EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NEGRAS NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ARRAIAS TOCANTINS (TO) (2023-2025)
Educação; Relações Étnico-Raciais Negras; Currículo; Educação Infantil; Arraias- TO.
O presente projeto de pesquisa, fruto de bolsa de demanda social da CAPES, trata da relevância da educação das relações étnico-raciais negras nos currículos escolares da Educação Infantil em ArraiasTO, lugar onde muitos negros e indígenas foram escravizados e submetidos ao trabalho forçado na extração do ouro e na cana de açúcar. O estudo tem por objetivo compreender como está sendo abordada a educação das relações étnicos-raciais negras nos currículos escolares da Educação Infantil em ArraiasTO. Como tese, baseada em nossas vivências, podese deduzir preliminarmente, que a educação das relações étnico-raciais negras nos currículos escolares da Educação Infantil em Arraias-TO são vistas de maneira superficial e irrelevante para as crianças de zero a cinco anos de idade, isso por considerar que elas ainda são pequenas e “inocentes” e, portanto, não entenderiam a temática. A pesquisa está sustentada em diferentes autores como: Gomes (2001, 2005, 2008, 2010, 2011, 2012, 2019); Munanga (2005, 2010); Sacristán (2000, 2013); Santomé (2011); Kuhlmann Jr. (2000); Veiga; Viana (2012) e outros. Os procedimentos metodológicos utilizados são por meio da pesquisa qualitativa de proximidades com o método do materialismo histórico e dialético idealizado por Karl Marx (1818- 1883) em três escolas de Educação Infantil na cidade tendo como interlocutores docentes, diretora e coordenadora de cada instituição. Dessa forma, para responder às questões da pesquisa e cumprir com o objetivo principal e os caminhos a serem percorridos foram adotadas as seguintes técnicas e instrumentos de pesquisa: análise documental; observações com registro no “diário de campo” e a realização de entrevistas semiestruturadas.