RETENÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
Uma Análise dos Cursos de Pedagogia da Universidade de Brasília
Retenção. Permanência. Educação Superior. Pedagogia. Universidade de Brasília.
A expansão do ensino superior no Brasil nas últimas décadas, impulsionada por políticas públicas, ampliou o acesso de grupos historicamente marginalizados; no entanto, a permanência e a conclusão dos cursos permanecem como desafios significativos. Este estudo aborda o fenômeno da retenção acadêmica, o prolongamento da permanência do estudante na instituição por um tempo maior do que o previsto para a conclusão do curso, especificamente, a graduação em Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é identificar períodos críticos no fluxo acadêmico e analisar os principais fatores de impacto na retenção dos discentes do curso de Pedagogia. A pesquisa será desenvolvida por metodologia mista, (Creswell, 2009). Combinando a análise de dados coletados por técnicas quantitativas — questionários — e técnicas qualitativas — entrevistas e grupo focal. Os dados qualitativos serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, utilizando o software NVivo para identificar os padrões e momentos que influem na retenção. Além disso, será realizada uma triangulação dos dados coletados, conforme proposto por Paranhos et al. (2016), para a validade dos resultados, proporcionar uma compreensão mais abrangente dos fatores que afetam a retenção acadêmica e contribuir para a elaboração de políticas institucionais voltadas à permanência e ao sucesso dos discentes.