BOLSA DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO REGIONAL: EFEITOS E PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS
Bolsas de Estudos; Desenvolvimento Regional; Gestão Pública; Pesquisa Científica; Políticas Públicas.
Esta dissertação analisa os efeitos e as percepções dos bolsistas da Bolsa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), implementada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como política pública para promover o desenvolvimento científico nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste (exceto Distrito Federal) e Espírito Santo, entre 2019 e 2024. O objetivo central é avaliar a capacidade do programa em atrair e fixar doutores em áreas com carência de recursos humanos qualificados em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Utilizando uma abordagem mista, que combina análise documental, estatística e qualitativa (questionário processado via Iramuteq), a pesquisa examinou a distribuição das bolsas, assimetrias regionais, áreas de conhecimento priorizadas e possível impacto na fixação de pesquisadores. Os resultados indicam que o DCR fortaleceu redes de pesquisa (89% de integração) e incrementou a produção científica (51% perceberam aumento), mas apenas 19% dos bolsistas se fixaram nas regiões-alvo, devido à falta de oportunidades profissionais. As áreas predominantes, como Ciências Agrárias e Saúde, refletem demandas regionais. Apesar de avanços, persistem desigualdades na alocação de bolsas, com maior concentração em estados com infraestrutura acadêmica robusta, como Ceará e Pernambuco. Foram propostos cinco eixos de melhoria: aumento de recursos, acompanhamento contínuo, simplificação de processos, estratégias de fixação e formalização de vínculos institucionais, visando ampliar sua sustentabilidade e seus efeitos.