DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DA LEDOC UNB
Educação do Campo; Formação Docente; LEDOC; Práxis Educativa; Políticas Públicas;
Este estudo, busca analisar, os desafios e potencialidades da formação por área de conhecimento nas Licenciaturas em Educação do Campo, com foco na LEDOC UnB. Considerando as especificidades da Educação do Campo, a análise deste tema é crucial no contexto educacional atual. A falta de formação profissional específica impacta de maneira considerável a práxis educativa e a capacidade de atender às necessidades dessas comunidades. As LEDOCs oferecem alternativas relevantes, sendo vital investigar a formação de educadores camponeses, especialmente nas áreas de Arte, Literatura e Linguagens. A Educação do Campo, como política pública, enfrenta negligência, mas continua sendo central nos debates devido à sua importância para as comunidades camponesas. A formação de educadores dessa categoria é essencial para valorizar a história e cultura dessas comunidades. Estudos mostram que apenas uma parte das instituições de ensino superior ainda oferece cursos LEDOC, com uma oferta ainda menor na área de Linguagens. A língua materna e a historicidade dos educandos são fundamentais no processo de ensinoaprendizagem, promovendo uma educação eficaz e inclusiva. Este estudo propõe, então, uma análise detalhada dos cursos de licenciatura em Educação do Campo da UnB, com foco na habilitação em Arte, Literatura e Linguagens, destacando os impactos na práxis educativa e na qualidade do ensino nas áreas campesinas. Utilizando uma abordagem histórica e dialética, busca-se uma compreensão abrangente e transformadora, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e a valorização das identidades culturais das comunidades camponesas.