Banca de DEFESA: Marcio da Rosa Magalhães Bessa

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcio da Rosa Magalhães Bessa
DATA : 20/09/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Monitoramento e Avaliação Hidrogeológica em Hidrelétricas: a questão do influxo do reservatório para o sistema de água subterrânea

Palavras-chaves: Hidrogeologia, hidrelétrica, lençol freático, rede de fluxo, reservatório.

Esta pesquisa propõe uma estratégia metodológica por meio de um sistema cíclico de monitoramento e avaliação na área da hidrogeologia aplicada ao sistema de usina hidroelétricareservatório a serem implantadas e poderá também ser útil para as que estão em operação. A pesquisa se baseia nas experiências nacionais e internacionais apresentadas em workshops, seminários, reuniões e relatórios técnicos de impactos do meio ambiente. O ciclo de monitoramento e avaliação proposto é composto por componentes que possuem respectivamente tarefas a serem atendidas de maneira que se procure uma integração e otimização dos serviços, como também a utilização de instrumentos já consolidados no monitoramento hidrogeológico de reservatórios artificiais. Foram utilizados estudos de casos de impactos ocasionados pela elevação do lençol freático nas áreas marginais de reservatórios e hidrelétricas na região amazônica, além de outras que podem ser relevantes ao tema em estudo. Os problemas impactantes decorrente da elevação artificial do nível freático incluem dentre outros: aumento de risco geotécnico em edificações existentes, perda de captações de recursos hídricos subterrâneos, contaminação da água subterrânea pelas águas do reservatório, diminuição da capacidade de drenagem superficial e subterrânea, saturação de sistemas de saneamento in situ e cemitérios, saturação de cavernas vadosas, aumento do custo para instalação de infraestrutura urbana e diminuição da proteção dos aquíferos freáticos. Ao longo desses casos são indicados aspectos institucionais e técnicos, de gestão, que devem ser levantados e medidos de uma forma integrada e racional visando aperfeiçoar as atividades de monitoramento e avaliação. Ao final conclui-se que a aplicação de uma estratégia metodológica é um interessante caminho de se ter informações que proporcionarão melhorias na eficácia e eficiência das tarefas que visam à interpretação do comportamento decorrente da elevação artificial do nível freático que são pouco conhecidos e desconsiderados em diferentes estudos.

Externo à Instituição - GANDHI GIORDANO - UERJ
Interno - 3211003 - GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA
Interno - 1170677 - JOSE ELOI GUIMARAES CAMPOS
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA - UFU