Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA VIANA BASSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA VIANA BASSO
DATA : 08/07/2025
HORA: 15:30
LOCAL: Microsoft Teams
TÍTULO:

Alfabetização e trajetória escolar: um estudo longitudinal sobre desigualdades educacionais no ensino fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização, Trajetória educacional, Desigualdades educacionais


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Garantir a aprendizagem e a alfabetização em idade apropriada, especialmente nos primeiros anos de escolarização, permanece um desafio histórico na educação brasileira. Dados recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 evidenciam problemas persistentes, indicando que 44% dos estudantes não estão alfabetizados ao final do segundo ano do ensino fundamental. Sabe-se que pessoas não alfabetizadas possuem menos oportunidades profissionais e pessoais, além de não terem acesso a uma gama de direitos, fato que as exclui do acesso a informações básicas para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a alfabetização de qualidade, compreendida como um desenvolvimento abrangente das habilidades de leitura e escrita, emerge como um elemento central para entender o progresso acadêmico, levando-se em questão como a garantia desse direito à aprendizagem influencia o percurso educacional. Este campo de pesquisa que relaciona aprendizagem e trajetória é relativamente novo no Brasil, e as pesquisas mais recentes têm buscado compreender a influência das características sociodemográficas no desempenho e percurso dos estudantes ao longo da educação básica. Entende-se que uma trajetória regular é um dos elementos que compõe a qualidade da educação. Tal tema permanece relevante para pesquisas visto que, em média, apenas 52% dos estudantes brasileiros concluem o ensino fundamental com uma trajetória regular e 41% o ensino médio. Diante do contexto apresentado, o objetivo principal dessa pesquisa é analisar a relação entre a alfabetização e a regularidade da trajetória escolar, identificando padrões de desigualdades ao longo do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1094242 - ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Presidente - 404700 - ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
Externa à Instituição - MARIA TERESA GONZAGA ALVES - INEP
Externa à Instituição - MARIANE CAMPELO KOSLINSKI - UFRJ
Interna - 2859300 - MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
Notícia cadastrada em: 01/07/2025 13:53
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