Diálogos multirreferenciais da formação inicial em pedagogia para uma educação digital e midiática
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Educação para as Mídias; Tecnologias Digitais; Formação Docente; Pedagogia; Currículo. |
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Resumo em português: Na sociedade contemporânea, estamos imersos cada vez mais em atividades virtuais mediadas por tecnologias digitais, principalmente àquelas estruturadas pelo ciberespaço. Seja para trabalhar, se comunicar, se relacionar, produzir conhecimento e aprender, elas estão cada vez mais presentes. As fronteiras entre o online e offline nesse contexto parecem não mais existir. Portanto, é fundamental pensar a Educação nesse território, no qual há uma ampla participação e autoria dos indivíduos no digital. Para jogar luz sobre essa questão propusemos pesquisar a formação inicial de professores para as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, estabelecemos como objetivo geral investigar como os cinco cursos de Pedagogia mais bem ranqueados em cada uma das regiões do Brasil têm contemplado a temática de educação digital e midiática em seus documentos reguladores e em suas práticas educativas. De cunho qualitativo, a pesquisa se ancora na abordagem multirreferencial tendo como instrumentos de produção de dados a análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso, questionário online com os estudantes formandos em Pedagogia e entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos. Além disso, serão realizadas oficinas para os professores dos licenciandos sobre Educação Digital e Midiática, uma em cada Instituição de Ensino Superior pesquisada, contemplando questões como os multiletramentos, alfabetização midiática e cidadania digital. As oficinas serão analisadas a partir da investigação praxiológica, utilizada para estudar a formação em contexto com vistas à compreensão dos processos e seus efeitos na transformação dos atores envolvidos. Por fim, pretende-se elaborar proposições didático-pedagógicas para a Educação Midiática e Digital dentro dos cursos de Pedagogia. Partimos do pressuposto de que há um desalinhamento entre aquilo que ofertado como formação nos cursos e o que é demandado pelo contexto social e pelos próprios estudantes. A análise preliminar dos PPCs dos cursos já indica: pouca presença das tecnologias digitais nos currículos; componentes voltados mais para os aspectos técnicos do que críticos; ausência de temáticas como cinema e educação, cidadania digital, alfabetização midiática, vigilância contemporânea bem como os usos e impactos da inteligência artificial. |