Banca de QUALIFICAÇÃO: Jonathan Furtado Pedroza

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jonathan Furtado Pedroza
DATA : 27/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Microsoft Teams
TÍTULO:

Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: causas, impactos e desafios entre jovens de 15 a 20 anos


PALAVRAS-CHAVES:

EJA; Juvenilização; Desigualdades educacionais; Inclusão social.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

A pesquisa investiga as causas, os impactos e os desafios da juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nos jovens de 15 a 20 anos, que, apesar de estarem em idade regular para o ensino regular, optam ou são encaminhados para essa modalidade. As perguntas centrais da pesquisa são: (i) Por que esses jovens migram para a EJA? e (ii) Quais são as consequências dessa migração para os jovens e para o ambiente escolar? O trabalho tem como objetivo geral compreender esse fenômeno, desdobrando-se em três objetivos específicos: analisar a literatura acadêmica sobre o tema, comparar os padrões nacionais com dados de escolas públicas de EJA no Distrito Federal e investigar os impactos sociais, educacionais e emocionais da transição do ensino regular para a EJA. A metodologia combina revisão bibliográfica sistemática, análise documental e estudo de campo com entrevistas, grupos focais e observação participante, buscando entender tanto as perspectivas dos jovens quanto a visão dos gestores e educadores. Fundamentada nas teorias de Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci, a tese articula pedagogia, sociologia e política para abordar o fenômeno da juvenilização como expressão de desigualdades estruturais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA ELIZABETH MAIA DE ALBUQUERQUE - INEP
Presidente - 404700 - ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
Externo à Instituição - ANDRE LUCIO BENTO - SEEDF
Externo ao Programa - 1221778 - PAULO HENRIQUE PEREIRA SILVA DE FELIPE - null
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 13:35
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app07.sigaa07