Banca de DEFESA: TAYLINE EMANUELE CARRITILHA RIBEIRO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYLINE EMANUELE CARRITILHA RIBEIRO DA COSTA
DATA : 07/10/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Videoconferências
TÍTULO:

Risco de Inundação na Região Metropolitana de Macapá (AP): Uma Análise Espacial de Vulnerabilidades Ambientais, Econômicas e Sociais


PALAVRAS-CHAVES:

Estuário Amazônico; Análise multicritério; Inundação; Vulnerabilidade


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A presente dissertação promove uma análise dos riscos a inundação e vulnerabilidade ambiental, econômica e social em municípios do estado do Amapá, com ênfase nas regiões de Macapá, Santana e Itaubal. A intensificação das inundações nos últimos anos tem sido impulsionada por fatores como as mudanças climáticas, a influência das marés oceânicas e problemas no avanço da ocupação urbana. Esse contexto incentivou o desenvolvimento de uma abordagem integrada de análise, que considera fatores físicos, sociais e ambientais presentes na área de estudo.
O estudo adotou como base o modelo hidrodinâmico SCHISM para simular manchas de inundação com base em cotas (percentil 99,5%) referentes ao nível da água médio, considerando dados do período de 2014 a 2017. Na produção da estimativa da vulnerabilidade socioambiental, foi utilizado a técnica de Análise Hierárquica de Processos (AHP), incorporando critérios físicos e socioeconômicos, tais como declividade do terreno, distância ao leito fluvial, densidade de drenagem, precipitação pluviométrica, renda per capita, taxa de analfabetismo, ausência de registro civil e cobertura dos serviços de coleta de lixo.
Os dados foram processados no Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com resolução espacial de 30 metros, permitindo uma análise espacial detalhada. Os resultados apontam que o município de Santana apresenta os maiores níveis de vulnerabilidade, especialmente nas áreas adjacentes ao Porto de Santana, onde há sobreposição entre elevada densidade populacional, baixa capacidade adaptativa e alta suscetibilidade física à inundação. Em Macapá, os bairros periféricos e as zonas de ressaca também demonstraram alto risco, enquanto Itaubal, por sua menor densidade urbana, apresentou risco mais localizado, concentrado em áreas de várzea. A integração dos dados permitiu a geração de mapas de risco úteis para o planejamento territorial, gestão de desastres e formulação de políticas públicas voltadas à redução da vulnerabilidade na Amazônia estuarina.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - TATIANA SUSSEL GONÇALVES MENDES - UNESP
Externo ao Programa - 3400981 - GUILHERME GOMES PESSOA - nullInterno - 3211003 - GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA
Presidente - 1732336 - TATI DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 30/09/2025 09:23
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app30.sigaa30