O CUIDADO E SUA RELAÇÃO COM A GARANTIA DO DIREITO À
EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE
DA NARRATIVA DE MÃES DE UNIVERSITÁRIOS COM
DEFICIÊNCIA
Direito à Educação, Educação Especial, Maternidade, Ensino Superior, Método Documentário.
O presente projeto de pesquisa está vinculado à linha de pesquisa de Estudos Comparados em
Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventudes (GERAJU), no Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Tem como
objetivo principal compreender a organização da trajetória biográfica de mães de estudantes
com deficiência da Universidade de Brasília para a garantia do direito à educação de seus
filhos. Para que tal objetivo seja alcançado, foram definidos os seguintes objetivos
específicos: a) conhecer a trajetória biográfica de mães de estudantes com deficiência da
Universidade de Brasília; b) perceber qual a significação que cada uma traz consigo a respeito
do direito à educação e c) apreender como se deu suas participações no processo de
escolarização de seus filhos e perceber quais experiências foram mais relevantes para as mães
na trajetória de seus filhos na universidade. Trata-se de um estudo qualitativo reconstrutivo
(Flick, 2004; Bohnsack, 2020), e o instrumento utilizado será a entrevista narrativa
autobiográfica com análise realizada de acordo com o proposto pelo Método Documentário
(Bohnsack, 2020). Busca-se chegar a contribuições para discussões que reconheçam a relação
que existe entre as temáticas do cuidado, do direito à educação e da educação especial em
uma perspectiva inclusiva.