Banca de DEFESA: Guilherme Zakarewicz de Aguiar

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Guilherme Zakarewicz de Aguiar
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Videoconferência do IG e Plataforma Teams
TÍTULO:

Processamento Sísmico de Difrações: Um Programa para Imageamento de Alta Resolução.


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Aberto; Python; Imageamento de Difrações; Difrações Sísmicas; Modelagem Sintética; Descontinuidades; Revisão Sistemática.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

As difrações sísmicas possuem valiosas informações sobre estruturas em subsuperfície como quinas, falhas, fraturas, cunhas e canais. No entanto, são frequentemente consideradas como ruído nos métodos convencionais de processamento sísmico. A componente difratada do campo de ondas oferece o potencial de alcançar a super resolução, ultrapassando o limite sísmico de imageamento. Essa capacidade possui implicações significativas em diversos campos e aplicações industriais. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, apresentamos uma visão abrangente das técnicas disponíveis de imageamento sísmico de difrações. Nossa análise inclui uma avaliação quantitativa dos artigos selecionados com o objetivo de identificar técnicas emergentes, lacunas de conhecimento e explorar possíveis temas para pesquisas futuras. Notamos um interesse crescente em aplicações práticas, com foco especial na demonstração da eficácia do processamento de difrações na delimitação de estruturas baseadas exclusivamente em dados de campo. Neste estudo, apresentamos o DiffraPy, um programa gratuito implementado em Python especificamente para realizar o processamento de difrações. Nosso código oferece uma funcionalidade que inclui capacidade de modelagem sintética, permitindo testes e novas experimentações. Demonstramos a aplicação do código utilizando um modelo simplificado e avaliamos seu desempenho em um modelo sintético de maior complexidade, avaliando tanto suas limitações quanto seu potencial. Em ambos os casos, o programa suprimiu a maior parte da energia refletida, o que resulta em um produto de maior resolução em comparação com a migração convencional. O processamento de difrações destacou as respostas de pequenas lentes, descontinuidades e falhas, o que fornece importantes informações sobre a subsuperfície. Esperamos que nosso código ofereça à comunidade geofísica uma alternativa gratuita e documentada para testar, reproduzir e explorar vários cenários de imageamento de difrações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1780820 - SUSANNE TAINA RAMALHO MACIEL
Interno - 1542246 - GEORGE SAND LEAO ARAUJO DE FRANCA
Interno - 2489146 - MARCO IANNIRUBERTO
Externa à Instituição - ELLEN DE NAZARÉ SOUZA GOMES - UFPA
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 08:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app20_Prod.sigaa14