Tomografia Sísmica de Múltiplas Frequências na Amazônia Ocidental para analisar a estrutura da Placa de Nazca
Múltiplas frequências; Placa de Nazca; Dorsal de Nazca; Terremotos profundos; Rasgo da placa
A distribuição esparsa de estações sismológicas no oeste do Brasil, norte do Peru e leste do Equador tem limitado a resolução dos modelos tomográficos da Placa de Nazca, que está em subducção sob a Amazônia ocidental. Este estudo teve como objetivo caracterizar a geometria e a estrutura interna da placa entre 200 e 600 km de profundidade e avaliar sua relação com a sismicidade profunda. A tomografia sísmica multifrequencia com núcleos de sensibilidade em forma de banana-rosquinha foi utilizada para as fases P e PKIKP. As distâncias epicentrais foram estabelecidas entre 30° e 95° para a fase P e entre 150° e 180° para a fase PKIKP. Os resíduos relativos do tempo de trânsito foram medidos utilizando correlação cruzada regularizada em seis bandas de frequência, com base em 617 terremotos de magnitude superior a 5,8 mb registrados entre 2008 e 2025 por redes permanentes brasileiras, redes internacionais do consórcio EarthScope e a rede temporária 2A, com 9 estações instaladas em Acre, Amazonas e Roraima. Um total de 51.610 resíduos foram obtidos (29.305 de P e 22.922 de PKIKP), e a regularização da curva L, com um fator de amortecimento de 0,493, reduziu o RMS para 0,037 s. O modelo mostra a Placa de Nazca como uma anomalia contínua de alta velocidade que se estende do manto litosférico até a base da zona de transição, com subducção quase vertical sob o Acre. Identifica-se uma transição geométrica entre o segmento de subducção da placa plana peruana e um segmento com mergulho para sul associado à Dorsal de Nazca, consistente com os modelos Slab2 e SAM5_P_2019. A leste da placa, no centro do Peru, uma zona contínua de baixa velocidade é interpretada como fluxo astenosférico subplaca, compatível com injeção transiente por meio de uma ruptura lateral da placa. O conjunto de redes sísmicas profundas Peru-Brasil-Bolívia coincide com a extensão da placa em direção à zona de transição. Conclui-se que a subducção da dorsal não é o gatilho direto de terremotos profundos, mas o estado de tensão associado pode influenciar sua acumulação e liberação. A incorporação da rede 2A melhorou a resolução no domínio amazônico e estabelece uma estrutura metodológica para regiões com cobertura instrumental limitada.