Banca de DEFESA: Tiago Oliveira Loup

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tiago Oliveira Loup
DATA : 02/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) AOS USUÁRIOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA (MJSP)


PALAVRAS-CHAVES:
Palavras-chave: Seleção de Indicadores; Mensuração dos Serviços de TI; Avaliação do Desempenho.

PÁGINAS: 135
RESUMO:
O objetivo do presente estudo é avaliar a prestação dos serviços de Tecnologia da Informação-TI aos usuários do Ministério de Justiça e Segurança Pública-MJSP, utilizando-se do metamodelo dos 6Es do desempenho. Para tratar do tema buscou-se realizar uma pesquisa exploratória em diferentes bases de dados bibliográficas para identificar as lacunas de pesquisa e os principais temas e subtemas dos artigos científicos e executar as 10 etapas para construir dos indicadores propostas no Guia referencial para medição de desempenho (BRASIL, 2009), o que possibilitou selecionar os indicadores de desempenho, mensurar o desempenho na prestação dos serviços de TI aos usuários do MJSP e identificar as variáveis que impactam o desempenho na prestação dos serviços de TI. Como resultado da análise comparativa da nota de desempenho agregado é notória a evolução na prestação dos serviços de TI para os usuários do MJSP, a mensuração do desempenho utilizou a coleta de dados realizada no período de amostragem, de dezembro de 2019 a novembro de 2022, onde em dezembro de 2019 a Nota do Desempenho Agregado foi de 68,52 em um total de 100 e em novembro de 2022 a Nota do Desempenho Agregado aferida foi de 100 de um total de 100. Os fatores responsáveis pela melhoria na prestação dos serviços foi a obrigatoriedade de certificações específicas para cada profissional na execução dos serviços de TI; exigência da certificação PinkVerify 2011 Toolsets, da empresa Pink Elephant, na ferramenta de Gerenciamento de Serviços de TI (em inglês, IT Service Management – ITSM), em processos da biblioteca de boas práticas do Information Technology Infrastructure Library (ITIL); implantação de uma série de automações nos processos do ambiente de TI; e utilização do modelo baseado em indicadores de prestação de serviços de TI com o objetivo de monitorar o cumprimento de metas. Assim, os resultados obtidos com essa pesquisa além de mensurar a prestação dos serviços de TI aos usuários do MSJP e descrever as variáveis que impactam o desempenho na prestação dos serviços de TI, também orientam os gestores de TI na tomada de decisão em relação à quais serviços de TI precisam ser aperfeiçoados

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152034 - CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
Interna - 1219322 - LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
Presidente - 1885609 - LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
Externo à Instituição - WEEBERB JOAO REQUIA JUNIOR - FGV
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 18:42
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