A ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO AEE EM SALA DE RECURSOS GENERALISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atendimento Educacional Especializado; Sala de Recursos Generalista; Saberes Pedagógicos; Docentes.
A atividade pedagógica de professores do AEE em sala de recursos generalista dos anos finais do ensino fundamental”. A metodologia constitui-se de natureza qualitativa numa aproximação a Teoria Crítica. Os sujeitos da pesquisa são docentes do Atendimento Educacional Especializado, que compõem as salas de recursos generalistas das escolas públicas e os professores regentes do ensino regular das respectivas escolas do AEE, vinculadas à Coordenação Regional de Ensino- CRE do Paranoá/Itapoã. No intuito de traduzir os dados, utilizou-se a análise de discurso crítica-ADC. A fundamentação teórica encontra-se pautada nos estudos teóricos de Charlot (2007), Dantas (2001,2003, 2007), Franco (2007, 2008, 2012, 2017) Tardif (1991, 2000, 2002, 2008), Mantoan (2003, 2007), Pimenta (1995, 1999, 2012), dentre outros. Os documentos são as Orientação Pedagógica da Educação Especial do Distrito Federal (2010), legislações sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE, dentre outros. Os Resultados apontam para uma pesquisa capaz de contemplar a importância dos saberes pedagógicos para a prática pedagógica do profissional do AEE e para o processo de escolarização do estudante atendido. Concluiu-se que sua atuação é de extrema relevância para que o professor regente apresente resultados positivos em lidar com a aprendizagem do aluno público-alvo deste serviço educativo.