Banca de DEFESA: Frankie James Serrano Fachetti

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Frankie James Serrano Fachetti
DATA : 13/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferência e Teams
TÍTULO:

Evolução geológica de migmatitos da Zona de Cisalhamento Patos, Província Borborema, NE do Brasil: Abordagem integrada U-Pb, Lu-Hf e Sm-Nd.


PALAVRAS-CHAVES:

retrabalho crustal, crescimento crustal, colisão continental, evolução crustal, migmatização, isótopos de Hf-Nd e desequilíbrio.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

A configuração tectônica da Província Borborema exibe complexo arcabouço estrutural, definido por história policíclica desde o arqueano até o final do Neoproterozóico. Diferentes blocos crustais foram acrescidos, amalgamados e retrabalhados, formando um conjunto de sub províncias, cada qual com história evolutiva distinta separados por um sistema de zonas de cisalhamento interconectadas. A Zona de Cisalhamento Patos corresponde a extensa estrutura de mais de 400 km de comprimento, orientação E-W, separando Domínio Rio Grande do Norte e a Zona Transversal a sul, no estado da Paraíba. Dentro do corredor de cisalhamento, cuja cinemática é essencialmente dextral, afloram migmatitos, granitos foliados, gnaisses diversos e faixas de milonitos, afetados em maior ou menor grau de deformação. Neste trabalho apresentamos resultados de diferentes fases de migmatização nas rochas que se encontram dentro da faixa definida pelo Lineamento de Patos. O principal objetivo foi determinar a sequência de eventos que permitiu estabelecer diferentes fases de geração de migmatitos em rochas submetidas a diferentes eventos de fusão parcial e retrabalhamento crustal. Idades U-Pb de 3.5 e 3.3 Ga são interpretados com sendo a cristalização destes migmatitos no Paleoarqueano. Idades Meso-Neoarqueanas encontradas nas rochas datadas mostram história contínua de magmatismo e deformação em 3.2, 3.0 e 2.65 Ga, com fases de geração de migmatitos contemporâneos. Um novo pulso de eventos magmáticos com migmatização associada se desenvolve no Paleoproterozóico, com idades de 2.2, 2.1 e 2.0 Ga. Por fim, um evento em 575 Ma é bem evidente na geração de migmatitos róseos avermelhados, com magmatismo granítico rico em K, cortando e injetando as demais rochas anteriormente descritas. Assim, embora a Orogenia Brasiliana seja o responsável pelo desenvolvimento das extensas zonas de cisalhamento transcorrentes na região, e o desenvolvimento do arcabouço tectônico do Lineamento Patos, nossos resultados mostram que foram preservados fragmentos de crosta antiga ao longo do mesmo. A semelhança entre as idades e a estruturação geológica dessas rochas permite concluir estas unidades de crosta paleoproterozóica do Cráton do São Francisco e os inliers adjacentes do embasamento, que carrega uma história tectônica semelhante, sejam consideradas como um sistema orogênico coevo,possivelmente contínuo em sua formação, e sejam conhecidas como Orógeno do Grande São Francisco.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LAURO CÉZAR MONTEFALCO DE LIRA SANTOS - UFPE
Interno - 6404885 - NILSON FRANCISQUINI BOTELHO
Presidente - ***.539.401-** - REINHARDT ADOLFO FUCK - UnB
Externo à Instituição - TICIANO JOSE SARAIVA DOS SANTOS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 13:05
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa21