidenciado a complexidade da separação em duas categorias estruturantes da sociedade brasileira: o gênero e a raça. A pesquisa também destaca dispositivos legislativos que possibilitariam pensar a promoção de saúde para os homens negros do Brasil em um nível institucional do Estado brasileiro.
-
Mostrar Abstract
-
This work seeks to analyze health maintenance strategies developed among black men in the Brasília Black Men Conversation Circle, which is carried out biweekly and autonomously by a collective of men, every fortnight, since August 22nd. 2018 in Brasília-DF. Using the reconstructive social research method (Bohnsack, 2020), three narrative axes were identified that were repeated among the participants, giving us a group overview of circle: 1 – The Circle as health promotion equipment; 2 – The Circle giving new meaning to the blackness of the participants; 3 – The Circle as a counter-colonial strategy for confronting racism by black men. The research highlights subjective aspects through the reproduction of participants' speeches and meanings, together with a personal narrative of why I chose this theme, demonstrating an intertwining with the research object and the construction of the life of an affected being (Fravet-Saada , 2005) through this theme, ending up bringing what resulted in a look at multiple subjectivities, even though they were all within the “Black men” category. With this, we sought to draw attention to the need for demystification and breaking down a monolithic block of analysis. The group highlighted how complex the separation into two structuring categories of Brazilian society: gender and race. The research also highlights legislative provisions that would make it possible to think about health promotion for black men in Brazil at an institutional level of the Brazilian State
|
|
5
|
-
Vanessa Cristina Rosa Silva
-
Mamãs Parteiras: laços femininos e a autoridade do partejar em Angola
-
Orientador : JOSE WALTER NUNES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
Daniela Antonello Lobo D'Avila
-
JOSE WALTER NUNES
-
LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
Data: 08/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta dissertação, fundamentada em uma análise socioantropológica, traço um “retrato” das parteiras tradicionais de Angola, abordando aspectos da realidade e refletindo sobre papel social e a dimensão de atuação destas enquanto sujeitas políticas naquela sociedade. Trata-se de um estudo descritivo, assentado em uma perspectiva etnográfica e na análise das narrativas geradas em entrevistas semiestruturadas e abertas que se associam às pesquisas bibliográficas e documentais, em que se colocaram os seguintes questionamentos de pesquisa: quem são as mulheres que realizam os partos tradicionais em Angola, também conhecidas como parteiras tradicionais ou mamãs parteiras? Quais elementos definem seu papel social e a dimensão de sua atuação na sociedade? As parteiras tradicionais angolanas ocupam, contemporaneamente, algum espaço de autoridade e/ou poder na estrutura da sociedade, em particular nas esferas em que vivem e exercem seu ofício de partejar? Partindo desses questionamentos, lançou-se um olhar sobre o país e sobre as mulheres africanas que ali exercem o ofício do partejar tradicional com base em lentes de autores decoloniais e estudos feministas de correntes subalternas, especialmente autoras africanas que se dedicam a pensar gênero e feminismo sem desconsiderar as particularidades de cada grupo social. Em Angola, apesar de mais da metade dos partos serem realizados fora das unidades oficiais de saúde, as parteiras tradicionais, praticamente, não são mencionadas nos principais documentos oficiais que tratam da saúde reprodutiva, política materno infantil ou temas afins. Apesar dessa invisibilidade e de inúmeros elementos sinalizarem que as parteiras tradicionais angolanas vivem sob contextos de profunda vulnerabilidade social a pesquisa apresentada apontou que elas são profundas conhecedoras da realidade vivenciada pelas mulheres angolanas acerca da atenção ao parto e detentoras de um poder e uma autoridade que está atrelado aos “Laços Sociais” estabelecidos e aos conhecimentos colocados em prática no momento do parto.
-
Mostrar Abstract
-
In this dissertation, based on a socio-anthropological analysis, I draw a “portrait” of traditional midwives in Angola, addressing aspects of reality and reflecting on social role and the dimension of their performance as political subjects in that society. This is a descriptive study, based on an ethnographic perspective and in the analysis of narratives generated in semi-structured and open interviews that were associated with bibliographic and documentary research, in which the following were placed research questions: who are the women who perform traditional births in Angola, also known as traditional midwives or mamãs midwives? Which elements define your social role and the dimension of your action in society? To the Angolan traditional midwives currently occupy some space in authority and/or power in the structure of society, particularly in the spheres in which they live and exercise their job of midwifery? Based on these questions, we took a look at about the country and about the African women who work there as midwives traditional based on lenses of decolonial authors and feminist studies of currents subaltern, especially African authors who dedicate themselves to thinking about gender and feminism without disregarding the particularities of each social group. In Angola, despite more than half of births taking place outside the units health officials, traditional midwives are practically not mentioned in main official documents that deal with reproductive health, maternal policy children's or similar themes. Despite this invisibility and numerous elements signaling that Angolan traditional midwives live in contexts of profound vulnerability social the research presented showed that they are in-depth knowledge of the reality experienced by Angolan women regarding childbirth care and holders of a power and authority that is linked to established “Social Ties” and to knowledge put into practice at the time of birth.
|
|
6
|
-
Maria Aparecida da Silva
-
A IDENTIDADE NEGRA EM RECONSTRUÇÃO NA FESTA POMITAFRO VILA PAVÃO/ES
-
Orientador : JOSE WALTER NUNES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE WALTER NUNES
-
BREITNER LUIZ TAVARES
-
LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
ERINEU FOERSTE
-
Data: 30/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como foco as dimensões identitárias e de pertencimento relacionados à comunidade negra de Vila Pavão, tendo como referência um evento de caráter educativo-cultural criado em 1989, por um grupo de professores, no Centro Estadual Integrado de Educação Rural/CEEIR, cujas atividades buscavam “ integrar” três grupos étnico-culturais do município, formado por pomeranos, italianos e afrodescendentes, com o objetivo de combater o etnocentrismo e o racismo. O evento, atualmente uma grandiosa festa anual, denominada Pomitrafo (daí o neologismo pomerano, italiano e afro-brasileiro) cresceu em importância, transbordando a escola, ao ponto de ressignificar a identidade cultural da cidade e referenciar os principais símbolos oficiais do município, como um ícone da localidade que se orgulha de sua diversidade étnica. Assim, procuro compreender o processo permanente de reconstrução da identidade negra nesse contexto, na sua relação às identidades dos demais grupos, também em constante transformação. A pesquisa se fundamenta metodologicamente na história oral, em documentos escritos e visuais para levantar questões relacionadas à interação entre essas etnias – experiências de tensões, aproximações, distanciamentos, resistências, poderes – tendo em conta as histórias e as memórias que as diferenciam e ao mesmo tempo as pluralizam nos seus saberes, fazeres e conhecimentos.
-
Mostrar Abstract
-
This study focuses on the dimensions of identity and belonging related to the black community of Vila Pavão, taking as a reference an educational-cultural event created in 1989, by a group of teachers, at the Integrated State Center for Rural Education/CEEIR, , whose The activities sought to “integrate” three ethnic-cultural groups in the municipality, made up of Pomeranians, Italians and people of African descent, with the aim of combating ethnocentrism and racism. The event, currently a grand annual festival, called Pomitrafo (hence the Pomeranian, Italian and Afro-Brazilian neologism) grew in importance, overflowing the school, to the point of giving new meaning to the city's cultural identity and referencing the city's main official symbols, such as an icon of the locality that is proud of its ethnic diversity. Thus, I seek to understand the permanent process of reconstruction of black identity in this context, in its relation to the identities of other groups, which are also in constant transformation. The research is methodologically based on oral history, written and visual documents to raise questions related to the interaction between these ethnicities – experiences of tensions, approximations, distances, resistances, powers – taking into account the stories and memories that differentiate them and at the same time pluralize them in their knowledge, practices and knowledge.
|
|
7
|
-
Denise Ferreira da Costa
-
MULHERES NEGRAS 60+: HISTÓRIAS DE VIDA NA VELHICE
-
Orientador : LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BREITNER LUIZ TAVARES
-
ELEN CRISTINA GERALDES
-
LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
MARIA CRISTINA CORRÊA LOPES HOFFMANN
-
Data: 09/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa Mulheres Negras 60+, Histórias de Vida da Velhice -- diálogo entre Conceição Evaristo e Ecléa Bosi, estuda envelhecimento das mulheres negras brasileiras em perspectiva descolonial, em que trata o racismo e os fenômenos machismo, classe, gênero, idadismo, em perspectativa interseccional e na relação entre história, cultura e formação da socidade. O estudo tem como objetivo: captar as histórias de vida de mulheres negras 60+ que frequentam o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo CECON do Gama no Distrito Federal, a partir de uma perspectiva interseccional entre racismo, gênero, idadismo e pobreza, de modo a compreender processos subjetivos gerados na relação entre história, cultura e impactos para velhice da mulher negra brasileiira. A metodologia é a pesquisa qualitativa, análise das narrativas orais de mulheres negras 60+ e epistêmico metodológica Escrevivência de Conceição Evaristo em diálogo com estudos pessoas velhas de Ecléa Bosi. A fundamentação teórica traz contribuições de mulheres refêrencias em pesquisas interseccionais do feminismo negro como: Patrícia Collins, Lélia Gonzáles, Sueli Carneiro etc. e contribuições de outras Pesquisadoras sobre estudos dos idosos. A análise e discussão dos dados apontou que a vida da mulheres negras brasileiras é impactada pelo racismo brasileiro, potencializando danos a saúde física e mental na fase da velhice. Todavia, as mulheres negras 60+, tanto ao nível individual como coletivo, não se veem como vítimas passivas da sociedade racista, apesar das adversidades. O resultados visibilizaram processos de empoderamento e autoafirmação identitária da participantes da pesquisa por se reconhecerem como protagonistas de suas histórias de vida e de suas famílias. Conclui-se, portanto, que as mulheres negras 60+ brasileiras, longe de assumirem posicionamentos de vítimas passivas, elas atuam na vanguarda da lutas contra opressão e iniquidade do racismo interseccional construído ao longo das suas vidas processos de resistência, resiliência e protagonismo na luta contra racismo brasileiro.lasse, gênero e racismo dessa população.
-
Mostrar Abstract
-
The research Black Women 60+, Life Stories of Old Age – a dialogue between Conceição Evaristo and Ecléa Bosi, studies the aging of Brazilian black women from a decolonial perspective, addressing racism and the phenomena of sexism, class, gender, and ageism, from an intersectional perspective and in the relationship between history, culture, and the formation of society. The study aims to capture the life stories of black women 60+ who attend the CECON Center for Coexistence and Strengthening of Bonds in Gama, Federal District, from an intersectional perspective between racism, gender, ageism, and poverty, in order to understand the subjective processes generated in the relationship between history, culture, and the impacts on the old age of Brazilian black women. The methodology is qualitative research, analysis of oral narratives of black women 60+, and the epistemic methodological approach "Escrevivência" by Conceição Evaristo in dialogue with Ecléa Bosi's studies on old age. The theoretical foundation brings contributions from women who are references in intersectional research on black feminism such as Patricia Collins, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, etc., and contributions from researcher and studies on the elderly. The analysis and discussion of the data indicated that the lives of Brazilian black women are impacted by Brazilian racism, exacerbating physical and mental health damages in old age. However, black women 60+, both individually and collectively, do not see themselves as passive victims of a racist society, despite adversities. The results highlighted processes of empowerment and identity self-affirmation of the research participants as they recognize themselves as protagonists of their life stories and their families. It is concluded, therefore, that Brazilian black women 60+, far from adopting passive victim positions, act at the forefront of the struggles against the oppression and inequity of intersectional racism, building throughout their lives processes of resistance, resilience, and protagonism in the fight against Brazilian racism.
|
|
8
|
-
CECILIA KATARINA GOMES ARAUJO
-
Racismo ambiental e participação social: a atuação da sociedade civil no combate às desigualdades socioambientais em Santa Luzia/DF
-
Orientador : LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BREITNER LUIZ TAVARES
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MANUEL CARLOS FERREIRA DA SILVA
-
ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
-
Data: 24/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa trata do racismo ambiental pela perspectiva de acesso ao saneamento básico, principalmente acesso à água potável, tendo como objeto empírico as desigualdades socioambientais em Santa Luzia/DF, localizada na Região Administrativa SCIA/Estrutural. O objetivo do trabalho é analisar de que maneira a sociedade civil de Santa Luzia/DF tem se organizado para reivindicar o fornecimento de água potável e como esses atores sociais reconhecem a face racial das desigualdades na prestação de serviços de saneamento básico. A definição de racismo ambiental apresentada neste trabalho dialoga com autores do movimento decolonial, e a base teórica, por sua vez, está na teoria Ator-Rede que enxerga as redes intersetoriais como estratégias da gestão pública cujo objetivo é unir diferentes setores e atores para desenvolver ações que enfatizem a complexidade das questões sociais no desenvolvimento das políticas públicas. A partir da análise de dados sobre os serviços de saneamento básico em Santa Luzia/DF, observamos que a população desta região não tem acesso a este direito garantido pela constituição. Se tomarmos essas desigualdades no acesso ao saneamento básico em termos de cor/raça e renda, perceberemos que a exposição de minorias étnico-raciais a formas precarizadas de acesso à água e de destinação do esgoto e do lixo confronta a ideia de que todas as pessoas estão sujeitas, igualitariamente, a complicações ambientais sem distinção de origem, credo, cor ou classe.
-
Mostrar Abstract
-
he research deals with environmental racism from the perspective of access to basic sanitation, especially access to drinking water, with the empirical object being socio-environmental inequalities in Santa Luzia/DF, located in the SCIA/Estrutural Administrative Region. The aim of the paper is to analyze how civil society in Santa Luzia/DF has organized itself to demand the provision of drinking water and how these social actors recognize the racial face of inequalities in the provision of basic sanitation services. The definition of environmental racism presented in this work dialogues with authors from the decolonial movement, and the theoretical basis, in turn, lies in the Actor-Network theory, which sees intersectoral networks as public management strategies aimed at uniting different sectors and actors to develop actions that emphasize the complexity of social issues in the development of public policies. By analyzing data on basic sanitation services in Santa Luzia/DF, we can see that the population of this region does not have access to this right guaranteed by the constitution. If we take these inequalities in access to basic sanitation in terms of color/race and income, we realize that the exposure of ethnic-racial minorities to precarious forms of access to water and the disposal of sewage and garbage confronts the idea that all people are equally subject to environmental complications without distinction of origin, creed, color or class.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
JORGE RODRIGO ARAÚJO MESSIAS
-
O Centro de Governo e a AGU: estratégias de desenvolvimento do Brasil na sociedade de risco global
-
Orientador : MAGDA DE LIMA LUCIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARNALDO SAMPAIO GODOY
-
LUIZ CLAUDIO COSTA
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MAGDA DE LIMA LUCIO
-
TARCISIO MARCIANO DA ROCHA FILHO
-
Data: 05/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente tese buscou analisar a experiência recente vivenciada no Brasil diante dos riscos globais que impactam no desenvolvimento do Estado nacional, os quais exigem soluções para seu efetivo enfrentamento de modo que o estado democrático de direito seja preservado e o atendimento às necessidades da sociedade para a vida digna e saudável seja garantido. Essa questão constituiu- se como o elemento orientador para os levantamentos acerca de dados e fatos a fim de apontar e analisar as bases indicativas de soluções adotadas pelo Estado. Com foco na área da gestão pública brasileira e visando a retomada do desenvolvimento brasileiro, foram verificados os impactos dos riscos globais nas sociedades contemporâneas, o enfrentamento de seus impactos no país, bem como a análise de estratégias de desenvolvimento sustentável levadas a cabo pelo Centro de Governo, sobretudo por sua unidade jurídica. O estudo foi desenvolvido com embasamento na produção bibliográfica de autores, nacionais e internacionais, reconhecidos por pesquisas e estudos na área focal do trabalho, em documentos oficiais de diagnósticos, em políticas públicas, em normativos oficiais orientadores de ações. Inicialmente, foi analisado o conceito de sociedade de risco global, tendo sido elencados alguns riscos eclodiram neste início de século. Em seguida, tratamos de seus impactos no Brasil, levando em consideração nossas singularidades. Abordamos, então, o chamado Centro de Governo, estruutra de gestão capaz de coordenar a implementação de estratégias governamentais. Analisou- se, por fim, a estratégia de desenvolvimento sustetnável e enfrentamento dos ricos globais adotada pelo Presidente Lula em seu terceiro para demonstrar o papel da Advocacia-Geral da União, integrante da unidade jurídica de um Centro de Governo revigorado, para a implementação e defesa jurídica dessa agenda modernizante. Os achados da pesquisa sugerem que, diante da incerteza radical trazida pela sociedade de risco global, a construção de um Centro de Governo forte e ágil que emane estruturas de governança que articulam, coordem e integram a ação pública, tendo a AGU como um integrante estratégico e transversal, trará segurança jurídica e administrativa para a implementação de uma agenda governtamental que visa à retomada do desenvolvimento sustetnável, bem como a prevenção e resposta às crises do século XXI.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis seeks to analyze the recent experience in Brazil in the face of the emergence of global risks, requiring new strategies for their effective confrontation in order to preserve democracy and meet social and economic demands. This question constituted the guiding element for the research, in which theories, data and facts point out ideal solutions that could adopted by the State in this new era. Focusing on the Brazilian public sector and aiming at resuming national development, the impacts of global risks, the policies adopted in response to them, the role of the Center of Government, and possible sustainable development strategies were all studied and analyzed. The study draws upon the works of leading national and international experts, oficial reports, databases, public policies, and regulatory laws and decrees. Initially, we analyze the concept of a world-risk society and highlight some risks that emerged at the beginning of the century. Next, we address its impacts in Brazil, considering our national singularities. We then approach the concept of a Center of Government, a management structure capable of coordinating the implementation of political strategies. Finally, Lula's strategy for fostering sustainable development and facing successfully global risks is analyzed. Our main goal is to demonstrate that the Attorney General's Office, part of the legal unit of a reinvigorated Center of Government, has played na essential role in implementing and defending this political agenda. The findings underscore the necessity of establishing a robust and nimble Center of Government in the face of the radical uncertainty the world risk society brings. This Center of Government emanates governance structures that articulate, coordinate, and integrate public action, in which the Attorney General's Office plays a strategic and transversal role. Such a setup will provide the necessary legal and administrative security for implementing a governmental agenda that aims to drive sustainable development and effectively prevent and respond to the crises of the 21st century.
|
|
2
|
-
Luiza Helena Salviano dos Santos Montes Almeida
-
ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIO: POPULAÇÃO E FLUXOS MIGRATÓRIOS EM BOA VISTA/RORAIMA, BRASIL.
-
Orientador : UMBERTO EUZEBIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCILENE DOS SANTOS RODRIGUES
-
LUCIANA FONSECA DE AGUILAR MORAIS
-
MAGDA DE LIMA LUCIO
-
MARIA DE FATIMA RODRIGUES MAKIUCHI
-
UMBERTO EUZEBIO
-
Data: 31/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, região norte do Brasil, tem no fenômeno migratório, tanto interno como externo, componente importante de sua composição e conformação territorial. Nessa reunião de pessoas de diferentes origens, inclusive indígenas, surgiram esforços para criar uma identidade comum, tanto por parte dos habitantes como do poder público. A presente tese tem por objetivo entender como as políticas públicas geram impacto no uso do território por diferentes grupos populacionais. Para isso, foi realizado estudo exploratório, análise de conteúdo, mapeamento e observação participante, apoiados no instrumental metodológico da etnografia, geoestatística, análise urbana e da arqueologia do presente, em uma perspectiva interdisciplinar e decolonial. Assim, as praças foram identificadas como locais importantes no espaço urbano por possibilitarem a geração de identidades e a interação com a diversidade. Os resultados apresentam mapeamento e análises estatísticas sobre o entorno de cada uma delas. Para algumas delas, há também registro fotográfico. A principal conclusão é a de que as definições de regras e a instalação de equipamentos públicos direciona o uso do território desses locais, fazendo com que as possibilidades de geração de espaço sejam limitadas, afetando diferentes grupos populacionais de maneira distinta.
-
Mostrar Abstract
-
The city of Boa Vista, in the State of Roraima, northern region of Brazil, has in the migratory phenomenon, both internal and external, an important component of its composition and territorial conformation. In this meeting of people from different origins, including indigenous people, efforts were made to create a common identity, both by the inhabitants and the public authorities. This thesis aims to understand how public policies impact the use of land by different population groups. For this, an exploratory study, content analysis, mapping and participant observation were carried out, supported by the methodological instruments of ethnography, geostatistics, urban analysis and archeology of the present, in an interdisciplinary and decolonial perspective. Thus, the squares were identified as important places in the urban space for enabling the generation of identities and interaction with diversity. The results show mapping and statistical analysis about the surroundings of each one of them. For some of them, there is also a photographic record. The main conclusion is that the definition of rules and the installation of public equipment direct the use of the territory of these places, limiting the possibilities of generating space, affecting different population groups in different ways.
|
|
3
|
-
Luciano Nunes da Silva
-
Da Geopolítica do Poder à Construção de Políticas Públicas no Comércio Exterior: Avaliando axiologicamente o PEIEX - Núcleo Operacional Goiás da Apex Brasi
-
Orientador : ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDGILSON TAVARES DE ARAÚJO
-
JANAINA LOPES PEREIRA PERES
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
ROSANA DE FREITAS BOULLOSA
-
TATIANA LEMOS SANDIM
-
Data: 22/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Trata se de pesquisa avaliativa axiológica do Programa de Qualificações a Exportação PEIEX da Agência Promoção das Exportações e Investimentos APEX BRASIL, do núcleo operacional Goiás (2020 2022). Há uma lacuna em relação a uma avaliação mais orientada por valores e que não há muitos trabalhos acad ê micos ou profissionais que assumam uma dimensão declaradamente avaliativa discursiva axioló gica, especialmente para o comércio exterior, pois temos uma tradição que o interpreta como atividade essencialmente técnica Diante de tantas lacunas, ao compreender o comércio exterior como um importante elemento do desenvolvimento, argumento que a avaliação em políticas públicas em comércio exterior deve ampliar seus horizontes e possibilidades investigativas para a assunção de outras dimens ões para além da econômica. Usamos, como metodologia de pesquisa, a avaliaçã o axioló gica, situada no campo de políticas públicas, mais especificamente, nos estudos críticos, nos postulados da Mirada ao Revés e trouxemos, ainda, contribuições do pensamento dos estudos decoloniais, da teoria do decréscimento e dos instrumentos a essa abordagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, análise de discurso de documentos e observaçã o como métodos. O modelo discursivo axiol ógico que será utilizado para a avaliação do PEIEX propõe um percurso metodol ó gico alicerçado em duas matrizes, uma relativa aos valores de partida da avaliação, chamada de matriz normativo valorativa, e outra relativa ao objeto, chamada de matriz indutivo valorativa. A dinâmica avaliativa consiste na tensão comparativa entre duas matrizes de valores construídas sobre, de um lado, o próprio objeto da avaliação, e, do outro, os conceitos que exploram e indicam as premissas valorativas da avaliação. Após investigação do processo de execução do PEIEX e compreensão de suas dinâmicas relacionais entre seus atores, concluímos que o programa reflete e perpetua certas visões de mundo, interesses e relações de poder que podem influenciar as políticas e práticas relacionadas à exportação Este trabalho contribui em propor um diálogo entre a teoria dos estudos decoloniais, teoria do decréscimento e os estudos críticos em políticas públicas em comércio exterior
-
Mostrar Abstract
-
This is an axiological evaluative research of the PEIEX Export Qualifications Program of the Export and Investment Promotion Agency APEX BRASIL, of the Goiás operational nucleus (2020 2022). There is a gap in relation to a more value-oriented assessment and there are not many academic or professional works that take on a declared axiological-discursive evaluative dimension, especially for foreign trade, as we have a tradition that interprets it as an essentially technical activity. Faced with so many gaps, by understanding foreign trade as an important element of development, I argue that the evaluation of public policies in foreign trade must broaden its horizons and investigative possibilities to take on other dimensions beyond the economic. We used, as a research methodology, axiological evaluation, located in the field of public policies, more specifically, in critical studies, in the postulates of Mirada ao Revés and we also brought contributions from the thought of decolonial studies, the theory of decrement and instruments to this approach. Semi-structured interviews, document discourse analysis and observation were carried out as methods. The discursive-axiological model that will be used to evaluate PEIEX proposes a methodological path based on two matrices, one relating to the starting values of the evaluation, called the normative-evaluative matrix, and the other relating to the object, called the inductive-evaluative matrix. The evaluative dynamics consists of the comparative tension between two matrices of values built on, on the one hand, the object of evaluation itself, and, on the other, the concepts that explore and indicate the evaluative premises of the evaluation. After investigating the PEIEX execution process and understanding its relational dynamics between its actors, we concluded that the program reflects and perpetuates certain worldviews, interests and power relations that can influence policies and practices related to exports. This work contributes to proposing a dialogue between the theory of decolonial studies, degrowth theory and critical studies in public policies in foreign trade
|
|
4
|
-
LARA SILVA LARANJA
-
INTELIGÊNCIA PÚBLICA, GESTÃO E GOVERNANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO NO SUL GLOBAL: CONSIDERAÇÕES E APLICAÇÕES PARA O BRASIL E A SAÚDE
-
Orientador : MAGDA DE LIMA LUCIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HORTENSIA GOMEZ VIQUEZ
-
FRANCISCO JOSE MENDES DUARTE
-
KATYA AMPARO LUNA LÓPEZ
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
MAGDA DE LIMA LUCIO
-
Data: 22/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A promoção do desenvolvimento sempre foi um objetivo dos países, como elemento orientador das políticas e das decisões públicas. Entretanto, o desenvolvimento atrelado ao conceito de desenvolvimento da modernidade não favorece os países periféricos a se desenvolverem, nem socialmente, nem economicamente. Na gestão pública, por detrás deste modelo atrasado de desenvolvimento, está a governança pública preconizada pelas Organizações Internacionais como meio de desenvolver. Concomitantemente, o aprofundamento das relações socionaturais marca o fim da modernidade e a entrada da sociedade de risco, em que os riscos e as ameaças geram um cenário de incertezas, com a distribuição de riscos (ambientais, econômicos e sociais) mais frequentes e inevitáveis. Tendo isso em vista, é necessário criar novos caminhos decoloniais de gestão e governança comprometidos com um projeto de desenvolvimento do Sul Global, como projeto geopolítico das disputas anticoloniais, como é o caso da Inteligência Pública (PI). Esta tese aprofunda o conceito de Inteligência Pública, como constructo teórico-metodológico com o propósito de criar instrumentos de gestão que sejam capazes de apoiar o desenvolvimento dos países do Sul Global na tomada de decisões, inseridos no contexto da sociedade de risco. Este conceito se desdobra em dois esforços: um teórico, que explica o fortalecimento de uma epistemologia de gestão e governança do Sul Global e a criação de instrumentos de gestão baseados em PI; e um prático, que é a aplicação do arcabouço teórico-metodológico na criação de uma ferramenta que auxilie na gestão da política brasileira de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir das evidências da experiência brasileira e dos princípios que consolidam a PI para um projeto de desenvolvimento do Sul Global (inclusivo, sustentável e democrático), foram criados indicadores diagnósticos e uma proposta de ferramenta tecnológica para ser aplicada no SUS do Distrito Federal (DF) do Brasil. Há uma grande falta de articulação, integração e cooperação com outros atores e entes federados e a visão de desenvolvimento que é encontrada na política de saúde do DF encaminham o SUS para o desmonte, a fragmentação e a privatização, como modelo neoliberal de gestão. Também, o SUS no DF não dispõe de uma gestão voltada para riscos, o que compromete a entrega de serviços à população. A implementação de um instrumento baseado em PI poderia transformar a atual política, priorizando o fornecimento do direito à saúde na forma de serviços, tornar mais informado o ambiente de tomada de decisão, aumentar a comunicação com outros atores e fomentar a participação social, bem como funcionar a favor do desenvolvimento local e territorial, reduzindo as desigualdades. Importante notar que o maior desafio parece ser a introdução de uma nova lógica contra hegemônica e decolonial na maneira de se exercer a gestão e a governança pública em prol do desenvolvimento e a percepção dos riscos na contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
Promoting development has always been an objective of countries, as a guiding element of public policies and decisions. However, development linked to the concept of development of modernity does not favor peripheral countries to develop, neither socially nor economically. In public management, behind this backward model of development, there is public governance recommended by International Organizations as a means of development. At the same time, the deepening of socio-natural relations marks the end of modernity and the entry of the risk society, in which risks and threats generate a scenario of uncertainty, with the distribution of risks (environmental, economic and social) more frequent and inevitable. With this in mind, it is necessary to create new decolonial management and governance paths committed to a development project for the Global South, as a geopolitical project of anti-colonial disputes, as is the case with Public Intelligence (PI). This thesis deepens the concept of Public Intelligence, as a theoretical-methodological construct with the purpose of creating management instruments that can support the development of countries in the Global South in decision-making, within the context of risk society. This concept unfolds into two efforts: a theoretical one, which explains the strengthening of a management and governance epistemology of the Global South and the creation of management instruments based on IP; and a practical one, which is the application of the theoretical-methodological framework in the creation of a tool that helps in the management of Brazilian health policy and the Unified Health System (SUS). Based on evidence from the Brazilian experience and the principles that consolidate PI for a development project in the Global South (inclusive, sustainable and democratic), diagnostic indicators and a proposal for a technological tool were created to be applied in the SUS of the Federal District (DF) from Brazil. There is a great lack of articulation, integration and cooperation with other actors and federated entities and the vision of development that is found in the DF's health policy leads the SUS towards dismantling, fragmentation and privatization, as a neoliberal management model. Also, the SUS in DF does not have risk-oriented management, which compromises the delivery of services to the population. The implementation of an IP-based instrument could transform current policy, prioritizing the provision of the right to health in the form of services, make the decision-making environment more informed, increase communication with other actors and foster social participation, as well as work in favor of local and territorial development, reducing inequalities. It is important to note that the biggest challenge seems to be the introduction of a new counter-hegemonic and decolonial logic in the way of exercising public management and governance in favor of development and the perception of risks in contemporary times.
|
|
5
|
-
ALBERTO ABADIA DOS SANTOS NETO
-
DETERMINANTES HISTÓRICOS DO MERCADO CAFEEIRO PARA A FORMAÇÃO INSTITUCIONAL BRASILEIRA
-
Orientador : LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA
-
DORIANA DAROIT
-
LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
-
PAULO VINICIUS MENEZES DE MEDEIROS
-
SUED WILMA CALDAS MELO
-
Data: 04/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A tese deste trabalho reside na escolha de dar luz a estudiosos latino-americanos, principalmente os brasileiros, que se dedicaram a analisar e apresentar ensaios teóricos que contribuem para interpretar os modelos, características e padrões das decisões institucionais do Brasil. Com base nisso, e a partir de uma pesquisa sistematizada, qualitativa e de abordagem histórico-institucional, foi possível evidenciar a importância do estudo da trajetória histórica de formação das instituições de nações fora dos centros de poder econômico. Países subdesenvolvidos contam com suas próprias referências, imposições e escolhas. Isso merece ser devidamente interpretado e analisado. No caso do Brasil, o seu processo de formação está intimamente ligado à trajetória de países ibéricos (especialmente Portugal), com base na exploração de recursos: terra e trabalho. Sendo assim, o objetivo da tese foi o de compreender como a história política e econômica, em torno do mercado do café, até a primeira metade do século XX, contribuiu para a formação do padrão institucional brasileiro. O grão de café produzido com vistas à exportação foi um produto considerado símbolo de um dos ciclos econômicos mais importantes do país. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância dos estudos sobre o estruturalismo latino-americano associado à uma matriz teórica que discute sobre as variedades de capitalismo (VoC). Sendo assim, diante das influências de um capitalismo e institucionalismo de origem ibérica, o Brasil desenvolveu um padrão institucional baseado no estamento burocrático, com padrão econômico de mercado delineado pelo mercado cafeeiro, que se tornou altamente dependente das agroexportações. Além disso, o Estado-Inovador passou a ser o espaço de decisões políticas e sociais para manter esse padrão, que também sofre influências do paternalismo estrutural, formalizado em normas, leis e crenças mobilizadas pelo fundamentalismo religioso. A trajetória histórica do país foi determinante para fundamentar e viabilizar o surgimento de uma economia mista de mercado coordenado brasileira ou, simplesmente, o capitalismo brasileiro, que mantém o padrão institucional do país até a atualidade.
-
Mostrar Abstract
-
The thesis of this work is based on the choice to highlight Latin American scholars, mainly Brazilians, who have dedicated themselves to analyzing and presenting theoretical essays that contribute to the interpretation of the models, characteristics and patterns of institutional decisions in Brazil. Based on this, and based on systematic, qualitative and historical-institutional research approach, it was possible to demonstrate the importance of studying the historical trajectory of the formation of institutions in nations outside the centers of economic power. Underdeveloped countries have their own references, impositions and choices. This deserves to be properly interpreted and analyzed. In the case of Brazil, its formation process is closely linked to the trajectory of Iberian countries (especially Portugal), based on the exploitation of resources: land and labor. Therefore, the objective of this thesis was to understand how the political and economic history surrounding the coffee market, until the first half of the 20th century, contributed to the formation of the Brazilian institutional pattern. Coffee beans produced for export were a product considered a symbol of one of the country's most important economic cycles. The results of the research pointed to the importance of studies on Latin American structuralism associated with a theoretical framework that discusses the varieties of capitalism (VoC). Therefore, under the influences of Iberian-oringin capitalism and institutionalism, Brazil developed an institutional pattern based on the bureaucratic estate, with an economic market pattern outlined by the coffee market, which became highly dependent on agro-exports. In addition, the Innovative State became the space for political and social decisions to maintain this pattern, which is also influenced by structural paternalism, formalized in norms, laws and beliefs mobilized by religious fundamentalism. The country's historical trajectory was decisive in establishing and enabling the emergence of a mixed economy with a coordinated Brazilian market or, simply, Brazilian capitalism, which maintains the country's institutional pattern to this day.
|
|
6
|
-
Christyne Carvalho da Silva
-
O USO DE DADOS EDUCACIONAIS NA GOVERNAMENTALIDADE E NA AÇÃO PÚBLICA NA RIDE-DF
-
Orientador : ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
-
ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
DORIANA DAROIT
-
Daniel Jaime Capistrano de Oliveira
-
NATALIA DE LACERDA GIL
-
Data: 22/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Os indicadores vieram para ficar. Desse modo, o objetivo deste trabalho é conhecer como se dá a relação entre os gestores municipais de educação e os indicadores educacionais produzidos do Inep com vistas à ação pública. Por meio dos conceitoschave de governamentalidade e ação pública, o trabalho procura se situar em uma perspectiva teórica da sociologia das quantificações. Os objetivos específicos são conhecer a percepção dos indicadores no uso municipal pelos gestores municipais; identificar o arranjo institucional que abriga o uso dos indicadores; compreender as relações entre os agentes internos e os agentes externos, locais e regionais, que fazem uso dos indicadores nos municípios; conhecer como são usados os recursos humanos e tecnológicos no uso dos indicadores; identificar os usos dos indicadores nas políticas e ações dos gestores municipais; entender o histórico de uso dos indicadores nas políticas e ações da rede municipal; e entender como se estabelece o fluxo de comunicação do uso dos indicadores pelos gestores municipais. Por meio de uma abordagem triangulada de métodos quantitativos e qualitativos, foi usada análise de conteúdo documental, survey e entrevista semiestruturada. O resultado da pesquisa indica que as estatísticas educacionais operam na governamentalidade de modo muito distinto nos diferentes municípios, mostrando que, na ação pública, os municípios costumam interagir prioritariamente com os estados. Há uma construção que valoriza a construção das quantificações, contudo, seus usos são pouco aproveitados. As quantificações aparecem de modo parco nas análises documentais empreendidas, sendo as estratégias dos planos municipais de educação pouco mensuráveis. É necessário ainda que se observe a baixa capacidade técnicoadministrativa dos municípios, enfatizando a capacitação regular e homogênea em municípios de baixa densidade educacional, podendo ser aproveitadas as oportunidades de ação em redes ou em parcerias, especialmente na Ride-DF, que hoje são inexistentes. Reforça-se também a necessidade de criar interlocução com mais atores sociais, como o Poder Legislativo, os conselhos de educação, os pais/responsáveis de alunos e outros para melhoria nas dinâmicas de poder na governança municipal e nas políticas públicas educacionais.
-
Mostrar Abstract
-
The indicators are here to stay. This thesis aims to find out how the relationship between municipal education managers and the educational indicators produced by Inep works with a view to public action. Through the key concepts of governmentality and public action, the work seeks to situate itself in a theoretical perspective of the sociology of quantification. The specific objectives are to understand the perception of indicators in municipal use by municipal managers, to identify the institutional arrangement that houses the use of indicators, to understand the relationships between internal agents and external agents, both local and regional, that make use of indicators in municipalities; to understand how human and technological resources are used in the use of indicators; to identify the uses of indicators in the policies and actions of municipal managers; to understand the history of the use of indicators in the policies and actions of the municipal network; and to understand how the flow of communication of the use of indicators by municipal managers is established. A triangulated approach of quantitative and qualitative methods, documentary content analysis, a survey, and semi-structured interviews were used. The results of the research indicate that educational statistics operate in government in very different ways in the other municipalities, showing that, in public action, the municipalities tend to interact primarily with the states. There is a construction that values the construction of quantifications. However, their uses could be more exploited. Quantifications appear sparingly in the documentary analyses undertaken, and the strategies of the municipal education plans could be more measurable. It is also necessary to observe the low technical-administrative capacity of the municipalities, emphasizing regular and homogeneous training in municipalities with low educational density and opportunities for action in networks or partnerships, especially in the Ride-DF, which currently needs to be improved. There is also a need to create dialogue with more social actors, such as the legislature, education councils, parents/guardians, and others, to improve the power dynamics in municipal governance and public education policies.
|
|
7
|
-
Aline Perfeito de Sousa
-
Efeito de Vizinhança e o Desempenho Escolar em Escolas Públicas do Distrito Federal
-
Orientador : ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
-
MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
-
RAQUEL RANGEL DE MEIRELES GUIMARÃES
-
MARIA TERESA GONZAGA ALVES
-
Data: 31/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
ste estudo tem como objetivo principal investigar como o contexto socioeconômico das regiões administrativas do Distrito Federal afeta o desempenho escolar dos alunos de escolas públicas. A pesquisa inicia com uma revisão conceitual sobre o efeito de vizinhança, complementada por um levantamento de literatura internacional e nacional acerca da temática. Por meio de uma análise do Distrito Federal, o estudo destaca as discrepâncias socioeconômicas e educacionais entre suas regiões administrativas, concentrando-se especificamente nos níveis de ensino fundamental e médio. Esta análise se baseia em dados provenientes de fontes oficiais, incluindo o Censo Escolar e a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios. A hipótese central da pesquisa sugere que o desempenho escolar dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aferido pela proficiência em matemática obtida no SAEB 2019, é influenciado pelo contexto socioeconômico da região administrativa onde a escola está localizada. Para testar essa hipótese, foi realizada uma análise multinível, que considera tanto variáveis individuais dos alunos quanto características da escola e da região administrativa. Os resultados indicam que o desempenho escolar está diretamente relacionado ao contexto socioeconômico da região administrativa onde a escola está localizada. Alunos que frequentam escolas públicas em áreas de alta renda apresentam, em média, maiores pontuações. Isso reforça como as desigualdades territoriais no Distrito Federal impactam os resultados escolares, contribuindo para a ampliação das desigualdades educacionais.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to investigate how the socioeconomic context of the administrative regions in the Federal District impacts the academic performance of public school students. The research begins with a conceptual review of the neighborhood effect, supplemented by a survey of both international and national literature on the topic. Through an analysis of the Federal District, the study highlights the socioeconomic and educational discrepancies among its administrative regions, focusing specifically on elementary and secondary education levels. The analysis is based on data from official sources, including the School Census and the District Household Sample Survey. The central hypothesis of the research suggests that the academic performance of 5th-grade students, as measured by their math proficiency in the 2019 SAEB exam, is influenced by the socioeconomic context of the administrative region where the school is located. To test this hypothesis, a multilevel analysis was conducted, considering both individual student variables and the characteristics of the school and the administrative region. The results indicate a direct relationship between academic performance and the socioeconomic context of the region in which the school is situated. On average, students attending public schools in higher-income areas score higher. This finding underscores how territorial inequalities in the Federal District impact academic outcomes, further contributing to the expansion of educational disparities
|
|
8
|
-
Valéria Maria Rodrigues Fechine
-
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E A MORTALIDADE POR COVID-19 EM ADULTOS NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA
-
Orientador : ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
-
DALIA ELENA ROMERO MONTILLA
-
DEBORAH CARVALHO MALTA
-
LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
-
MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
-
Data: 19/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Tese investiga os efeitos dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) sobre a mortalidade por Covid-19 entre adultos na Área Metropolitana de Brasília (AMB), um território marcado por desigualdades socioespaciais e contrastes entre sua região central e a periferia. O estudo é dividido em capítulos, cada um deles composto por artigos que abordam aspectos específicos da pesquisa. A metodologia combina abordagens quantitativas, como a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) e análises espaciais, com dados extraídos de pesquisas secundárias amostrais do território e cadastros de mortalidade. Os resultados revelaram que fatores como vulnerabilidade sociodemográfica, infraestrutura urbana precária e barreiras no acesso aos serviços de saúde estão fortemente associados ao aumento da mortalidade por Covid-19 na AMB, especialmente entre a população adulta. O estudo destaca a influência de múltiplas desvantagens interseccionais, como raça/cor, nível de escolaridade, renda e ocupação, nas desigualdades em saúde. Além disso, a pesquisa evidencia como a periferia da AMB enfrenta desafios estruturais históricos que dificultam a adoção de medidas de proteção e tratamento durante crises sanitárias. Esta tese contribui para o campo da saúde pública ao oferecer uma análise aprofundada das iniquidades em saúde na AMB durante a pandemia de Covid-19. Os achados apontam para a necessidade de políticas públicas integradas que considerem as dinâmicas regionais e busquem mitigar os efeitos das desigualdades estruturais. A pesquisa não apenas fornece subsídios para a formulação de estratégias mais equitativas, mas também reforça a importância de incluir os DSS como pilares para a construção de um sistema de saúde resiliente e justo.
-
Mostrar Abstract
-
The thesis investigates the effects of Social Determinants of Health (SDH) on Covid-19 mortality among adults in the Metropolitan Area of Brasília (AMB), a territory marked by socio-spatial inequalities and contrasts between its central region and periphery. The study is divided into chapters, each one composed of articles addressing specific aspects of the research. The methodology combines quantitative approaches, such as Structural Equation Modeling (SEM) and spatial analyses, with data extracted from secondary sample surveys of the territory and mortality records. The results revealed that factors such as socio-demographic vulnerability, poor urban infrastructure, and healthcare services barriers of accessibility are strongly associated with increased Covid-19 mortality in the AMB, especially among the adult population. The study highlights the influence of multiple intersectional disadvantages, such as race/color, educational level, income, and occupation, on health inequalities. Additionally, the research demonstrates how the periphery of the AMB faces historical structural challenges that hinder the adoption of protective measures and treatment during health crises. This thesis contributes to the field of public health by offering an in-depth analysis of health inequities in the AMB during the Covid-19 pandemic. The findings underscore the need for integrated public policies that consider regional dynamics and aim to mitigate the effects of structural inequalities. The research not only provides insights for the formulation of more equitable strategies but also reinforces the importance of including SDH as pillars in building a resilient and just healthcare system.
|
|