VIVÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS(OS) DE PEDAGOGIA QUE ATUAM EM ESCOLAS DE GOVERNO
Estágio; Pedagogos em Escolas de Governo; Pedagogia Não Escolar; Educação Corporativa.
Este projeto de pesquisa propõe compreender as vivências de estagiárias e estagiários de Pedagogia que atuam em Escolas de Governo (EsGov), com três objetivos específicos: 1) Analisar a literatura existente sobre o estágio de Pedagogia em Escolas de Governo; 2) Identificar os elementos objetivos e subjetivos que constituem as vivências dos estagiários; 3) Descrever e compreender as vivências desses estagiários. A pesquisa tem abordagem qualiquantitativa e embasa-se no materialismo histórico-dialético (Marx, 2008, 2020a, 2020b; Netto, 2011; Frigotto, 1989), compreende revisão bibliográfica e coleta de dados por meio de questionário aplicado junto aos estagiários que atuam em EsGov, lócus dessa pesquisa. Os dados coletados serão analisadas com base nos pressupostos dos núcleos de significação (Aguiar, Soares & Machado, 2015; Vigotski, 2020). Conforme levantado no estado do conhecimento, não há trabalhos que abordem a temática do estágio com o recorte desta pesquisa, assim, o presente trabalho poderá contribuir com o curso em uma perspectiva epistemológica e colaborar com as faculdades de educação em relação ao aprimoramento das experiências curriculares sobre/em ambientes não-escolares; o campo de estudos sobre a formação e atuação de pedagogos; dentre outras possibilidades.